Investimento de alto risco: veja 5 exemplos dos melhores ativos

O que significa risco alto em investimentos? Se não há tantas garantias, por que arriscar neste tipo de aplicação? Descubra!

O que é um investimento de alto risco e quando ele vale a pena? Como o próprio nome sugere, trata-se de uma aplicação que não apresenta tantas garantias, mas que tem por objetivo maximizar o retorno da carteira.

Ou seja, trata-se de uma aplicação que tende a gerar bons rendimentos. Em contrapartida, oferece menos segurança. Por conta disso, é indicada para quem possui um perfil de investidor arrojado.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o seu conceito, os principais exemplos de investimentos de alto risco e os melhores. Continue a leitura!

O que é investimento de alto risco?

O investimento de alto risco é aquele que não possui previsibilidade ou até mesmo garantias de rentabilidade. Ou seja, no momento da aplicação, não é possível saber qual será a margem de lucro ou de eventuais perdas.

Esse modelo é mais associado às rendas variáveis, as quais podem apresentar grandes variações de valorização em um tempo curto por conta das oscilações do mercado.

Por essas questões, o investimento de alto risco é indicado para o perfil de investidor arrojado e experiente, que já possui um bom volume de patrimônio acumulado. 

Ainda assim, fazer uma aplicação desse porte requer um bom planejamento financeiro e muito estudo. Do contrário, pode colocar a estabilidade financeira do investidor em risco. 

Mas é exatamente a possibilidade de ganho que torna o investimento de alto risco tão atraente. Afinal, quanto maiores as oscilações dentro do mercado financeiro, maiores são os rendimentos no caso de aplicações favoráveis.

Com isso, já dá para entender as suas maiores vantagens e desvantagens: enquanto de um lado temos o risco de perder, do outro encontramos o potencial de gerar grande lucro. Isso é o que significa risco alto em investimentos.

< Leia também: Gerenciamento de risco: 10 dicas para implementar a seu favor />

5 exemplos de investimentos de alto risco

Agora que você já sabe o que é, vamos conhecer os melhores investimentos financeiros de alto risco. Confira 5 exemplos!

1. Ações

As ações são um dos tipos de ativos mais comuns entre as rendas variáveis. Se você quer ser um investidor de alto risco, provavelmente já se aventurou na bolsa de valores.

Mas, afinal, nem todas as aplicações na bolsa fazem parte dessa classificação de risco de investimento. Por apresentar uma ampla variedade de possibilidades de aplicações, normalmente, há menos quando se investe em empresas com bom histórico e fundamentadas

Entretanto, caso procure por potencializar os retornos, é possível ser acionista de companhias novas, que se encontram em mercados com altas flutuações ou aquelas que estejam com dificuldades financeiras.

2. Day trade

O day trade é um dos principais exemplos de investimentos de alto risco, também da bolsa de valores. Isso porque, como o nome sugere, ele se baseia em operações de curtíssimo prazo, que abrem e fecham no mesmo pregão, ou seja, com liquidez diária.

Sendo assim, é um tipo de investimento que dispõe das flutuações ao longo de um dia, podendo ser realizados com diversos tipos de ativos. Apesar disso, as ações são as mais populares.

Além do risco elevado, essa operação exige dedicação exclusiva do trader, por serem ações que ocorrem em um prazo muito curto. 

Os investidores de alto risco desta modalidade precisam ser ágeis e precisos para tomar as melhores decisões no momento certo, além de ter uma boa inteligência emocional.

Quer saber mais sobre como funcionam as operações de day trade? Confira um ebook completo sobre o assunto:

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

3. Câmbio

As operações financeiras de câmbio são consideradas uma boa forma de se proteger contra as variações do mercado. Essas aplicações podem ser vantajosas principalmente quando há uma grande desvalorização da moeda brasileira.

Entretanto, por ser um mercado imprevisível, com oscilações que podem ser causadas por diversos acontecimentos internacionais, políticos e econômicos, é considerado um investimento de alto risco.

< Leia também: Como aplicar em dólar no Brasil: 5 principais formas / >

4. Investidor anjo de startups

A startup é uma empresa de tecnologia digital que se encontra em um estágio inicial do seu negócio, mas que possui grande potencial de crescimento. É exatamente neste cenário que se encaixa o investidor anjo.

Muitas organizações pequenas ainda não possuem o capital necessário para crescer o seu modelo de negócio e tornar as operações internas sustentáveis. 

Contudo, com o aporte financeiro de um investidor, é possível alcançar melhores níveis de competitividade no mercado, trazendo grandes retornos.

Além disso, o investidor anjo pode atuar e contribuir internamente no direcionamento da empresa por conta de sua expertise. Entretanto, é considerado um investimento de alto risco porque a startup pode não alcançar os resultados esperados e não ir para frente.

5. Contrato futuro

Conhecidos também como mercado futuro, são um tipo de investimento derivativo, ou seja, são contratos financeiros com liquidação predefinida. Isso significa que o investidor pode comprar ou vender um ativo pelo valor de mercado, que é reajustado diariamente.

Então, na prática, as operações são ajustadas todos os dias de acordo com as expectativas do mercado para o preço futuro do ativo

É considerado um investimento de risco porque, no caso de ajuste negativo, o investidor precisa pagar a diferença. Porém, se for positivo, receberá o valor na sua conta.

< Talvez você também se interesse por este post: Saiba como investir no mercado futuro e adquirir renda no tempo certo />

5 dicas para realizar um investimento financeiro de alto risco

Análise das empresas

Ao falar sobre o que significa risco alto em investimentos, ressaltamos a importância de ser um investidor experiente, já que é necessário avaliar bem em quais empreendimentos irá negociar.

Para isso, é necessário analisar relatórios e outros dados disponíveis, além de avaliar a volatilidade do nicho em que a empresa está inserida ou possíveis crises. 

Todas essas questões fazem a diferença para que o seu investimento de alto risco não seja um tiro no escuro.

Metodologias comprovadas

O planejamento baseado em metodologias qualificadas e comprovadas é fundamental ao realizar investimentos de alto risco. 

Isso pode ser feito por meio de tecnologias especializadas para minimizar riscos e perdas, mas também ao conversar com especialistas na área, que possuam um olhar analítico e estratégico.

Por conta disso, encontrar uma boa corretora, como a XP Investimentos, pode representar um grande diferencial, principalmente quando falamos em aplicações de alto risco. 

O importante é procurar por uma empresa que seja confiável e disposta a solucionar possíveis dúvidas ou problemas.

Seja paciente

Se você já é investidor, então sabe que a paciência é um dos principais segredos para conquistar melhores resultados e ter uma boa margem de lucros.

Você pesquisou os principais exemplos de investimento de alto risco, estudou sobre as empresas que deseja investir e conversou com os especialistas.

Uma vez que as aplicações foram feitas, é necessário ter inteligência emocional para lidar com as possíveis flutuações do mercado, algo natural na renda variável.

Diversifique a carteira

Quando falamos sobre a classificação de risco de investimento e consideramos o cenário de perdas e ganhos, uma boa prática é a diversificação de ativos, podendo ser tanto de renda fixa quanto de variável.

Dessa maneira, mesmo que você arrisque uma parte do seu patrimônio em uma aplicação e acabe perdendo, ainda conta com outros ativos que podem suprir essa perda, sem trazer maiores complicações financeiras.

Afinal, se o seu capital está bem distribuído em diferentes investimentos, há uma maior possibilidade de adquirir mais lucros do que prejuízos. Essa é uma dica de ouro para qualquer pessoa que busca construir um patrimônio estável e positivo. 

Além disso, outra dica é diversificar em diferentes setores da bolsa. Dessa forma, caso ocorra uma crise em algum segmento específico (como Energia ou Saúde, por exemplo), possíveis prejuízos podem ser recuperados com ganhos em outros setores que passaram inabaláveis a essa instabilidade.

Continue estudando!

Estudar nunca é demais quando estamos falando sobre investimentos financeiros, principalmente quando eles são de alto risco. Afinal, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?

Mas como você viu, com uma estratégia bem fundamentada e uma atenção extra às principais tendências do mercado e aos principais indicadores, é possível ter bons resultados.

Mas, para isso, você vai precisar estudar para ter mais segurança e rentabilidade com esses investimentos, reduzindo suas chances de perda.  

Com a XP Educação, você consegue se desenvolver ainda mais nesta jornada de aprendizado. Confira nossos cursos, que irão te preparar para entender o mercado financeiro de alto risco e dar seus primeiros passos de forma segura e confiante: 

E se você quiser ainda mais vantagens, conheça o XPE Multi+: uma plataforma completa com aulas feitas pelos maiores especialistas da área. Assim, você terá acesso a dezenas de cursos com uma única assinatura. 

Aproveite essa oportunidade de aperfeiçoamento e seja Multi+!

Continue Aprendendo

spot_img