O que é um robô de investimento? Quais as vantagens e os riscos?

Um robô de investimento realiza a negociação de ativos de forma automática. Mas será que é confiável? Confira!

É simples entender o que é um robô de investimento: basicamente, é um sistema que investe de forma automatizada, levando em consideração o perfil do investidor e seus objetivos financeiros.

Essa é uma tecnologia que vem crescendo cada vez mais no Brasil, sendo utilizada tanto por investidores iniciantes quanto pelos mais experientes. 

Apesar do benefício de baixos custos na operação, muitas pessoas ainda ficam em dúvida se vale a pena usar um robô de investimento ou receosos de que essa é a melhor opção.

Contudo, um estudo da Oracle mostrou que 75% dos consumidores e líderes empresariais confiam mais em robôs para gerenciar as finanças. Logo, é uma área que se mostra confiável e em plena expansão.

Mas, para responder às suas principais dúvidas, precisamos entender o que é um robô de investimento, como ele funciona e, então, conhecer alguns dos principais exemplos no mercado. Boa leitura!

O que é um robô de investimento?

Os robôs de investimento são algoritmos e softwares de uma plataforma online que funcionam seguindo uma série de normas e configurações.

Ou seja, é um programa de computador que, ao analisar o perfil do investidor, consegue estabelecer as melhores operações que podem ser feitas, sem deixar de lado os objetivos a serem alcançados.

Entender o que é robô de investimento é uma boa solução, principalmente para quem tem pouco tempo para analisar o mercado de ações, mas não quer deixar de investir. Eles efetuam a compra e a venda de ativos, com operações que trazem um maior balanceamento à carteira.

< Veja também: Como organizar sua vida para começar a investir />

Como funciona um robô de investimentos?

Agora que você já sabe o que é um robô de investimento, deve estar pensando como ele funciona, certo? 

Como falamos, os programas e softwares identificam as tendências do mercado, isto é, possuem uma função parecida com a de assessores ao indicar os riscos e as melhores opções de investimento. Mas como isso é feito?

Primeiramente, a pessoa que escolhe investir por um robô de investimento deve preencher um questionário respondendo diferentes questões. Entre elas, o nível de risco que está disposto a correr e os seus objetivos (para avaliar se investimentos de curto, médio ou longo prazo valem mais a pena).

Além disso, é importante entender que existem dois tipos de robôs de investimento.

  • Robô advisor: é um serviço de alinhamento, balanceamento e planejamento de investimentos automatizados. Funciona como se fosse um consultor, sugerindo como alocar seus recursos para ter determinado retorno dentro de um período.
  • Robô trader: como o nome sugere, atua como um trader, sendo conhecido também como algotrading (algorithmic trading). Ele negocia ativos financeiros de forma automatizada, atuando na compra e venda de ações.

O que faz um robô de investimento?

Para simplificar essas questões e entender o que é um robô de investimento, podemos analisar quais processos eles são responsáveis por fazer:

  • análise e escolha do investimento;
  • monitoramento de desempenho e dos resultados;
  • resgate de aplicações.

Em paralelo, a ferramenta é configurada de acordo com inúmeras preferências e regras estabelecidas pelo investidor, como:

Por mais que seja uma plataforma investindo seu dinheiro, para que as estratégias sejam bem-sucedidas e seguras, elas devem responder a inúmeros parâmetros em sua configuração

Essa questão já é uma resposta à pergunta se um robô trader ou advisor vale a pena, correto?

Contudo, é necessário ter atenção: mesmo o robô de investimento sendo confiável, é fundamental ter um conhecimento básico sobre o mundo dos investimentos e como funciona a bolsa de valores.

Para saber mais sobre este assunto, confira um guia que preparamos falando sobre os principais conceitos que você precisa conhecer para começar a investir na bolsa.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Robô de investimento é confiável? Vantagens e riscos

Mas agora que você já sabe o que é um robô de investimento, vamos falar sobre as suas principais vantagens.

O primeiro ponto a ser levantado é que, com os robôs de investimento, todo o processo é feito de forma digital, sem o contato com outras pessoas. 

Economia de tempo

Como falamos, os robôs de investimento são muito utilizados por quem não dispõe de muitas horas para ficar analisando as mudanças do mercado, para então decidir as melhores aplicações a serem feitas.

Tudo isso porque a ferramenta funciona de forma autônoma, sem precisar acompanhar tudo o que ela faz, o que nos leva ao próximo benefício.

Automatização do processo

Por serem máquinas, os robôs traders possuem uma vantagem em relação aos humanos: a rapidez

A propósito, eles permitem testar inúmeras combinações de indicadores para verificar as estratégias com maior probabilidade estatística de gerarem bons retornos.

< Veja mais: 9 principais indicadores financeiros para investimento: o que são + importância />

Segurança do investimento

Apesar de não ter garantia de lucros, como em qualquer investimento em renda variável, os robôs aumentam as chances de boas transações, especialmente por conta da ausência do fator emocional.

Ao entender o que é e como funciona o robô de investimento, vemos que ele está programado para tomar as melhores decisões baseadas no perfil, sem ser influenciado por vieses comportamentais e emocionais.

Mas, como toda estratégia em investimentos possui também seus riscos, vamos falar sobre as principais desvantagens de usar um robô.

Possibilidade de erros

Devemos lembrar que os robôs de investimentos não são perfeitos e, por dependerem que os algoritmos funcionem corretamente, além de uma boa base de dados, algumas vezes podem ocorrer investimentos que não sejam tão vantajosos.

No caso, uma boa dica é não fazer negociações manuais na mesma conta em que utilizar o robô de investimento. Isso pode levar a plataforma a realizar transações não desejadas.

Carteiras pouco arrojadas

Alguns dos robôs permitem um investimento máximo em renda variável, o que pode ser uma dificuldade no momento de diversificar a carteira. E sabemos como isso é importante para diminuir os riscos e aumentar o potencial de ganhos.

Até aqui, já abordamos o que é robô de investimento e como funciona, além de seus tipos, vantagens e riscos. Agora, vamos aos exemplos práticos!

Quais os melhores robôs de investimentos? 4 exemplos

Não adianta saber o que é robô de investimento se não falarmos sobre as principais opções que existem no mercado atualmente, certo? 

Antes, confira essa dica: provavelmente, nenhum investidor grande coloca todos seus recursos em uma única estratégia ou em um único robô. A diversificação de carteiras está aí para provar que essa é a melhor alternativa.

No caso dos robôs, a lógica é igual. Até mesmo porque, como você viu, não é recomendado fazer operações na mesma conta em que o robô atua. Essa é uma oportunidade para diversificar ou, até mesmo, ter mais de um robô de investimento.

Mas, para isso, é necessário conhecer os principais exemplos de robôs de investimentos. Confira essa lista que separamos para você.

Alkanza da Rico

Por meio de algoritmos, o Alkanza analisa quase que instantaneamente as melhores opções de investimento, de acordo com o seu perfil e objetivo como investidor.

Ele faz uma gestão com balanceamento automatizado, por um custo baixo, garantindo a diversificação na medida certa, com a segurança de investir com uma das maiores corretoras do Brasil.

Confira o passo a passo para utilizar o robô Alkanza:

  • responda algumas perguntas sobre o seu objetivo, perfil e principais metas;
  • os robôs avaliam os ativos e montam uma carteira personalizada para você;
  • em poucos cliques, você consegue implementar a sua carteira na Rico;
  • em seguida, os investimentos são realizados automaticamente.

< Leia também: Melhor corretora para iniciantes e pequenos investidores: como escolher a sua? />

SmarttBot

A SmarttBot  é uma plataforma completa para configuração, execução e acompanhamento de estratégias de investimento automatizadas. Seu foco são robôs traders, que atuam diretamente na Bolsa do Brasil, negociando qualquer ativo.

O diferencial é que, ao criar a sua conta, você pode cadastrar a sua corretora de preferência. A partir de então, basta escolher suas estratégias e os robôs começam a operar.

Algumas das principais corretoras parceiras são:

  • XP Investimentos;
  • Clear Corretora;
  • BTG Pactual;
  • Inter;
  • entre outras.

Warren

A Warren é uma empresa norte-americana que atua no Brasil desde 2016. Um de seus produtos é o robô advisor, que, assim como no exemplo da Rico, ao analisar o perfil do investidor, consegue sugerir os melhores investimentos.

Banco do Brasil

Uma das maiores instituições da América Latina e o banco mais antigo do país, o Banco do Brasil possui diferentes produtos na área de investimentos. Um dos seus principais serviços é o seu robô advisor.

O Robô Advisor BB cruza informações sobre você e seus objetivos com as tendências do mercado para te sugerir uma carteira de investimentos personalizada.

Afinal, vale a pena investir com robôs?

Agora que já falamos sobre o que é um robô de investimento, como funciona, além das principais vantagens e desvantagens de utilizá-lo, fica a dúvida: afinal, vale a pena ou não?

Tudo depende dos seus objetivos, da confiança em um trader ou corretora específica e, ainda, do tempo que você tem disponível.

Como falamos, ter um conhecimento básico sobre como funciona a bolsa de valores é fundamental para investir com segurança, mesmo com os robôs.

Por isso, é fundamental entender desde o que é robô de investimento até a dinâmica do mercado financeiro. Conhecimento nunca é demais, sobretudo quando falamos do nosso dinheiro.

Pensando nisso, a XP Educação dispõe da Multi+: com uma única assinatura, você tem acesso a inúmeras oportunidades. O que isso significa?

Dentro de uma plataforma digital, você consegue conferir diversos cursos, bootcamps, aulas interativas e conteúdos didáticos diferenciados, com o objetivo de ampliar seu repertório e te ajudar a fazer as melhores escolhas.

Confira alguns dos principais conteúdos!

Você não vai perder essa oportunidade, não é mesmo? Vá além de entender o que é um robô de investimentos para buscar a sua independência financeira. Seja Multi+!

Continue Aprendendo

spot_img