Saiba o que é intraempreendedorismo e as suas vantagens

A inovação é um dos maiores desafios das empresas nos dias de hoje. Encontrar novas oportunidades de negócio e buscar soluções interessantes para os clientes tem sido cada vez mais difícil.

Sabendo disso, algumas companhias começaram a olhar para o mercado recorrendo à estratégia de intraempreendedorismo. Afinal, essa é uma forma que tem se mostrado muito eficaz. Mas você sabe o que é intraempreendedorismo?   

Esse conceito tem apresentado resultados interessantes dentro das corporações e ganhado cada vez mais espaço.

Para ajudar a entender um pouco mais a respeito do tema, preparamos este artigo com as principais informações sobre intraempreendedorismo. Saiba qual é a sua importância, os principais benefícios, como se tornar um intraempreendedor, além das suas principais características.

Aproveite o texto e tenha uma boa leitura! 

O que é intraempreendedorismo

Você já deve ter ouvido falar em empreendedorismo. Basicamente, ele acontece quando uma pessoa tem uma ideia de produto ou de negócio e resolve lançá-la no mercado.

Suponha que uma costureira tenha criado um modelo de vestido inovador, bem diferente do que se vê no mercado. O conceito chama a atenção dos clientes e, consequentemente, essa exclusividade passa a ser um diferencial. O resultado, claro, é um aumento expressivo na procura pelo produto e, também, nas vendas.    

O intraempreendedorismo funciona praticamente da mesma forma. A diferença é que a empresa busca encontrar essas oportunidades dentro da própria companhia, aproveitando os seus funcionários para ter ideias em favor do negócio.

O sentido disso é estimular a criatividade e incentivar a inovação. Tudo isso promovendo uma política de maior liberdade na execução dos projetos.

>> Por falar em empreendedorismo, que tal se aprofundar no assunto? Você sabia que educação financeira e criação de negócios precisam andar juntas? No vídeo a seguir, Guilherme Benchimol, Edu Lyra, Kondzilla, Izabella Mattar e Thiago Godoy fazem um bate papo sobre o tema.

Dê o play e veja como aplicar os ensinamentos dessas feras tanto noo mundo financeiro como no de negócios. Confira: 

Qual a importância do intraempreendedorismo?

Estimular esse tipo de atividade nas empresas é muito importante por uma série de aspectos. Porém, um dos principais pontos é com relação à satisfação dos colaboradores.

Poucas são as companhias que oferecem liberdade criativa, em especial na execução de projetos que podem se tornar referência no mercado. Afinal, quem não gosta de dizer “ajudei a criar aquela ideia do zero”?

Profissionais que participam de projetos de inovação dentro das empresas têm uma participação mais ativa na organização. Isso ajuda, entre outras coisas, no estímulo das equipes, proporcionando um ambiente de mais engajamento entre os colaboradores.

Vale ressaltar, no entanto, que esses fatores podem se tornar mais efetivos quando os funcionários da própria empresa participam do processo. Portanto, o ideal é evitar a busca de um intraempreendedor no mercado, dando oportunidade para quem já está na empresa.   

Principais benefícios do intraempreendedorismo

Há uma série de benefícios ao aderir o intraempreendedorismo nas empresas. Além da própria companhia, os colaboradores também podem se aproveitar dessa estratégia de negócio.

A seguir, você pode conferir algumas das principais vantagens que ela traz tanto para a corporação quanto para os funcionários. Confira: 

Retenção de Talentos

Essa talvez seja uma das principais vantagens. Com a implementação de uma estratégia de intraempreendedorismo na empresa, é possível valorizar alguns colaboradores que tenham o perfil da posição. Muitas vezes, é natural que haja a realocação de cargos, adaptando os talentos a uma vaga que exige inovação e criatividade. 

Ao fazer isso, é natural que a companhia consiga reter talentos por valorizar esse tipo de profissional. Dessa forma, o colaborador não vai precisar ir ao mercado em busca de vagas que estejam dentro desse seu desejo. Afinal, há uma boa oferta de oportunidades, já que muitas empresas procuram por perfis inovadores.  

Impulsionar a inovação

Quando a empresa identifica um grupo de profissionais com perfil inovador, pode criar uma área específica focada somente nesse setor. Trabalhar a inovação faz com que a companhia ganhe mais competitividade no mercado, se diferencie dos concorrentes e crie soluções alternativas de produtos e serviços. 

A vantagem desse tipo de trabalho se torna ainda maior quando a companhia busca a solução na própria empresa. Afinal, não é necessário ir ao mercado e contratar especialistas se ela possui os talentos dentro de casa.

Essa é uma ótima alternativa e pode render bons resultados, uma vez que os custos desse time ficam bem reduzidos com a estratégia de internalização. 

Vantagem competitiva

Ao estabelecer uma equipe de inovação a empresa ganha também em competitividade dentro do mercado. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, o time formado fica ainda mais motivado para executar as ideias e tirá-las do papel. Esse processo agiliza a execução dos projetos e acelera o planejamento. 

Como se tornar um intraempreendedor?

O primeiro passo é saber se você tem o perfil de um empreendedor. Depois, é necessário entender se a empresa que você trabalha dá abertura para ideias criativas e apoia a inovação.

Embora as companhias modernas vejam isso com bons olhos, existem algumas que ainda não enxergam como essa tendência pode fazer a diferença nos resultados. 

Se você tiver abertura, o próximo passo é se aprofundar ainda mais no tema.

Estude, faça cursos e aprimore os seus conhecimentos. Isso vai dar a você mais propriedade para sugerir novos projetos e, até mesmo, tomar as melhores decisões. Procure cases de sucesso. Uma boa opção é olhar para startups reconhecidas, uma vez que elas são bons exemplos de inovação. 

Principais características do intraempreendedor

Se você está pensando em ser um intraempreendedor, precisa ficar de olho em algumas características importantes que esse profissional possui.

Essas dicas também servem se você é gestor e está querendo criar esse time na sua empresa. São qualidades essenciais e que estão presentes em quase todos os profissionais que atuam nesse segmento. Confira:  

Proatividade

Essa característica é fundamental. Um profissional que precisa criar não pode esperar as coisas caírem no colo. Com isso, a proatividade se torna essencial neste tipo de cargo.

São pessoas capazes de antever problemas. Consequentemente, é muito mais fácil resolver qualquer contratempo. Se você é dessa forma, já está a alguns passos na frente daqueles que não têm essa característica.  

Motivação

Quando uma pessoa não tem motivação para fazer qualquer coisa, o resultado de qualquer trabalho acaba comprometido. Por isso, busque algo ou uma empresa que apoie suas ideias. Isso faz com que a motivação seja sempre a mesma.

Caso você seja gestor, tente entender o que faz com que o colaborador não perca essa qualidade, especialmente quando falamos sobre intraempreendedorismo.

Inovação

Essa talvez seja a principal qualidade que um intraempreendedor deve ter. A veia empreendedora precisa estar em você ou neste profissional.

É essencial que ele tenha uma visão dos problemas da empresa e, mais do que isso, as soluções que dá para resolvê-los. Tudo isso, obviamente, ganha ainda mais força quando acontece de forma sustentável, sem onerar muito os cursos da companhia. 

Pensamento crítico

O pensamento crítico permite que este profissional tenha uma visão diferente sobre os desafios da empresa. Ele possibilita ainda tomadas de decisões mais racionais, que geralmente têm embasamento em dados e números.

É por meio do pensamento crítico que não nos deixamos levar pelo momento, e consideramos riscos eventuais de novos projetos.

Capacidade de comunicação

Saber falar bem e escrever adequadamente são pontos importantes desse profissional. Afinal, ele terá que lidar com muitas áreas na empresa e a clareza na comunicação é essencial.

Repassar detalhes de projetos, entender as necessidades das áreas e transitar em vários departamentos requer habilidades de argumentação. Mais do que isso; é imprescindível saber ponderar todos os lados.

Agora que você já sabe o que é intraempreendedorismo, que tal aprofundar os seus conhecimentos também no mercado financeiro?

Aqui na Xpeed você encontra uma boa oferta de cursos para melhorar o seu domínio em investimentos. Para quem ainda não sabe, por exemplo, avaliar uma empresa, pode fazer a inscrição no curso “Valuation: Avaliação de Empresas e Ações”. Clique na imagem abaixo e aproveite: 

Campanha de um curso online sobre "Valuation: Avaliação de Empresas e Ações" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img