O que é um ativo financeiro? Como eles podem aumentar seu patrimônio?

Você sabe o que é um ativo financeiro, qual a diferença entre renda fixa e renda variável ou ainda, o que significa perfil de risco? A cada dia, esse tipo de conceito passa a fazer parte da vida de mais brasileiros, que têm se mostrado interessados em fazer seu dinheiro render.

Um estudo realizado pela B3, comparando o primeiro semestre de 2021 com o mesmo período de 2020, verificou um aumento de 43% no número de investidores, totalizando 3,8 milhões de contas. Isso mostra que as pessoas estão, cada vez mais, buscando formas de investir, a fim de obter bons rendimentos.

Você não vai querer ficar de fora dessa, não é mesmo? Pois então, continue a leitura, pois neste post explicamos o que é um ativo financeiro, quais são suas classificações, qual a diferença entre ativos e passivos e como construir ativos financeiros em seu portfólio de investimento para começar a lucrar.

O que é um ativo financeiro?

Ativo financeiro é um direito econômico que representa um valor específico e tem o potencial de aumentar o patrimônio de seu titular, além de poder ser negociado com outros agentes no mercado financeiro. Alguns exemplos comuns são: ações, dinheiro, fundos de investimento, títulos públicos, etc.

Dentre suas principais características temos o fato de que um ativo financeiro é intangível, ou seja, não existe de forma física, apenas digital.

Isso significa que, quando adquire ações de uma empresa, você não compra uma sala no prédio físico, mas sim um contrato que estabelece que você tem direito a uma fração de seu capital social ou mesmo, participação nos lucros.

Para que serve um ativo financeiro?

Agora que você já sabe o que é um ativo financeiro, é fácil imaginar qual é a sua função, não é mesmo? Mas para que não restem dúvidas, vamos lá:

“Afinal, o que um ativo financeiro faz? Para que ele serve?”

O principal objetivo de quem adquire ativos financeiros é obter lucro. Logo, quando falamos em “fazer um investimento”, estamos nos referindo à compra de ativos capazes de aumentar nosso patrimônio por meio de rendimentos gerados ao longo do tempo, seja com juros ou pela valorização do ativo no mercado.

Qual a diferença entre um ativo financeiro e um passivo financeiro?

Como construir ativos financeiros. Imagem de uma gangorra equilibrando ganhos e perdas

Ativos financeiros são instrumentos com potencial de gerar renda, enquanto que passivos, de modo geral, geram custos. Ou seja, ativo é tudo aquilo que põe dinheiro no seu bolso — investimentos — e passivo é tudo o que te tira dinheiro, como: despesas, financiamentos, empréstimos, dívidas, etc.

Ao investir em ativos financeiros, você está “fazendo o seu dinheiro trabalhar para você”. Com isso, a tendência é de que seu patrimônio aumente com o tempo. Porém, quando o volume de passivos supera o de ativos, as chances de entrar em dívidas aumentam consideravelmente.

Qual a diferença entre um ativo financeiro e um ativo tangível?

Para que o conceito fique bem claro, vale ressaltar a diferença entre ativo tangível e intangível.

Conforme falamos, um ativo financeiro é intangível, pois não existe de forma física. Por outro lado, um ativo tangível é aquele que existe fisicamente, como uma casa ou um carro. Porém, quando geram custos, esse tipo de propriedade passa a ser considerada um passivo.

Por exemplo, se você é dono de um apartamento alugado, este imóvel gera renda para você, e ainda pode valorizar com o tempo, logo, ele é um ativo tangível. Por outro lado, a casa onde você mora pode ser considerada um passivo, pois, apesar de poder valorizar, gera despesas com manutenção, IPTU, etc. Ficou claro?

Outro ponto que difere um ativo financeiro de um tangível é sua liquidez, afinal,se você precisar de dinheiro de uma hora para outra, é muito mais fácil e rápido vender ações do que um carro ou um apartamento, concorda?

Qual a classificação de ativos financeiros?

A classificação dos ativos financeiros é definida de acordo com o tipo de rendimento que eles podem gerar. São duas categorias:

Ativos financeiros de renda fixa

Considerados investimentos de baixo risco, ativos financeiros de renda fixa são aqueles que rendem a uma taxa fixa, apresentando seu potencial de rentabilidade no ato da aplicação.

Apesar de terem baixa rentabilidade em relação aos ativos de renda variável, são considerados investimentos de baixo risco, ou seja, mais seguros, por isso, são muito indicados para quem está aprendendo a investir e para quem tem perfil mais conservador.

Alguns exemplos de ativos financeiros de renda fixa, são:

Títulos Públicos

São ativos do Tesouro Direto, emitidos pelo Governo Federal com o objetivo de financiar a dívida pública e levantar recursos para investimentos. Ao adquirir esses títulos, você está emprestando dinheiro para o governo em troca de juros.

Dentre as opções, temos: Tesouro IPCA, Tesouro Selic e Tesouro Prefixado.

>>> Saiba tudo sobre esses títulos públicos: Top 5 vantagens de investir em Tesouro Direto para começar hoje!

CDB

CDB é a sigla para Certificados de Depósito Bancário. Eles são títulos de dívida emitidos por bancos para captar recursos.

Na prática, ao investir neste tipo de ativo financeiro, você está “emprestando” dinheiro para o banco em troca de uma taxa de juros, que pode ser prefixada (juros fixos, combinados no momento do investimento) ou pós-fixada (rendimento atrelado ao CDI).

LCI e LCA

Assim como os CDBs, as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio são títulos de dívida privada, mas neste caso, servem para captar recursos para a indústria imobiliária e para o agronegócio, rendendo juros para os investidores.

Se você quer aprender mais sobre renda fixa, conheça nosso curso: Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco. Nele, você conhecerá todos os ativos financeiros pertencentes a esta categoria, aprenderá quais escolher e como montar uma carteira para investir de forma inteligente. Clique no banner abaixo para saber mais!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Ativos financeiros de renda variável

Ativos financeiros de renda variável são aqueles que apresentam alta volatilidade, e têm sua rentabilidade variando de acordo com as oscilações do mercado, podendo valorizar ou até mesmo desvalorizar com o tempo, tornando impossível prever seus rendimentos com exatidão.

São ativos com maior potencial de lucro, porém, por serem muito voláteis, são considerados investimentos de alto risco, indicados apenas para investidores mais experientes, com perfil moderado ou arrojado.

Alguns exemplos de ativos de renda variável, são:

Ações

Ações são ativos que representam parte do capital social de uma empresa.

Ao investir nesses ativos, você pode obter lucro de duas formas: recebendo dividendos — nos casos em que a empresa oferece participação nos lucros para seus investidores; e com a venda das ações em períodos de alta. Logo, seu lucro depende tanto do mercado quanto da performance da organização.

>>> Veja a lista completa das ações que mais pagam dividendos, clique aqui.

Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários (FIIs) reúnem um conjunto de investidores interessados em levantar fundos para construir ou comprar imóveis que, após arrendados ou alugados, passam a gerar lucros que são divididos entre os participantes de forma proporcional à contribuição de cada um.

Derivativos

Derivativos são títulos financeiros que têm o seu valor final derivado do preço de outros ativos. Isso significa que seu preço de compra/venda está atrelado ao de outro produto.

Eles podem ser usados tanto para proteger investimentos, por meio de hedge, quanto para lucrar, seja com especulação ao fazer day-trade, ou com arbitragem, comprando e vendendo em mercados diferentes para lucrar com a diferença.

Se você tem dúvidas sobre qual é a melhor aplicação, saiba que o segredo do sucesso nos investimentos, está na diversificação da sua carteira. Para entender como isso funciona na prática, confira o vídeo abaixo, onde explicamos como fazer isso sem mistério:

Como construir ativos financeiros?

Você já deve ter percebido que, enquanto possuir mais passivos do que ativos, suas finanças sempre estarão pendendo para o lado das dívidas, correto? Neste sentido, a educação financeira é a sua melhor arma para reverter esta situação.

Juntar dinheiro pode ser um desafio no início, mas, construir ativos financeiros é um passo necessário para fazer com que ele trabalhe a seu favor. Por isso, o primeiro ativo que você precisa construir é uma reserva de emergência, capaz de lhe proporcionar segurança, mesmo em períodos de crise.

Se você está começando, o ideal é focar nos ativos financeiros de renda fixa, como o CDB, pois eles são mais seguros, devido ao seu baixo risco. Conforme for aprendendo mais sobre o mercado, pode começar a pensar em ativos de renda variável, a fim de diversificar sua carteira e aumentar seus ganhos.

E se você quer compreender todo o potencial que um ativo financeiro pode gerar na sua vida, confira nosso curso: Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos.

Nele você encontrará exercícios práticos para seu autoconhecimento financeiro, além de um e-book exclusivo com um passo a passo para investidores iniciantes. Clique no banner abaixo e aproveite esta oportunidade!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img