MANA Criptomoeda vale a pena? Descubra o que é a Decentraland

Não é segredo que os criptoativos caíram nas graças dos mais ousados e entusiastas investidores. Embora possua nomes já consagrados, como Bitcoin e Ethereum, esse mercado tem expandido e oferecido novidades. É o caso das moedas dedicadas aos jogos digitais. Se você é um gamer investidor – ou um investidor gamer –, talvez já tenha se perguntado se a MANA Criptomoeda vale a pena.

No artigo abaixo nós falamos não só sobre ela, como também sobre seu universo, o Decentraland. Confira!

O que é Decentraland?

Antes de você saber mais sobre a MANA e se ela vale a pena, é preciso entender o que é Decentraland. Isso porque, a criptomoeda está inserida dentro desse universo – ou metaverso.

Se você já navegou ou pelo menos ouviu falar em Second Life e Minecraft, o Decentraland funciona basicamente igual. O que isso significa: um ambiente interativo construído em 3D, que mistura jogo e rede social.

O Decentraland é desenvolvido em blockchain e liderado por uma organização autônoma descentralizada, também conhecida pela sigla DAO. Além de explorar os espaços e interagir com outros perfis, ele também oferece controle aos usuários.

O recurso de compra e venda de ‘terrenos’ permite que alguns membros tenham propriedades dentro da plataforma. Para isso, é preciso comprar frações do espaço, como se fossem lotes. Essas frações são comercializadas em formato NFT – os token não fungíveis –, que no Decentraland são chamados de LAND. Por fim, a transação para a aquisição de LAND deve ser feita utilizando a MANA.

>> Leia também: Gamecoin: o que é, onde comprar, valor, como funciona e dicas!

A criptomoeda MANA

Sim, a MANA é uma criptomoeda. Porém, diferentemente de opções como o Bitcoin, em que as transações são realizadas em diversos ambientes, ela é utilizada no metaverso do Decentraland.

Quem tem MANA consegue adquirir bens e serviços virtuais, como itens e nome de usuários. Além disso, também é possível comprar LANDs, os ‘terrenos’ do ambiente.

[form-shortcode journey=”APIEvent-c50f1d2b-4fa4-5099-847b-e63d9384080c” img_src=”/wp-content/uploads/2022/04/guia-das-criptomoedas-para-investidores.png” title=”Aprenda com a XP Educação. Cadastre-se e receba esse e-book gratuito!” name=true email=true download_url=”https://image.mail.xpeed.com.br/lib/fe2811717d64047c7d1c78/m/1/a46437ac-71bc-4ebf-b24a-1c207d97143a.pdf” download_name=”E-book-Guia-das-Criptomoedas-para-Investidores.pdf”]

Como a plataforma Decentraland funciona?

Lendo sobre metaverso, NFT e criptomoeda você pode pensar que o Decentraland é complexo ou até mesmo exclusivo. Mas não.

Para dar os primeiros passos nesse ambiente, você não precisa fazer qualquer investimento ou mesmo download, basta acessar o site. Antes de surgir em um dos ambientes disponíveis, no entanto, você precisa concordar com os termos e condições e confirmar a maioridade. Os comandos são explicados no primeiro acesso e, com tudo entendido, é só sair navegando.

>>> Se você ainda tem dúvidas sobre o mercado das criptomoedas, a Clara Sodré fala sobre essa modalidade de investimento na série Investimento às Claras. É só dar play no vídeo abaixo:

Quais são os tokens da plataforma?

Como dissemos, você pode acessar a plataforma com facilidade e interagir com os demais participantes. Entretanto, quem deseja assumir algum tipo de protagonismo dentro do Decentraland precisa atuar com os tokens disponíveis. Nesse ambiente existem dois tipos: LAND e MANA.

O que é o token LAND

Trazendo para o contexto do mundo real, LAND são espécies de lotes de terrenos. Quando você adquire LANDs, você tem direito a frações disponíveis e cujo preço pode variar de acordo com tamanho e localização.

Para adquirir LANDs e assumir a governança de uma parte do Decentraland é preciso usar outro token da plataforma, MANA.

O que é o token MANA

MANA é a criptomoeda do Decentraland. Quando você adquire uma quantia em MANA, é possível fazer transações dentro do jogo, como a compra de LAND. Além de terrenos, você pode usar a MANA para personalizar seu avatar e alterar seu nome de usuário.

Como comprar MANA criptomoeda?

Assim como outras criptomoedas, a compra da criptomoeda MANA deve ser feita através de uma corretora. Entre as opções que disponibilizam o ativo estão a Mercado Bitcoin e Binance.

O armazenamento da quantia em MANA fica por conta da carteira MetaMask. Feito isso, basta usar o saldo para a compra e venda de LANDs e demais itens disponíveis na plataforma.

MANA criptomoeda vale a pena?

Quando o assunto é a aquisição de uma moeda, a resposta é sempre unânime: não existe resposta certa. O motivo é simples: qualquer tipo de transação financeira depende inteiramente de suas estratégias como investidor.

Se você faz parte do universo gamer e aprecia temas como metaverso e suas possibilidades, provavelmente a compra da MANA desperta seu interesse. Mas antes de lançar seu pedido, avalie informações relevantes, como a cotação atual e média histórica do ativo, bem como suas projeções e possibilidades. Isso pode auxiliá-lo na hora de manter sua posição no mercado de investimentos.

Lembrando que quando falamos sobre ativos em geral, o risco é inerente. Nesse caso, você deve avaliar sua disposição e tolerância às perdas.

Histórico do valor da moeda

A criptomoeda MANA foi lançada em 2017. Na ocasião, sua cotação girava em torno de US$ 0,02. Foi só em 2021 que esse ativo deu seu grande salto, ocasião em que o Facebook anunciou sua mudança de nome para Meta. A novidade resultou em uma valorização de 284%, quando ele passou a ser transacionado a US$ 2,96. Mas nem tudo são flores.

De acordo com uma matéria da Coindesk, por exemplo, no fim do mesmo ano de 2021 a MANA apresentou queda de 25% em um intervalo de sete dias. Por isso, a dica é manter-se sempre atento às movimentações do mercado. Perdas são esperadas nesse universo, mas elas devem estar sempre alinhadas com suas estratégias.

>>> E se você quer ter total controle dos seus investimentos, pode fazer seu controle financeiro através de fórmulas e planilhas. No curso online Excel para Finanças, você tem visão geral sobre como estruturar os dados de seu investimento utilizando o programa. São 4 horas de curso, cujo conteúdo vai do básico ao avançado. Quer aprender? É só clicar no banner abaixo para se inscrever.

Campanha de um curso online sobre "Excel para Finanças: do Básico ao Avançado" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img