Melhores livros de finanças pessoais: 14 obras imperdíveis

Existem diferentes maneiras de adquirir conhecimento ou se aprofundar nos estudos: ver vídeos e palestras, se inscrever em cursos e, é claro, ler! 

Pensando nisso, separamos os melhores livros de finanças pessoais, educação financeira e investimento. De autores nacionais a estrangeiros, estes são grandes clássicos do planejamento à administração do dinheiro para alcançar seus objetivos.

Quer alcançar a tão sonhada liberdade e independência financeira? O primeiro passo é organizar a casa, analisar os gastos e aprender a controlá-los, para então pensar em investir. 

Separamos as 13 obras dessa lista entre finanças pessoais, educação financeira e investimentos para aprofundar o conhecimento em todas essas áreas. Confira!

Melhores livros de finanças pessoais

1. Educação Financeira ao Alcance de Todos, de José Pio Martins

Capa do livro Educação Financeira ao Alcance de Todos

Em uma linguagem simples e direta, neste livro é possível aprender a cuidar de suas finanças de um jeito simples e sem complexidades.

Esse pode ser considerado um dos melhores livros de finanças pessoais porque aborda o relevante tema sobre como no Brasil os adolescentes saem do Ensino Médio sem aprender nada sobre economia, educação financeira ou impostos.

E, é claro, a consequência disso é que muitos jovens adultos, profissionais autônomos e pequenos empresários pagam um alto preço por não terem um conhecimento financeiro mínimo. 

O objetivo de José Pio Martins é exatamente iluminar a relação dos jovens e famílias brasileiras com o dinheiro, falando sobre as principais questões financeiras do cotidiano.

2. A mente acima do dinheiro, de Brad Klontz e Ted Klontz

Capa do livro A mente acima do dinheiro

Sabemos que um dos maiores motivos de estresse para as famílias é a questão do dinheiro. E controlar a ansiedade em relação a isso pode ser um desafio, podendo inclusive prejudicar o relacionamento com o cônjuge, filhos ou pais.

Neste livro, os Klontzes ajudam a identificar as doze disfunções financeiras mais comuns, desvendando as suas causas e, por fim, entendendo como superá-las, alcançando uma vida financeira mais saudável.

 

3. Quem pensa enriquece, de Napoleon Hill

Capa do livro Quem pensa enriquece

Sendo um dos melhores livros de finanças pessoais recomendado por Bill Gates, este é o 9º livro mais vendido de todos os tempos, segundo a Amazon, com mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

Ou seja, Quem pensa enriquece é um dos maiores best-sellers de livros sobre educação financeira. Muito disso se dá pela grandiosidade do livro: o autor se comprometeu a estudar mais de 500 milionários ao redor do mundo, durante mais de 20 anos para escrever esta obra.

Desses longos anos, os aprendizados obtidos foram reunidos em 13 lições sobre o “segredo” da riqueza e os principais motivos para o fracasso.

4. O milionário mora ao lado – Os surpreendentes segredos dos ricaços americanos, de Thomas J. Stanley e William D. Danko

Capa do livro O milionário mora ao lado

As perguntas são simples: você sabe como reconhecer um milionário? Quais são os seus hábitos? Como investem seu dinheiro?

Foram essas questões que permearam as cabeças de Thomas J. Stanley e William D. Danko no final dos anos 1990, culminando nesta obra que mostra que, por mais surpreendente que pareça, os milionários costumam ter hábitos simples.

Mais do que isso, revela os grandes segredos e as melhores práticas adotadas pelos milionários e grandes investidores estadunidenses.

5. Quero ficar rico, de Rafael Seabra

Capa do livro Quero ficar rico

Nesta obra, Rafael Seabra mostra que conhecimento é tudo quando o assunto é finanças. Ou seja, com uma boa educação sobre o assunto, é possível chegar a tão sonhada independência financeira.

Alguns dos pontos apresentados neste livro são:

  • como pensar como um investidor de sucesso; 
  • como acabar com todos os seus problemas financeiros;
  • como coloque seu dinheiro para trabalhar por você; 
  • os segredos do sucesso;
  • como conquistar todos os seus objetivos financeiros.

>>> Veja também: Como administrar bem o seu dinheiro: 13 dicas imperdíveis!

Melhores livros de educação financeira

6. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki

Capa do livro Pai Rico, Pai Pobre

Em relação aos livros de educação financeira, a primeira recomendação vem também de Bill Gates. Sendo um dos maiores clássicos sobre o tema e best-seller, com mais de 9 milhões de exemplares vendidos no Brasil e 30 milhões de cópias em 80 países.

Essa obra mostra a importância dos pais ensinarem os filhos a pouparem desde criança, ressaltando como controlar seus gastos e lidarem com dinheiro por meio da inteligência financeira, sabendo como resolver problemas relacionados ao dinheiro, com o objetivo de  aumentá-lo.

7. Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker

Capa do livro Os Segredos da Mente Milionária

Essa é uma obra que não pode faltar quando falamos sobre os melhores livros de finanças pessoais e educação financeira.

Neste livro, o milionário estadunidense T. Harv Eker compartilha sua história pessoal, ressaltando a importância da substituição de crenças negativas e limitantes relacionadas ao dinheiro por ideias positivas.

 

 

8. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi

Capa do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Um dos principais autores brasileiros sobre finanças e educação financeira traz nesse livro diferentes estratégias para que casais formem uma parceria inteligente na administração das finanças da família.

Alguns principais pontos abordados em Casais inteligentes enriquecem juntos são: 

  • benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo;
  • crises financeiras do relacionamento;
  • planos de previdência e seguros;
  • como lidar com a herança e muito mais.

9. Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri

Capa do livro Me Poupe!

Nathalia Arcuri ficou famosa no YouTube falando sobre educação financeira e por sua história: aos 30 anos, largou o emprego como repórter para montar seu canal e aos 32 anos tornou-se milionária.

Em seu livro, discute de forma didática os principais passos para quem deseja ter liberdade financeira, ensinando a importância de poupar dinheiro para alcançar seus objetivos e, principalmente, destacando pequenos hábitos que prejudicam a saúde financeira.

 

10. Como Organizar sua Vida Financeira, de Gustavo Cerbasi

Capa do livro Como Organizar sua Vida Financeira

Em mais um livro do autor, este pode ser considerado um dos maiores guias de educação financeira, com detalhes sobre como organizar um planejamento pessoal eficiente.

Afinal, sabemos como administrar as próprias finanças pode ser uma tarefa desafiadora e, nessa obra, Gustavo Cerbasi traz dicas importantes sobre como tomar decisões mais inteligentes em relação ao dinheiro.

 

 

11. O homem mais rico da Babilônia, de George S. Clason

Capa do livro O homem mais rico da Babilônia

 

Outro clássico do mundo da educação financeira e também indicado por Bill Gates, esse livro traz grandes lições sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros por meio dos segredos dos antigos babilônios.

 

 

Melhores livros com foco em investimento

12. O investidor inteligente, de Benjamin Graham

Capa do livro O investidor inteligente

Esta grande obra, vista como uma bíblia do mercado de ações desde a sua publicação em 1949, traz os principais conceitos de um dos maiores consultores de investimentos do século XX.

Seu conceito de “valor de investimento” protege os investidores de cometer erros substanciais e os ensina a desenvolver estratégias de longo prazo.

Esse livro é tão relevante que tornou-se uma referência para muitos grandes investidores, como Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo.

Quer entender como começar a investir em ações? Temos um e-book completo com os principais conceitos que você precisa saber para investir na bolsa de valores, servindo como um guia para consultar sempre que quiser realizar seus investimentos com propriedade. Baixe gratuitamente!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

13. O jeito Warren Buffett de investir: os segredos do maior investidor do mundo, de Robert G. Hagstrom

Capa do livro O jeito Warren Buffett de investir

Esse livro conta a trajetória do investidor mais famoso de todos os tempos. Mas quais ensinamentos ele pode oferecer para quem deseja investir na bolsa de valores e, com isso, aumentar o seu patrimônio? 

A obra traz suas técnicas e estratégias, com os princípios básicos que orientam suas compras de ações.

 

 

14. Na Raça: Como Guilherme Benchimol criou a XP e iniciou a maior revolução do mercado financeiro brasileiro, de Maria Luíza Filgueiras

Capa do livro Na Raça: Como Guilherme Benchimol criou a XP

O livro-reportagem mostra a ascensão da XP Investimentos, desde o início modesto numa sala de pequena, até se tornar uma empresa de dezenas de bilhões de reais. Essa é uma das mais bem-sucedidas histórias de empreendedorismo no Brasil, já que hoje a XP vale dezenas de bilhões de reais. 

A autora Maria Luíza Filgueiras acompanhou a XP por nove anos como jornalista e entrevistou dezenas de executivos, incluindo o próprio Guilherme, para narrar os detalhes dessa trajetória de sucesso, também marcada por muitos momentos de dificuldade.

Afinal, qual o segredo do crescimento pessoal?

Como falamos anteriormente, os livros são uma das principais formas de adquirir conhecimento, sendo possível ter contato e conhecer a história de personalidades incríveis que moldaram a maneira de enxergar o mundo e a própria relação com o dinheiro.

Por isso, os melhores livros de finanças pessoais, educação financeira e investimento são os primeiros passos para alcançar a liberdade financeira. 

Há outras formas de aprender sobre esse assunto tão vasto. Aqui na Xpeed, por exemplo, temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos e se sinta preparado para dar os primeiros passos com o objetivo de alcançar uma vida financeira saudável.

Se você quiser aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, confira este curso especial da Xpeed School:

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img