Como escolher as melhores ações na crise e elevar o seu rendimento?

Conquistar as melhores ações na crise não é uma tarefa fácil, requer conhecimento e força de vontade para angariar rendimento de empresas que mesmo em baixa, estejam prontas para reverter o quadro.

Goste ou não, 2020 será eternamente lembrado como o ano da pandemia do Coronavírus, e, consequentemente, o período de grandes abalos econômicos. Mas teve quem se deu bem e aproveitou as oportunidades para lucrar. Foram investidores atentos ao crescimento das empresas bem construídas, que souberam lidar com os recursos de um período crítico.

Mesmo assim, ainda estamos em uma época instável com propensão a crescimento econômico, e saber escolher as melhores ações na crise é uma solução importante para quem entra no mundo dos investimentos. Acompanhe a gente, pois neste artigo traremos o caminho das pedras para você investir com cautela.

Como fazer uma análise dos ativos?

Existem dois tipos de abordagem fundamentais para fazer sobre as companhias antes de partir para o investimento:

Top-down

Abordagem de “cima para baixo”, o top-down é comum em empresas blue chip (ações de grande porte na bolsa de valores brasileira), e considera fatores da macroeconomia global para escolher países com melhor performance, setores e companhias vantajosas;

Bottom-up

Bottom-up ou de “baixo para cima”, trabalha no sentido contrário do modelo anterior, ou seja, prioriza a história e a realidade das empresas e depois entra no processo de indicadores econômicos, como cotação do dólar, por exemplo. Esse tipo de análise é feito em grande parte sobre companhias menores (normalmente com valor de mercado de até R$5 milhões) ou que passaram por um processo de reestruturação.

Vale ressaltar dois pontos importantes:

  • Independentemente do tipo de abordagem, nem sempre o Ibovespa em alta corresponde a papéis caros, como índice em queda é sinônimo de ações baratas. O investidor deve sempre analisar os detalhes da carteira para fazer um bom negócio;
  • Não se deve dar atenção ao mito de que para investir em ações é necessário ter muito dinheiro. Existem empresas com ações mais em conta (que veremos a seguir) com possibilidade de aplicações abaixo de R$10.

>>> Leia também: Abrir conta na Bolsa de Valores: passo a passo

E qual a diferença entre preço e valor de um ativo?

Antes de entrarmos nas dicas para escolher as melhores ações na crise, vamos destrinchar uma dúvida recorrente e que, na maioria das vezes, é usada de forma inadequada. Logo, preço e valor não têm o mesmo significado.

Para começar, preço de um ativo não significa que uma empresa é barata ou cara, pois para ter uma noção maior sobre se realmente vale investir em uma determinada companhia é necessário dividir o patrimônio dela pelo número de ações que possui.

Em outras palavras, o preço é a cotação que visualizamos no home broker, os números que consideramos válidos ou não. Já o valor é o que a companhia pode oferecer ao investidor, como, por exemplo, dividendos, expectativa de retorno ao acionista, crescimento, enfim.

Entendeu a diferença?

Como escolher as melhores ações na crise?

Quer começar a investir agora mesmo? Considere esses dois fatores:

1. Avalie o seu perfil de investidor

Que tipo de investidor você é: conservador, moderado ou arrojado? Para o investidor conservador, é recomendável construir uma carteira de papéis mais seguros e com menor volatilidade, como as companhias consolidadas que contém estabilidade de preços e alta liquidez.

Já o moderado arrisca com mais frequência porque conhece o mercado. Sendo assim, a solução é escolher uma carteira composta por papéis de empresas que trabalham com produção de energia, alimentação ou saúde, por exemplo.

Tratando-se do arrojado, este é um tipo que não teme aplicar seu dinheiro em uma carteira de renda variável porque sabe como funciona a Bolsa de Valores e está disposto a abrir mão da segurança na busca por maiores rendimentos. 

Nessa situação, fica uma dica: diversifique a sua carteira, escolha alguns ativos com maior risco e outros mais estáveis. Não esqueça que em momentos de crise, é fundamental ter uma companhia solidificada nas mãos e longe de possíveis perdas financeiras.

2. Domine as ferramentas

Certifique-se de conhecer as ferramentas necessárias para usá-las ou acessá-las nos momentos oportunos. O home broker, por exemplo, é um sistema que permite aos investidores negociarem ações e outros ativos pela internet, ou seja, um dos recursos mais utilizados em qualquer investimento.

O stop loss e o stop gain também merecem sua atenção. O primeiro é uma estratégia que permite o investidor ou trader vender suas ações automaticamente, mas parar o movimento quando deseja evitar a perda do que foi ganho. Já o stop loss é instalado não para parar o ganho, e sim, para evitar perdas ainda maiores.

Existem várias outras técnicas para investir em momentos complicados, mas essas duas refletem o conceito do investimento: uma voltada ao próprio investidor e a outra baseada nos recursos utilizados.

Quer investir na Bolsa do jeito certo? Faça o download e tenha um guia prático sempre em suas mãos

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Quais são as melhores ações na crise?

Listamos quatro empresas que durante o período de crise se tornaram valiosas para investir em ações. São elas:

  • B3 (B3SA3): A B3 tem se solidificado com um lucro líquido em mais de 20% ao ano, somente por essa razão os analistas a enxergam como uma estratégia de valorização, outro ponto vantajoso é que há grande potencial no pagamento de dividendos.
  • SulAmérica (SULA11): a companhia voltou a ser uma boa sugestão depois da venda da sua carteira de automóvel, pois hoje ela está focada nas operações na área da saúde, o que representa um bom segmento, visto que as vacinas trouxeram novos motivos para as pessoas cuidarem da própria saúde.
  • Magazine Luiza (MGLU3): o crescimento de vendas de produtos eletrônicos cresceu durante a pandemia do coronavírus, o que desponta a Magazine Luiza como boa oportunidade de investimento.
  • Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): o varejo é uma área que sofreu com queda de venda de supérfluos, mas grandes redes de supermercado mantiveram seus lucros. O Grupo Pão de Açúcar é um exemplo, pois a companhia também comercializa alimentos e outros artigos de primeira necessidade.

Acompanhe o vídeo e saiba tudo o que você precisa saber sobre investimentos:

Invista nas melhores ações na crise agora mesmo!

A crise é um momento passageiro no mundo dos ativos que não pode ser destacado, e sim, o foco está em fazer uma filtragem nos melhores do mercado.

Mas se você ainda está em dúvida por onde começar, confira nosso curso Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos, onde você vai aprender todos os detalhes sobre ativos, renda variável, entre outros. Clique no banner abaixo e faça sua inscrição.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

E lembre que nossos conteúdos estão disponíveis para ajudá-lo nos estudos. Compartilhe também nas redes sociais e traga mais pessoas para aprender a arte de investir. 

Continue Aprendendo

spot_img