Qual a diferença entre liquidez e rentabilidade? Saiba o que priorizar

Conhecer o tripé de investimentos é fundamental para quem quer começar a investir, uma vez que influencia diretamente no tipo de aplicação que fazemos. Essa tríplice é composta por: segurança, liquidez e rentabilidade.

A segurança é um conceito fácil de ser compreendido, já que está relacionado aos riscos que estamos dispostos a correr em algum investimento. Por outro lado, entender o significado de liquidez e rentabilidade e, principalmente, como se comportam, pode ser um pouco mais complexo.

A decisão sobre em qual tipo de investimento colocar o seu dinheiro é feita considerando tanto as características dos ativos quanto o seu perfil de investidor. Mas, para definir essa última questão, precisamos entender qual a diferença entre liquidez e rentabilidade.

Então, como aproveitar esses conceitos para fazer escolhas mais eficientes e que se encaixem com o seu perfil? Como diferenciar os dois termos? De que forma isso influencia nos seus investimentos? Falaremos mais sobre isso neste artigo. Continue a leitura!

Qual a diferença entre liquidez e rentabilidade?

A melhor maneira de pensar na diferença entre esses dois termos é entendendo o conceito de cada um, como faremos a seguir.

O que é rentabilidade?

A rentabilidade corresponde ao retorno financeiro que pode ser obtido por meio de um investimento. Ou seja, quanto maior for a rentabilidade de uma aplicação, maior será a possibilidade de ter bons ganhos.

Normalmente, na renda fixa é indicada como uma taxa de quanto sua aplicação vai pagar sobre o valor investido. Podemos entender também como uma porcentagem que indica o quanto você irá receber.

Por exemplo, uma rentabilidade de 5% ao ano mostra que, após um ano investido, você terá essa porcentagem de retorno sobre o investimento inicial. Ou seja, se tiver investido 1.000 mil reais, então esse retorno será de R$ 50, o equivalente a 5% de R$ 1 mil.

Entretanto, para investimentos de alta volatilidade, como na renda variável, é mais difícil “prever” a rentabilidade, uma vez que pode variar conforme o sucesso ou fracasso de cada papel.

Já as aplicações em renda fixa são as únicas que indicam o quanto seu dinheiro pode render logo no momento da aplicação.

Além disso, devemos entender que quanto maior a rentabilidade, maiores são os riscos

Então, os investimentos que são mais rentáveis normalmente são os de renda variável. Já os de renda fixa, exatamente por serem mais previsíveis, costumam oferecer um retorno menor.

Quer aumentar a rentabilidade dos seus investimentos, mas ainda não sabe como começar a investir na bolsa de valores? Temos um e-book trazendo os principais conceitos para que você dê os primeiros passos nesse tipo de aplicação. Baixe agora mesmo!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

O que é liquidez?

Podemos definir a liquidez pensando na facilidade e até mesmo na possibilidade de resgatar o valor que foi investido, assim como seu lucro. Também podemos explicar esse conceito como a velocidade em converter uma aplicação em dinheiro.

Basicamente, quando falamos sobre liquidez, estamos nos referindo ao tempo do investimento. Isso porque existem aplicações em que você deixa o seu dinheiro rendendo e pode retirar o valor investido e o lucro quando quiser. 

Por outro lado, outros tipos de investimento possuem a liquidez de anos, o que significa que mesmo que você precise, não conseguirá retirar o valor investido sem ter algum tipo de perda.

Para entender melhor, vamos ver os tipos:

  • liquidez alta: possuem maior facilidade para o resgate dos investimento, como é o caso de CDBs (dependendo do tipo escolhido), ações (que também variam de acordo com o ativo) e até o Tesouro Direto (que costuma apresentar melhores opções que a poupança);
  • liquidez baixa: o investidor só consegue resgatar o valor do papel sem perdas no prazo de vencimento, que varia de acordo com a aplicação. É o caso de investimentos como Letras de Câmbio (LCs) que podem oferecer rentabilidade de até 120% do CDI ou LCIs e LCAs, que são bons ativos para quem conta com um aporte maior.

A grande questão em relação à liquidez é pensar em suas metas e objetivos. Os investimentos com baixa liquidez podem ser indicados para quem tem planos de médio e longo prazo, já que normalmente possuem uma melhor rentabilidade. 

Entretanto, é fundamental ter certeza de que não precisará do dinheiro antes do prazo para conseguir obter todos os lucros.

Por essas questões, ressaltamos a importância de ter uma reserva de emergência, principalmente quando falamos de investimentos de médio e longo prazo. 

Afinal, nunca podemos prever o dia de amanhã e a reserva serve exatamente para dar uma maior segurança à nossa saúde financeira.

Quer saber como fazer a sua reserva de emergência? Aperte o play e confira!

Agora você já entende quais as diferenças entre liquidez e rentabilidade. Mais do que isso, conhece o impacto dos dois nos investimentos. Já consegue visualizar a relação entre os dois? Vamos falar um pouco sobre isso.

Qual a relação entre liquidez e rentabilidade?

Acabamos de descobrir que a rentabilidade está relacionada ao retorno financeiro que obteremos com um investimento, enquanto a liquidez em quanto tempo conseguimos resgatar esse valor.

Mas, afinal, como essas duas questões estão relacionadas? Como vimos, é essa interação que caracteriza as alternativas do mercado, junto com o fator segurança, formando o tripé de investimentos.

A grande questão é, na maioria dos casos, quanto mais alta a liquidez, mais baixa a rentabilidade

Ou seja, esses termos costumam ser inversamente proporcionais, o que indica que os investimentos mais longos normalmente trazem retornos maiores.

Mas, então, o que devemos priorizar ao escolher quais aportes investir? Tudo depende dos seus objetivos

Por exemplo, se você já possui uma reserva de emergência e quer comprar um apartamento em 10 anos, então um investimento que tenha uma alta rentabilidade, mas uma baixa liquidez pode ser uma boa alternativa.

Entretanto, se você não sabe se irá precisar desse dinheiro que está investindo em pouco tempo, então provavelmente a melhor opção é uma aplicação com alta liquidez, mesmo que renda um pouco menos.

Pode parecer complexo, mas a verdade é que sempre precisamos priorizar a nossa saúde financeira. Por isso, recomendamos criar uma reserva de emergência. Ao mesmo tempo, uma boa alternativa é ter uma carteira diversificada de investimentos.

Assim, você consegue manter ativos com diferentes tipos de liquidez e rentabilidade. Nessa situação, mesmo que você precise retirar uma parte do valor dos investimentos, consegue fazer isso do que possui alta liquidez, sem prejudicar os outros aportes.

A grande questão é que se o seu capital estiver bem distribuído em diferentes investimentos, há uma maior possibilidade de ter mais lucros do que prejuízos.

Mas a outra dica que podemos dar é se aprofundar cada vez mais nos temas relacionados a investimentos. Aprender sobre liquidez e rentabilidade é apenas o primeiro passo.

Nessa busca por aprendizado, não podemos deixar de pensar na importância dos indicadores econômicos. Afinal,  no mercado financeiro tudo está conectado e uma questão pode afetar a outra. 

É o caso, por exemplo, dos indicadores macroeconômicos. Você já deve ter ouvido sobre eles: PIB, inflação, taxa de juros e muitos outros. Quer saber mais sobre os impactos deles nos seus investimentos? Confira este vídeo:

Além disso, aqui na Xpeed temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos. Confira este curso incrível sobre o assunto:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img