Melhor corretora para iniciantes e pequenos investidores: como escolher a sua?

Começar a investir nunca foi tão popular ou “fácil”. Muito disso se deve ao surgimento e ao grande engajamento obtido pelas corretoras de valores. Empresas como a Rico, Clear e XP Investimentos, que hoje pertencem ao XP Inc., têm se destacado pela facilidade com a qual seus serviços podem ser utilizados.

Os atrativos são muitos, mas é válido ressaltar a importância de pesquisar as características de cada uma dessas marcas, bem como os principais produtos disponíveis no seu catálogo, para então definir qual a melhor corretora para iniciantes e pequenos investidores.

Para ajudá-lo nessa busca, vamos abordar quais vantagens e funcionalidades oferecidas pelas corretoras de investimento são mais interessantes para esse perfil, além de destacar como diferentes marcas podem acomodar uma carteira de investimentos com bons rendimentos desde o início.

O que torna uma corretora boa para iniciantes?

Não há investimento 100% seguro e garantido, mas quem começa essa jornada espera que a corretora possa ajudá-lo a dar os primeiros passos com um pouco mais de certeza. São muitas as características relevantes nesse caso, que podem determinar se a instituição é ou não capaz de levá-lo até seus objetivos no ramo.

Separamos aqui seis fatores que são muito relevantes e servem para mostrar se uma corretora é adequada ou não para iniciantes, pequenos investidores ou qualquer outro perfil que esteja à procura de uma nova opção para realizar suas aplicações. São eles:

  1. custos gerais;
  2. usabilidade e praticidade;
  3. estabilidade e versatilidade da plataforma;
  4. variedade de catálogo;
  5. suporte e indicações de investimentos;
  6. condições gerais.

1. Custos gerais

Um dos fatores mais importantes e frequentemente utilizados para definir qual a melhor corretora para iniciantes é o custo para utilização da sua plataforma.

Em geral, vemos uma grande variedade de corretoras de investimento anunciadas com taxa zero de corretagem, o que é um excelente atrativo para quem deseja experimentar uma dessas alternativas ou ver como funciona o mercado financeiro.

A isenção de corretagem significa que o investidor não precisa pagar a tarifa que costumava ser cobrada por aplicação, tornando o aporte em renda fixa ou variável uma iniciativa muito mais acessível e compreensível.

Além disso, a maioria delas não cobra taxas para abertura e manutenção das contas, apenas eventuais custos operacionais específicos para determinados títulos e alguns tributos.

No entanto, antes de fazer sua escolha, busque conhecer as tarifas praticadas por cada corretora para, assim, evitar surpresas negativas.

2. Usabilidade e praticidade

Uma vantagem importante para a popularização das corretoras é a possibilidade de acessar a carteira e gerenciar seus ativos por meio de uma plataforma digital, seja pelo computador, tablet ou smartphone.

Cada corretora desenvolve e atualiza seu sistema para oferecer a melhor usabilidade. Os usuários devem ter um acesso seguro e proteção total aos seus dados, enquanto mantêm uma visão ampla e clara sobre as características de cada aplicação, sobretudo aquelas que formam sua carteira.

3. Estabilidade e versatilidade da plataforma

A plataforma de investimentos deve estar acessível e estável o tempo todo para os investidores. Ou seja, ela deve ser capaz de suportar um grande número simultâneo de acessos, sem que isso resulte em erros, processos lentos e em outros fatores que prejudicam a experiência do usuário.

Tal fator deve ser considerado, principalmente por meio de avaliações, comentários e relatos fornecidos por clientes, fornecendo dados valiosos para quem deseja começar a investir.

4. Variedade de catálogo

Cada perfil de investidor pode se interessar por uma gama específica de aplicações, seja ele conservador, moderado ou arrojado.

Nesse caso, é interessante conferir em qual dessas classificações você se encaixa e conferir se a corretora de sua escolha oferece um catálogo de produtos capaz de atendê-lo.

De modo geral, os três perfis de investidores são:

  • conservador: esse perfil prioriza a segurança e previsibilidade dos investimentos, mesmo que isso signifique desfrutar de uma menor rentabilidade no geral;
  • moderado: faz questão de evitar grandes riscos, mas está disposto a abrir mão da segurança total para elevar moderadamente a sua rentabilidade;
  • arrojado: também chamado de agressivo, é aquele que está disposto a correr risco de prejuízo, priorizando oportunidades de alta rentabilidade em mercados difíceis de prever, como o investimento em ações na bolsa de valores.

5. Suporte e indicações de investimentos

Devemos sempre avaliar a qualidade do suporte oferecido pelas corretoras aos seus clientes.

De modo geral, todas fornecem algum tipo de sistema que faz indicações de títulos e aplicações que caracterizam uma boa oportunidade de rendimento.

Mas a melhor corretora para iniciantes é aquela que garante suporte adicional, com material de apoio, tutoriais ou até mesmo assessoria para guiar os primeiros passos no mercado financeiro. É claro que isso pode ter um custo adicional, mas ainda assim é uma alternativa interessante para algumas pessoas.

6. Condições gerais

Por fim, temos as condições gerais de aplicação. De certa forma, elas são uma extensão dos custos, mas abordam os requisitos e parâmetros exigidos para certas aplicações, como valor mínimo de investimento, prazo de liquidez e questões similares.

De acordo com o capital disponível para investir, nem sempre todas alternativas estarão abertas a receber a aplicação, deixando claro qual a melhor corretora para pequenos investidores como aquela que pratica um valor mínimo mais acessível que as demais.

Comece a investir com baixo risco para preservar seu capital e aumentar suas chances de assegurar um bom rendimento!

Conheça as principais opções de investimento em renda fixa para com baixo risco, ideal para quem deseja iniciar sua jornada no ramo de aplicações ou deseja opções mais seguras para montar sua carteira. Adquira o curso “Renda Fixa: ganhos com Baixo Risco”:

um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Qual a melhor corretora para iniciantes?

É praticamente impossível determinar conclusivamente qual a melhor corretora para iniciantes, já que temos muitas variáveis no perfil dessas instituições e dos próprios clientes. No entanto, podemos observar como algumas marcas em destaque no mercado se classificam nos fatores abordados acima.

Para isso, vamos focar nas corretoras de investimento que pertencem ao grupo XP Inc.

Rico

A Rico foi apontada como a melhor corretora do Brasil em 2020 pelo Yubb, o que se deve em muito a uma plataforma extremamente clara, funcional e fácil de usar. Além disso, os conteúdos disponíveis em seu blog e no canal do YouTube são fontes valiosas de informação para investidores iniciantes.

Desde o início, a Rico reforça que todos podem entrar no ramo de investimentos de forma confiante e segura, elevando o patrimônio e a qualidade de sua relação com o dinheiro. A partir de R$ 40,00 você já pode começar sua carteira.

A corretora possui um vasto catálogo de produtos em renda fixa, renda variável, ações e outras aplicações, atendendo todos os perfis, tamanhos e níveis de experiência.

Também é importante destacar que a Rico fornece relatórios e insights para dar maior suporte e aumentar as chances de investimentos bem sucedidos entre os seus clientes.

>>> Clique aqui e acesse o site da Rico!

XP Investimentos

Uma das corretoras mais conceituadas do país, a XP Investimentos tem ótima usabilidade, amplo catálogo de aplicações e estrutura amplamente consolidada. A marca é a peça central da XP Inc., um grupo de grande destaque no mercado e que possui capital aberto na Bolsa de Valores.

Apesar de contar com algumas taxas operacionais em títulos de renda variável, a renda fixa e os fundos de investimento são alternativas com custo zero e alta segurança.

A imagem conceituada da XP é reflexo dos seus clientes. Ela inclui nos seus pacotes de serviço uma série de conteúdos de apoio e consultorias para desenvolver o conhecimento dos investidores que a escolhem, transformando iniciantes em clientes experientes.

Como prova disso, podemos observar os depoimentos desses usuários, exibidos no próprio site da corretora:

depoimentos de clientes xp investimentos

>>> Clique aqui e acesse o site da XP Investimentos!

Clear

Conhecida como a primeira corretora a cobrar taxa zero de corretagem, a Clear possui um catálogo de produtos acessível e variado, ideal para iniciantes e pequenos investidores. O aplicativo para dispositivos móveis possui uma interface amigável e extremamente intuitiva.

Sua autoridade no ramo é um grande atrativo para investidores e traders, fornecendo opções interessantes para montar uma carteira de investimentos variada e rentável, além de ter todo o aporte do grupo XP.

A Clear se destaca pelo pioneirismo e grande variedade de aplicações disponíveis para seus clientes, além de disponibilizar um time de especialistas para ajudar investidores a encontrar as melhores oportunidades no mercado, inclusive mantendo salas online para atendimento, discussão e suporte.

Conhecimento vale ouro nos investimentos

O mundo dos investimentos pode ser confuso, já que aborda diversos termos com os quais não estamos acostumados, como renda fixa e variável, ações, day trade, Tesouro Direto, IPCA e Selic, entre muitos outros.

Para fazer sentido de tudo isso, adquirir conhecimento é o investimento mais indicado, algo que a Xpeed School se orgulha de oferecer aos seus clientes. Da escola de educação financeira, passando pelo empreendedorismo, trading até o domínio completo do mercado de investimentos, tudo está ao seu alcance.

São diversos cursos práticos, acessíveis e criados por quem realmente entende do assunto. Para ajudar você a encontrar o conteúdo certo para seu perfil e objetivo financeiro, a Trilha Xpeed é um teste criado para guiá-lo até sua próxima grande conquista.

Acesse e saiba mais: Trilha Xpeed

Continue Aprendendo

spot_img