Você sabe o que é CAPEX? Conheça o conceito, função e vantagens

Muitas empresas utilizam termos específicos para se referir a algumas questões contábeis e financeiras. Alguns deles, por vezes, parecem complexos e difíceis de compreender, ainda mais quando você não entende muito bem de finanças. E um desses termos utilizados é o CAPEX, indicativo importante para medir despesas do negócio. Mas o que é CAPEX?

Para saber mais sobre esse conceito e o seu significado, preparamos esse artigo com todas as informações necessárias. Além de saber o que é, você vai conferir ainda para quê ele serve, porque essa metodologia é aplicada, como identificá-lo no demonstrativo financeiro da companhia e suas principais vantagens. Aproveite o texto e boa leitura! 

O que é CAPEX?

Esse termo é uma abreviação de duas palavras em inglês: Capital Expenditure. Em tradução livre, significa despesas de capital. Ele é importante, pois é por meio desse número que se mede o custo operacional da companhia. Ou seja, é o gasto que a empresa tem para fazer a expansão do negócio e, até mesmo, mantê-lo. 

Além disso, o CAPEX é extremamente importante para as empresas, pois é com ele que a empresa consegue fazer a análise do fluxo de caixa. Com isso, é possível avaliar a possibilidade de novos investimentos na companhia, além de cobrir imprevistos causados dentro de uma operação, como, por exemplo, a quebra de uma máquina. 

No mundo dos investimentos, esse é um dado que deve ser levado em conta, principalmente quando se faz uma análise fundamentalista. Afinal, com um bom valor em caixa a empresa pode, por exemplo, abrir uma nova loja, investir em um produto novo, melhorar a estrutura na fábrica, ampliar sua logística e muitos mais. 

>>> Mais do que entender os termos do mundo financeiro, todo investidor precisa compreender também o mercado de forma geral. Por isso, a especialista em investimentos da Xpeed, Clara Sodré, explica detalhes de como os indicadores macroeconômicos impactam seus investimentos. Dê o play no vídeo abaixo e confira: 

Para que serve o CAPEX?

O CAPEX serve, de forma prática, para identificar as aplicações em bens de valor realizados pelas companhias. De um carro comum até um maquinário mais caro, o índice funciona para analisar os gastos de operação da empresa como um todo. A partir disso, é possível avaliar o tempo que a companhia levará para recuperar o valor desses investimentos e, consequentemente, começar a lucrar. 

No mundo dos investimentos, o CAPEX é um dos números que o investidor precisa ter no radar. Ao comparar, por exemplo, este índice entre duas empresas de um mesmo setor, é possível identificar qual delas é mais eficiente em termos de estratégia. Afinal, é um ponto que impacta diretamente nos resultados apresentados. 

Qual a diferença de CAPEX e OPEX?

Além do CAPEX, existe um outro índice que habitualmente aparece quando um desses termos é citado. Com isso, é natural que uma das principais dúvidas seja a diferença entre eles. Porém, antes dessa explicação, é preciso entender o que significa OPEX. 

Enquanto o CAPEX mostra a aquisição de bens mais caros e de estrutura, como maquinário e imóveis, o OPEX foca em despesas mais simples. Compras de notebooks, mesas para os funcionários, entre outros itens do dia a dia, entram na lista desse índice. Além disso, serviços como manutenção de máquinas e mão de obra também integram os valores apresentados no OPEX. 

Por que escolher CAPEX e não outras metodologias?

A metodologia de CAPEX é uma das principais formas para entender como a empresa pode melhorar o seu patrimônio. Com ele é possível identificar a evolução desses capitais e recursos na companhia. Ao apresentar um bom CAPEX, a corporação se mostra ainda mais competitiva em relação aos seus concorrentes, aumentando ainda o seu market share. 

Além disso, esse índice ainda mostra um pouco sobre a forma de gestão da companhia, bem como o seu controle sobre as receitas e o planejamento realizado. Uma empresa com um bom CAPEX é aquela que investe em ativos físicos, principalmente os imobiliários, deixando claro o tamanho do negócio por meio de seu patrimônio.   

Onde encontrar o CAPEX no demonstrativo financeiro?

O CAPEX pode ser encontrado nos demonstrativos financeiros das companhias dentro do fluxo de caixa. Porém, há várias formas de achar esses números. Isso vai depender do segmento em que a empresa atua e de como ela faz o seu fechamento. Mas, de forma geral, seguem um padrão. 

No fluxo de caixa, é possível encontrar os números na linha de aquisições de imóveis, despesas de capital e despesas de aquisição. Todas essas informações devem constar no demonstrativo. Avalie minuciosamente os números para não perder informações e dados que podem ser importantes para sua análise. 

>>> Um dos grandes segredos para se dar bem nas suas aplicações financeiras, com certeza, está em saber como diversificar seus investimentos da melhor forma possível. Sabendo disso, a especialista em investimentos da Xpeed, Clara Sodré, dá algumas dicas sobre como diversificar suas aplicações. Para conferir quais são elas, dê o play no vídeo abaixo e aproveite:

Principais vantagens do CAPEX

Uma das principais vantagens do CAPEX é que esse dado traduz o investimento que as empresas fazem em suas operações. Com isso, é possível ter uma ideia de como pode ser o futuro das companhias. Quanto mais ela investe em suas operações, mais ela mostra ao mercado o quanto almeja e espera por bons retornos lá na frente. 

Apesar disso, algumas pessoas avaliam esses gastos como um custo adicional. Embora seja verdade, os retornos futuros, porém, são muito mais atrativos. É geração de fluxo para otimização de resultados, além de ter muito mais previsibilidade. Quer um exemplo? 

Imagine que o dono de um restaurante resolve abrir uma filial em outro endereço. Para isso, ele adquiriu um terreno em outro bairro. Apesar do alto custo, ele calcula um prazo de 3 anos para ter retorno desse investimento. Depois, se mantiver o mesmo faturamento, esse investimento vai gerar ainda mais lucros para a companhia, fazendo o negócio crescer.  

Mais do que um índice de mercado, o CAPEX traduz as ambições de uma empresa. Por isso, é muito importante ficar de olho nesses números. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é capex, que tal melhorar seus conhecimentos sobre finanças? Com o curso “Macroeconomia para Investidores” você compreendendo o cenário econômico do país e, de quebra, entende como a economia impacta os seus investimentos. Aproveite e faça já a sua inscrição:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img