O que é taxa Selic Over? Como ela afeta os investimentos?

Dia após dia, somos impactados pela montanha russa de altos e baixos da Selic, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos um post para explicar o que é a taxa Selic Over e qual é o seu reflexo na economia, sob a perspectiva dos investidores.

Para tal, vale relembrar o conceito da taxa Selic, que é a famosa taxa básica de juros do Brasil. Por ser um instrumento da política monetária, o Banco Central pode aumentá-la ou diminuí-la, a fim de estabilizar os preços e buscar o controle da inflação.

Por isso, antes de saber o que é a taxa Selic Over, vamos abrir um parêntese para falar de macroeconomia. Neste vídeo da Xpeed School, explicamos o impacto de diversos indicadores macroeconômicos na remuneração dos investimentos.

Por que é importante saber o que é a taxa Selic Over?

Compreender o que é a taxa Selic Over faz a diferença na hora do seu planejamento financeiro. Afinal, o conceito tem tudo a ver com a aplicação prática da taxa básica de juros do país. 

E aqui vai um spoiler: a Selic Over é o número real da taxa Selic, isto é, aquilo que é praticado pelo mercado. Logo, ela afeta tanto o retorno dos investimentos, quanto os juros cobrados em empréstimos e financiamentos.

Como surgiu a taxa Selic?

A taxa Selic foi criada pelo Banco Central (Bacen) em parceria com a Anbima (ex-Andima). Desde 1979, o propósito é conferir mais segurança e transparência ao processo de negociação dos títulos públicos federais (TPF).

Atualmente, a meta da taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), a cada 45 dias. Dessa maneira, pode-se regular a liquidez da nossa economia, de modo que o dinheiro continue circulando.  

Para controlar a inflação e garantir a estabilidade de preços, o Comitê considera vários fatores. E isso vai desde a análise da situação econômica, até as projeções para os próximos meses, com base em questões internas e externas.

O que é taxa Selic Over - Copom

Fonte: Bacen

Na prática, o que é a taxa Selic Over (overnight) e a taxa Selic Meta?

A Selic Meta é fixada pelo governo, por intermédio do Copom, para regular a quantidade de dinheiro circulando. Já a Selic Over representa o que acontece na prática no mercado, visto que ela traz a média das operações efetuadas pelas instituições financeiras. 

Todo dia, os bancos fazem empréstimos entre si para manter o caixa em ordem e cumprir a legislação. Para isso, as transações são lastreadas por títulos públicos, tendo a Selic como parâmetro dessa negociação overnight. 

Aliás, a nomenclatura “overnight” remete às operações que são feitas “de um dia para o outro”. Sabia disso?

Banner com CTA para e-book Educação Financeira primeiros passos

Mas onde é gerada a taxa Selic Over?

Por acaso, você sabe a diferença entre a taxa Selic e a infraestrutura do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia? Pois bem, esse é o ponto-chave para não apenas entender o que é taxa Selic Over, mas também descobrir onde ela é gerada.

  • taxa Selic: é a taxa básica de juros, que serve para balizar a economia nacional. Seja em viés de alta ou baixa, ela certamente impacta no nosso bolso. Falando nisso, não deixe de ler o post sobre os investimentos que protegem da inflação;
  • infraestrutura Selic: esse é o sistema eletrônico que efetiva a custódia e o registro das transações. Por sinal, aqui acontece a negociação da maior parte dos títulos que são emitidos pelo Tesouro Nacional.

Basicamente, a Selic Over é gerada dentro deste sistema em que ocorre a negociação dos títulos. Em linhas gerais, trata-se de um ambiente digital que possibilita a ponderação da taxa média cobrada entre as operações realizadas entre os bancos.

Como descobrir a taxa Selic hoje?

A base histórica da Selic pode ser consultada diretamente no portal do Bacen. Por ser uma informação de interesse público, é possível verificar a meta do Copom e a evolução da Selic.

Para facilitar, veja um exemplo da tabela disponível no site Banco Central, com o contexto dos dados: 

O que é taxa Selic Over - BC

  • na 239ª reunião do Copom, a meta foi fixada em 4,25% ao ano, mas a Selic Over ficou em 4,15%;
  • já na 240ª reunião desse Comitê, a meta era de 5,25%. Contudo, a média da Selic  foi calculada em 5,15%; 
  • e, após o término da vigência da meta definida na 241ª reunião do Copom, saberemos quanto ficará a Selic Over. 

Em outras palavras, a Selic Over mostra a execução prática da nossa taxa básica de juros. Ou seja, ela traz a média de todas as operações que utilizam a Selic como parâmetro.

De um lado, temos o que foi fixado pelo governo na tentativa de influenciar o mercado, já que isso não acontece por decreto. E, de outro lado, temos o que realmente aconteceu.

Resumindo: depois de calcular a média das transações feitas entre os bancos, o resultado é a Selic Over

Em contrapartida, cuidado para não confundir esse conceito com um indicador importante dos investimentos. A seguir, falaremos mais sobre isso, ok? 

Mas o que é a taxa Selic Over em relação ao CDI?

Para consolidar o entendimento do que é a taxa Selic Over, vale a pena diferenciá-la do CDI. Por falar nisso, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) representa um título de curtíssimo prazo, que é emitido pelos bancos.  

Em princípio, os conceitos de Selic e CDI são bem parecidos. Entretanto, suas funções são distintas, assim como o lastro (a popular “garantia”) e outros pontos-chave. Para simplificar, confira um infográfico preparado pelo Yubb:

O que é taxa Selic Over - CDI

Por exemplo, se você pretende contratar uma LCA pós-fixada, ela pode ser indexada pelo CDI. Afinal, o rendimento mais comum da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) tem como base o Certificado de Depósito Interbancário. 

Mas isso não quer dizer que a Selic seja deixada de lado, pois ela influencia o CDI (e todas as outras taxas do país). Justamente por isso, entender o que é taxa Selic Over pode otimizar o retorno dos seus investimentos.

E, se você quer entender melhor os efeitos do cenário econômico, a dica de ouro é investir em conhecimento. Para fazer isso acontecer, recomendamos um curso online que te ajuda a tomar decisões mais assertivas para resguardar seu patrimônio. Vamos lá?

Continue Aprendendo

spot_img