O que é trading e trader? Entenda a diferença e como funciona

A possibilidade de operar na bolsa e obter bons lucros em pouco tempo chama a atenção de muita gente. Afinal, o que é trading e trader?

Uma das primeiras constatações que qualquer pessoa faz ao começar a estudar o mercado financeiro é que há diversas modalidades de investimento. Assim, podemos dizer que entender o que é trading e trader é um dos caminhos possíveis.

O trade se destaca justamente pelo seu alto potencial de ganhos. Contudo, envolve certos riscos, por isso requer estudo e prática para gerar bons resultados.

Para te ajudar a desbravar este universo repleto de possibilidades, neste post explicamos qual a diferença entre trader e trading, o que significam esses termos e quais as vantagens e riscos inerentes a esse tipo de investimento.

O que é trading e trader? Qual a diferença?

O mercado financeiro está repleto de termos semelhantes, que podem ser um tanto confusos para os iniciantes. Mas não se preocupe, pois estamos aqui para te ajudar em sua jornada de aprendizado. Então, vamos por partes.

O que é trading?

Trading é o nome dado para as operações de compra e venda de ativos no mercado financeiro, que normalmente ocorrem na bolsa de valores.

A ideia do trading é simples: aproveitar a volatilidade do mercado para gerar lucro. Para isso, funciona da seguinte forma: o operador compra determinada ação a um preço x e, em seguida, vende por um preço mais alto, lucrando a diferença.

Essas negociações podem ser realizadas com diversos tipos de ativos, como ações, minicontratos e criptomoedas. Geralmente tais operações se dão no curto prazo, por isso devem ser feitas com ativos de alta liquidez.

É importante destacar que há vários tipos de estratégias, o que faz com que essa prática se aplique a diferentes perfis de investidor. Conheça as principais:

  1. scalping trade – caracteriza-se pela compra e venda de ativos em um curtíssimo período de tempo, no intervalo de segundos ou minutos;
  2. day trade – provavelmente a mais famosa modalidade de trading entre os traders. Nela, o espaço entre as operações é um pouco maior, variando entre minutos ou horas, mas sempre fechando a posição no mesmo pregão;
  3. swing trade – aqui, a compra e venda nunca ocorre no mesmo pregão e os investidores podem manter a posição por dias ou semanas;
  4. position trade – trata-se de uma estratégia de longo prazo, na qual mantém-se a posse dos ativos por meses ou anos, aguardando sua valorização para só então realizar o lucro;
  5. buy and hold trade – se diferencia das demais, uma vez que a compra do ativo não se dá com a intenção de lucrar com a venda, mas sim com o recebimento de proventos, ou seja, dividendos.

< Quer saber mais sobre cada uma delas? Então, leia este post: Conheça os principais tipos de trading e descubra qual se encaixa no seu perfil />

Quem é o trader?

Agora que você sabe o que é trading, fica fácil compreender o conceito de trader.

Trader é como chamamos o investidor que realiza operações de trading.

Seu objetivo é aproveitar a volatilidade do mercado para obter ganhos financeiros, realizando compra e venda de ações ou outros ativos negociados em bolsa.

O que faz um trader? Como ele atua?

Para encontrar boas oportunidades de lucro, esse tipo de investidor precisa fazer uma boa leitura de mercado e se manter atualizado sobre acontecimentos que podem interferir na cotação dos ativos.

Quanto mais bem fundamentadas forem as suas decisões, maior será a segurança em suas ações, o que aumenta as chances de ganho. Entretanto, é preciso prática.

Por isso, é indicado que, antes de fazer trading, os traders iniciantes treinem em simuladores, a fim de adquirir experiência sem colocar seu caixa em risco.

Uma das principais estratégias para isso é a análise gráfica, que basicamente indica o melhor momento para entrar e sair de um ativo.

Além de seguir as estratégias mencionadas anteriormente, o trader pode atuar de duas formas. São elas:

Trading manual

Como o nome sugere, o trading manual é o realizado pelo investidor manualmente.

Ou seja, é o próprio trader quem envia as ordens de compra e venda pelo home broker de sua corretora. Logo, exige muito conhecimento e leitura acerca do mercado, a fim de identificar e aproveitar boas oportunidades.

Trading automático

Já o trading automático é feito por meio de robôs.

Neste caso, o papel do trader é configurar o sistema, com objetivo de automatizar as negociações de acordo com sua estratégia de operação.

< Saiba mais em: O que é um robô de investimento? Quais as principais vantagens e riscos? />

Quem pode ser trader?

Muitos se perguntam se para atuar com trading é necessário ter alguma formação específica, e a verdade é que não.

Porém, isso não significa que não é preciso ter conhecimento. Pelo contrário! Não é só chegar na bolsa e ficar rico do dia para a noite. 

É importante enfatizar que o sucesso nesta área requer muito estudo. É preciso entender os principais conceitos de economia e conhecer todos os fatores que podem influenciar os preços dos ativos negociados em bolsa.

< Está iniciando a sua jornada no trading? Então, confira este post: Guia de Day Trade para iniciantes: 7 etapas que você deve conhecer />

Qual a importância do trading e suas vantagens?

A figura do trader é essencial ao funcionamento do mercado, pois ele é responsável por “precificar” os ativos no curto prazo, além de lhes conferir liquidez.

Com isso em mente, alguns fatores potencializaram, e muito, os ganhos deste profissional, tais como:

  • aumento da volatilidade dos ativos no Brasil nos últimos anos;
  • evolução das ferramentas utilizadas;
  • criação de novos produtos.

Isso tudo contribui para fortalecer ainda mais essa carreira do mercado financeiro, que conta com vantagens como:

  • alavancagem com risco controlado;
  • alta liquidez;
  • oportunidade de operar 24 horas em determinados mercados;
  • possibilidade de resultados rápidos.

< Veja também: Qual a diferença entre trader e investidor? Confira 4 aspectos no comportamento de cada um />

Como o emocional afeta os resultados no trading?

O trader, antes de ser um investidor, é um ser humano. Logo, está sujeito às emoções como qualquer pessoa. E, cá entre nós, conhecemos bem os efeitos que elas têm em nossas vidas, sobretudo em situações extremas. 

Assim como o potencial de ganhos com algumas estratégias de trading é alto, o risco de perda segue a mesma proporção. E isso mexe com nosso psicológico.

Portanto, desenvolver um bom controle emocional é fundamental para se manter nos eixos e fazer boas escolhas ao operar. Além disso, é preciso muito estudo, treino e disciplina para adquirir experiência e segurança.

Você já pensou em atuar como trader?

O trading é mais uma entre as várias modalidades de investimento que o mercado financeiro proporciona. 

Quando bem utilizada, pode gerar ótimos lucros. Contudo, é sempre importante considerar os riscos envolvidos, além de respeitar seu perfil de investidor.

Só adquire experiência quem estuda e pratica, e nós podemos te ajudar a dar os primeiros passos nesta jornada. Confira nossos cursos focados em trading:

Quer ter mais vantagens? Conheça o XPE Multi+, uma plataforma de cursos focada em aprendizado contínuo. Com apenas uma assinatura você tem acesso a dezenas de cursos em diversas áreas. Acesse agora e ganhe 15 dias grátis para testar!

Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhar com seus amigos? Assim, todos ficam sabendo o que é trading e trader, qual a diferença entre esses termos e como essa estratégia de investimento funciona na prática.

Continue Aprendendo

spot_img