blog >>> Investimentos

O que é um trader? Por que o mercado de investimentos precisa deste profissional?

por Redação Xpeed 30/12/2021

Você sabe o que é um trader? O termo parece recente, pouco explorado, mas, na realidade, não é bem assim, uma vez que este profissional está há anos no mercado trazendo bons resultados para quem inicia ou já é investidor consolidado.

Na prática, este especialista movimenta os investimentos durante a compra e na venda, na alta e na baixa, usando o próprio conhecimento para diminuir os riscos e elevar a possibilidade de ganhos em curto espaço de tempo.

E o melhor: para ser um trader, não há necessidade de ter uma profissão específica, e sim ter conhecimento em algumas áreas para obter sucesso, o que veremos ao longo deste artigo. 

Portanto, se você deseja investir no mercado, vamos explicar todos os detalhes: o que faz um trader, categorias, vantagens, e muito mais. Acompanhe a gente!

O que é um trader?

Trader é um investidor do mercado financeiro cujo objetivo é buscar dinheiro com operações de curto prazo, ou seja, que duram de minutos até dois a três dias.

Basicamente ele se beneficia com ganhos ao realizar compra e venda de ações ou de outros ativos negociados na bolsa de valores.

O trader se torna um instrumento essencial para a expansão do mercado de investimentos, pois é ele quem ajuda a definir o preço dos ativos, além de possibilitar a liquidez para o investidor.

Junto ao profissionalismo, o manuseio das novas ferramentas tecnológicas, mais ágeis e duradouras, contribui para elevar a importância do trader no mundo dos investimentos. 

Qual é a formação de um trader?

Um trader não precisa ter uma profissão específica, ele pode ser um advogado, engenheiro, professor, economista, bancário, ou outra especialização. O importante é entender os conceitos de economia e como se comportam os preços dos ativos negociados na B3.

Logo, um trader deve dominar técnicas de contabilidade e de economia para lidar com estratégias numéricas. Esse conhecimento potencializa as chances de sucesso de sua atuação. 

>> Leia também: Consultor de Investimentos: saiba como ser um consultor CVM

O que é trading?

Trading é a modalidade de investimento na qual o trader opera. As negociações de trading ocorrem de forma online, por meio do home broker, plataforma onde são realizadas todas as operações.

Sendo assim, lembre-se de que:

  • Trade: troca entre duas organizações, o que significa a compra e venda de ativos;
  • Trading: ato de operar em curto prazo por meio de uma plataforma online;
  • Trader: profissional que trabalha em uma plataforma de trade, equilibrando a compra e venda de ativos.

Quais são os tipos de trade?

Day Trade e Scalper Trade

Esses tipos de mercados são os mais arriscados que precisam de agilidade e conhecimento técnico para lidar com os ativos.

O Scalper Trade é uma modalidade de negociação de curtíssimo prazo, em que os ativos adquiridos são encerrados em minutos ou poucas horas. O Day Trade, como já diz o nome, é “dia”, o que considera uma operação de compra e venda no mesmo pregão.

Por conta do prazo apertado, esse tipo de trader faz mais negociações operando com valores consideráveis para o pagamento das taxas de corretagens. Isso significa que operar day trade com apenas R$500 ou R$1000 dificilmente vai gerar bons rendimentos, pois é importante diversificar investimentos para controlar possíveis riscos.

A rapidez desse tipo de operação faz com que o foco dos traders esteja na cotação e nos gráficos do mercado, e não nas informações sobre as empresas.

Embora relevante para conhecer a qualidade da organização, é o elemento menos preocupante durante o processo de negociações. Por essa razão, o trader utiliza a análise gráfica como modo de leitura e compreensão do mercado.

Swing Trader

O swing trader é o negociador que conquista um ativo e encerra sua posição em pregões diferentes. Por essa razão, ele geralmente faz menos trades do que o day e o scalper trade.

A grande vantagem é que nesse tipo de operação ele usa a análise técnica e a fundamentalista para ler as empresas conforme as características e resultados do negócio. Isto é, um movimento que lhe possibilita um pouco mais tempo e de informações.

Position trader

Este é o investidor que compra ações e as segura por vários anos. Por isso, ele não se importa tanto com a oscilação dos gráficos, já que ele ganha dinheiro pelo pagamento dos dividendos da empresa, e não pela venda de papéis.

Qual é a média salarial de um trader?

Quem deseja ser um trader não pode se basear no salário de um ou outro profissional, pois a faixa depende do tipo de investidor, o que consideramos moderado ou agressivo.

O moderado é quem corre menos riscos e detém de uma rentabilidade, em média, de 2% ao mês. Já os categorizados arrojados podem conquistar ganhos de até 10% mensais.

Neste vídeo você vai saber como ser um investidor de sucesso.

Como ser um trader eficiente?

Agora que você já sabe o que é um trader e quais são suas funções no ramo de investimentos, por que não se aprofundar no tema e se tornar um profissional requisitado no mercado?

Nós oferecemos a Escola de Trading, um amplo nível de cursos para você dominar as técnicas, conhecer a lógica por trás dos ativos e da bolsa de valores, fazer minicontratos, e muito mais. Não perca tempo e comece agora!

E não é só isso!

Para ajudá-lo a partir de agora, desenvolvemos o Guia da Bolsa para Investidores, com conceitos fundamentais para você ingressar no mundo dos investimentos. Clique agora mesmo no banner abaixo e faça o download. É Grátis!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

 

Redação Xpeed

>>> Newsletter

Informações, novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.