O que é a educação financeira? 4 passos para aprimorar suas finanças

A crise ocasionada pela Pandemia de Covid-19 abalou nossas rotinas e a forma como vivemos. Em meio a essas mudanças, muitos brasileiros se deram conta da importância da educação financeira no seu dia a dia.

Foi o que mostrou o estudo O bolso do brasileiro, realizado pela Xpeed em parceria com o Instituto Locomotiva.

Segundo ele, com a pandemia, 7 em cada 10 brasileiros perceberam que sua renda era insuficiente para cobrir os gastos mensais. Com o fim do auxílio emergencial, essa preocupação aumentou ainda mais.

Por outro lado, tal situação inspirou muitos a pensar mais no futuro, planejar a aposentadoria e buscar conhecimento sobre educação financeira.

Se você faz parte deste grupo e quer aprender mais sobre o assunto, está no lugar certo!

Neste post explicamos o que é a educação financeira, o que ela pode fazer por você, além de um passo a passo, com dicas para te ajudar a alcançar este objetivo e aprender a lidar com o dinheiro de forma mais inteligente e responsável.

Você não vai querer perder, não é mesmo? Então, continue a leitura!

O que é a educação financeira?

Educação financeira é o processo por meio do qual aprendemos e transmitimos conhecimentos relacionados ao mundo das finanças.

“Mas afinal, o que é ter educação financeira? O que isso significa na prática?”

Ter educação financeira significa saber administrar o dinheiro de forma saudável, equilibrando fontes de renda e despesas com inteligência.

Desenvolver o hábito de pesquisar preços, evitar compras por impulso e economizar são alguns dos maiores exemplos de aprendizados que você pode ter nesta jornada. Mas, não para por aí!

Além de conferir maior controle sobre o orçamento pessoal, esses conhecimentos podem te ajudar a se proteger contra golpes e identificar boas oportunidades de investimento, capazes de aumentar seu patrimônio e proporcionar mais qualidade de vida.

O que a educação financeira pode fazer por você?

A educação financeira pode, literalmente, transformar a sua vida!

Em um mundo capitalista, saber lidar com dinheiro de forma saudável é a chave para uma vida mais tranquila e produtiva. Isso porque, quanto maior é o controle que você tem sobre o seu orçamento, menores as chances de gastar mais do que deve e cair em dívidas que tiram o sono de qualquer um, concorda?

Com educação financeira, você aprende a usar o dinheiro com inteligência. Ao invés de trabalhar só para comprar coisas e pagar contas, compreende a importância de economizar e desenvolve hábitos de consumo consciente, o que permite sair do negativo ou do zero a zero e começar a investir para aumentar o patrimônio.

Por fim, à medida que você aprende a respeito do mercado, melhores se tornam suas escolhas. Quanto maior for seu nível de estabilidade, menores serão as preocupações com dinheiro e, com o tempo, você pode até mesmo atingir a tão sonhada independência financeira, que te permitirá viver de renda.

Como desenvolver educação financeira? Passo a passo

Agora que você já sabe o que é educação financeira e o que ela pode fazer por você, deve estar se perguntando: “como buscar esse tipo de conhecimento para transformar a minha vida?”

Como a gente está aqui para te ajudar, preparamos um passo a passo com as principais dicas para você desenvolver a educação financeira na sua vida. Confira:

1. Conheça suas finanças bem de perto

Mais do que saber quanto ganha e quanto gasta, você deve saber no que você gasta, ou seja, para onde vai o seu dinheiro.

Para isso, é importante desenvolver o hábito de registrar todas as suas fontes de renda e despesas. Você pode fazê-lo utilizando uma planilha de controle financeiro, algum aplicativo ou até mesmo o bom e velho caderninho. Fica a seu critério.

É importante analisar com atenção todos os seus gastos periodicamente, pois assim é possível verificar se o seu dinheiro realmente está sendo bem empregado ou não.

Além disso, este hábito ainda permite identificar gastos desnecessários, que podem ser cortados, a fim de otimizar seu orçamento.

2. Aprenda a economizar

Economizar é mais do que simplesmente não gastar. É fazer um bom uso do dinheiro!

Evitar compras por impulso, pesquisar preços, refletir antes de comprar e buscar o equilíbrio entre qualidade e preço são exemplos de atitudes importantes para quem está no caminho da educação financeira.

Aos poucos, essas atitudes irão contribuir para que você se torne autoconsciente a respeito de suas finanças pessoais, evitando que caia em armadilhas formando uma bola de neve de dívidas.

No vídeo abaixo, a especialista em investimentos e professora da Xpeed, Clara Sodré, dá algumas dicas práticas de como economizar nas contas do mês. Dê o play e confira!

3. Elabore um planejamento financeiro

Manter um bom controle da sua vida financeira requer planejamento. Sem isso, você corre o risco de se perder em algum momento.

Qual é a sua meta? Onde você quer chegar? Ter clareza dos seus objetivos é fundamental para que você se oriente e saiba para onde está indo e o que deve fazer para chegar lá.

Alguns exemplos de elementos que não podem faltar em seu planejamento financeiro são:

Lembre-se: quanto mais bem organizado for o seu planejamento, maiores as chances de sucesso!

4. Nunca deixe de estudar

Uma das melhores formas de aprender algo sempre será por meio da busca por conhecimento. O blog da Xpeed School, por exemplo, é uma ótima fonte de informação para você desenvolver sua educação financeira. Mas é claro que há muitas outras formas de estudar e aprimorar seus conhecimentos.

Portanto, além de colocar em prática todas as dicas anteriores no seu dia a dia, estude e se mantenha bem-informado. E aqui vão algumas sugestões:

Você pode começar agora mesmo, pelo nosso combo de Cursos de Educação Financeira, que vai te ajudar a rever a forma como você lida com o dinheiro, se conhecer melhor e aprender a gerenciar suas finanças com mais eficiência.

Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Como a educação financeira pode mudar a sua vida?

A educação financeira é capaz de transformar a sua visão sobre o mundo, uma vez que você passa a encarar o dinheiro de outra forma. Controlar seu orçamento, não gastar mais do que ganha, poupar dinheiro, etc. Tudo isso contribui para que você tenha uma vida mais produtiva e financeiramente saudável.

E se você já está trilhando essa jornada e tem suas finanças pessoais sob controle, está na hora de passar para o próximo nível: aprender a investir.

Não sabe por onde começar? A gente te dá uma força!

Conheça nosso curso: Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco e aprenda tudo sobre esse tipo de aplicação que pode ser sua porta de entrada para o mundo dos investimentos. Clique no banner abaixo e se inscreva!

um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img