O que acontece quando a bolsa de valores cai? Por que isso acontece?

Frequentemente ouvimos notícias de que a bolsa teve uma alta ou uma queda, mas nem sempre sabemos o que isso significa na prática. Que essas oscilações têm impacto direto nos investimentos não há dúvidas, mas você sabe o que acontece quando a bolsa de valores cai?

O ano de 2020 foi um período bastante conturbado para a nossa bolsa de valores. Diante das incertezas provocadas pela pandemia de Covid-19, o índice Ibovespa, principal indicador da economia brasileira, foi de 114 mil pontos em fevereiro para 63 mil em março. O resultado você confere no gráfico abaixo:

Por que a bolsa cai? Gráfico mostrando a queda da bolsa em março de 2020
Fonte: G1 com dados da B3

A queda vertiginosa no índice entre os dias 9 e 18 de março levou a seis paralisações da bolsa de valores, a fim de controlar a situação. Mas, como podemos observar, após o susto, houve uma recuperação gradual até o fim do ano.

Quer entender por que isso acontece e quais fatores influenciam nessas quedas? Neste post vamos explicar o que é a bolsa de valores, o que acontece quando ela cai, o que significa essa expressão e como agir nessas situações. Boa leitura!

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores é uma instituição onde são negociados ativos financeiros como: ações, títulos, moedas, commodities e opções.

Em outras palavras, trata-se de um mercado de valores mobiliários, que funciona de forma organizada, permitindo que investidores comprem e vendam esses ativos.

Cada país tem a sua própria bolsa de valores oficial, e a brasileira é conhecida como B3, que significa Brasil, Bolsa, Balcão e está sediada em São Paulo.

O que significa dizer que a bolsa de valores caiu?

Antes de falarmos sobre o que acontece quando a Bovespa cai, é essencial que, antes, compreenda o significado dessa expressão.

Afinal, o que é a queda da bolsa?

Quando alguém diz que a bolsa caiu, não está se referindo à instituição em si, mas ao seu principal indicador, o Ibovespa, que reúne as principais empresas do mercado de capitais brasileiro listadas na B3, como: Petrobras, Vale, Ambev, etc.

Podemos entender este índice como uma carteira teórica, que corresponde a cerca de 80% do volume financeiro negociado na Bolsa de Valores do Brasil.

Quando as ações da maior parte dessas empresas valorizam, o Ibovespa sobe e dizemos que a bolsa está em alta. Por outro lado, quando parte significativa dessas ações sofre uma desvalorização, o Ibovespa cai, gerando a famosa queda da bolsa.

Por que a bolsa cai?

A primeira coisa que um investidor iniciante precisa aprender é que o mercado financeiro está sempre sujeito a oscilações devido aos mais diversos motivos.

De modo geral, podemos dizer que o principal fator que determina essa oscilação é a lei da oferta e demanda. Ou seja, quando há muitos investidores comprando ativos da bolsa, mais ela tende a subir. Por outro lado, quanto mais gente vendendo, mais ela tende a cair.

No caso da bolsa de valores, estamos falando de um índice que engloba várias das companhias mais importantes do país. Logo, se essas empresas prosperam, elas puxam o Ibovespa para cima. Contudo, períodos de incerteza, como a crise que se instalou em 2020 por conta da Covid-19, influenciam o mercado negativamente.

Crises políticas também possuem um papel muito relevante neste sentido, podendo gerar insegurança nas relações internacionais, afastando investidores estrangeiros que, ao invés de comprar ações de companhias brasileiras, investem em ativos internacionais, fortalecendo o dólar e enfraquecendo o Ibovespa.

Ou seja, tanto fatores internos quanto externos podem influenciar no preço das ações de uma companhia e, consequentemente, ocasionar a alta ou a queda da bolsa. Por isso, todo investidor deve se manter atento a tudo o que acontece no mercado financeiro e no mundo.

>>> Quer saber mais sobre o assunto? Então confira este post: Ibovespa: como é composto, calculado e como operar

O que acontece quando a bolsa de valores cai?

Quando a bolsa de valores cai, o que acontece na maioria das vezes é o que chamamos de efeito manada: investidores colocam suas ações à venda, o que faz com que outros façam a mesma coisa, reduzindo ainda mais sua cotação.

Diante de uma forte queda na bolsa de valores, entra em ação o chamado Circuit Breaker, um mecanismo de segurança utilizado para paralisar as negociações, com o objetivo de impedir quedas bruscas no Ibovespa e proteger os investidores.

O acionamento deste sistema possui três estágios:

  • Estágio I – é acionado quando o Ibovespa atinge uma desvalorização de 10% em relação ao valor de fechamento do pregão anterior. As negociações são paralisadas por 30 minutos;
  • Estágio II – após a reabertura, caso o índice continue em queda, ao atingir 15%, ocorre uma nova paralisação, durante o período de 1 hora;
  • Estágio III – após a nova reabertura, se o Ibovespa continuar em queda, atingindo 20%, a B3 pode definir um novo período de suspensão das negociações, comunicando o momento de retorno em seus canais oficiais.

A bolsa caiu, o que devo fazer?

Primeiramente, mantenha a calma! 

Oscilação é a principal característica de investimentos em renda variável, que é o caso das aplicações na bolsa. Antes de fazer qualquer coisa, é importante entender o contexto em que algo ocorre para, então, tomar uma decisão mais assertiva e racional.

Quando uma ação começa a cair, a primeira reação que vem à mente — quase que por reflexo — é vendê-la. Diante de uma situação de incerteza como essa, a emoção toma conta, e o medo de ter um prejuízo cria aquele efeito manada que mencionamos anteriormente, provocando uma queda ainda maior na bolsa.

Parte do que gera essa reação instintiva é a incerteza do que está por vir. Mas, agora que você já sabe o que acontece quando a bolsa de valores cai, poderá agir com mais racionalidade, sem se deixar tomar pelo medo diante desse tipo de situação.

Lembre-se de que estamos falando das principais empresas do país. Os investidores que enxergaram uma oportunidade nessa queda vertiginosa da bolsa em 2020, tiveram a chance de lucrar com a valorização das ações após o período de queda.

Outro ponto importante quando falamos em investimentos é nunca colocar todos os ovos na mesma cesta. Ou seja, procure montar uma carteira diversificada, de modo a assegurar a rentabilidade de seus investimentos, mesmo em períodos de grandes oscilações.

Se você quer aprender como usar a volatilidade dos ativos a seu favor, confira o vídeo abaixo, no qual a Clara Sodré, especialista em investimentos e professora da Xpeed, explica tudo direitinho. Aperte o play e confira!

Preparado para começar a investir na bolsa?

Agora que você sabe o que acontece quando a Bovespa cai, já tem mais informação para embasar suas decisões e começar a investir em renda variável com mais tranquilidade.

É importante ressaltar que, apesar da sensação de imprevisibilidade que os momentos de queda geram, estamos falando de empresas sólidas, que não vão quebrar tão facilmente.

Momentos de queda sempre irão existir, assim como os de alta. Tudo o que você precisa fazer é se manter atento e bem-informado, a fim de identificar boas oportunidades e aproveitá-las quando tiver a chance.

Quer começar com o pé direito? Então, conheça nosso curso: Aprenda a investir na bolsa de valores. Por meio dele, você aprenderá desde os conceitos mais básicos, passando pelos diferentes tipos de análises, até chegar no investimento na prática. Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img