Entenda o que é trader e descubra a importância desse profissional

Conheça o trader: especialista responsável pela movimentação de investimentos e análise de potencial de ganhos na bolsa de valores. 

Você sabe o que é trader? O termo parece recente, pouco explorado, mas, na realidade, não é bem assim, uma vez que este profissional está há anos no mercado trazendo bons resultados tanto para o investidor iniciante como para o experiente.  

Na prática, este especialista movimenta as aplicações durante a compra e a venda de ações e outros produtos na bolsa de valores, na alta e na baixa. Para tanto, ele usa o próprio conhecimento para diminuir os riscos e elevar a possibilidade de ganhos em curto espaço de tempo.

E o melhor: para ser um trader, não há necessidade de ter uma profissão específica. É importante ter conhecimento em algumas áreas para obter sucesso, o que veremos ao longo deste artigo. 

Portanto, se você deseja entender melhor o assunto, vamos explicar todos os detalhes: o que é um trader, o que faz trader, categorias, vantagens, e muito mais. Acompanhe a gente!

O que é trading?

Trading é a modalidade de investimento na qual o trader opera. As negociações de trading ocorrem de forma online, por meio do home broker, plataforma onde são realizadas todas as operações.

Sendo assim, lembre-se de que:

  • Trade: troca entre duas organizações, o que significa a compra e venda de ativos;
  • Trading: ato de operar em curto prazo por meio de uma plataforma online;
  • Trader: profissional que trabalha em uma plataforma de trade, equilibrando a compra e venda de ativos.

O que é trader?

Trader é um investidor do mercado financeiro cujo objetivo é buscar dinheiro com operações de curto prazo, ou seja, que duram de minutos até dois a três dias. 

Ele é a pessoa que executa uma estratégia de investimentos de curto prazo que tem como objetivo a especulação do preço de ativos na bolsa de valores.

O trader é uma figura essencial para a expansão do mercado de investimentos. Isso porque é ele quem ajuda a desenvolver planos de ação para definir o preço dos ativos, além de possibilitar a liquidez para o investidor.

Os insights para desenvolver esse plano de ação são obtidos a partir de uma análise técnica de gráficos que demarcam a variação de preços em um determinado tempo. Em geral, a estratégia pode ser executada segundos dois princípios: o day trade ou o swing trade.

Enquanto o primeiro reflete as operações de compra e venda efetuadas no intervalo de um dia ou de algumas horas, a segunda consiste em estratégias previstas para serem concluídas em períodos um pouco maiores, como dias ou semanas.

Nesse sentido, o trader é o investidor que atua no mercado financeiro segundo essa metodologia de curto prazo. Ele pode agir tanto de forma autônoma, como contratado por uma empresa.

Quando ligado a uma empresa, ele pode atuar em setores e funções diversas, como:

  • desenvolvimento de projetos para transações comerciais;
  • compra e venda;
  • análise de tendências de mercado;
  • importações e exportações, entre outras.

Para executar suas funções, ele precisa de ferramentas específicas, como o Metatrader. Assim, ele negocia, em tempo real, ativos diversos, como ações, derivativos, moedas estrangeiras, criptomoedas, etc.

O que é ser trader? Entenda a função do profissional

A principal função do trader é conquistar pequenos lucros em transações de duração reduzida. Dessa forma, o total de remuneração que um profissional da área fizer de forma autônoma deve ser calculada de acordo com os pequenos ganhos que ele conquista de pouco a pouco.

Como as operações ficam posicionadas em um intervalo curtíssimo, fica inviável fazer uma análise fundamentalista (ferramenta de avaliação que considera o histórico de uma empresa, a situação financeira e econômica a fim de determinar o valor de suas ações e suas expectativas para o futuro) para dar embasamento às escolhas estratégicas. 

Afinal de contas, essa avaliação de ativos, por meio de seus fundamentos, espelha mais uma variação no longo prazo, pois diz respeito a aspectos e a valores materiais da(s) organização(ões) por trás de cada uma das ações.

Portanto, para lidar com essas situações de curto prazo, o trader utiliza a análise técnica. Logo,  avalia apenas as tendências de variação gráfica baseada em históricos e em rompimentos de topos e fundos dos preços.

Por trabalhar com maior volatilidade, o trader fica exposto a riscos maiores. Entretanto, a possibilidade de obter um retorno mais rápido (até diário) é muito atrativa para diversos investidores de perfil mais arrojado.

Quais são os tipos de trade?

A seguir, você conhece os principais tipos de trade e quais as características de cada operação. Também mostramos como o trader atua em cada uma delas. 

1- Day Trade e Scalper Trade

O Scalper Trade é uma modalidade de negociação de curtíssimo prazo, em que os ativos adquiridos são encerrados em minutos ou poucas horas. O Day Trade, como já diz o nome, é “dia”, ou seja, considera uma operação de compra e venda no mesmo pregão.

Por conta do prazo apertado, esse tipo de trader negocia mais operando com valores consideráveis para o pagamento das taxas de corretagens. 

Isso significa que operar day trade com apenas R$500 ou R$1000 dificilmente vai gerar bons rendimentos. Por isso,  é importante diversificar investimentos para controlar possíveis riscos.

A rapidez desse tipo de operação faz com que o foco dos traders esteja na cotação e nos gráficos do mercado, e não nas informações sobre as empresas.

Embora relevante para conhecer a qualidade da organização, é o elemento menos preocupante durante o processo de negociações. Por essa razão, o trader utiliza a análise gráfica como modo de leitura e compreensão do mercado.

2- Swing Trade

O Swing Trade, como pontuamos anteriormente, é uma metodologia de negociação baseada na estruturação de posições a partir da percepção de tendências. Essas, por sua vez, são obtidas a partir da leitura diária de gráficos. 

Por conta desta característica, a conclusão do processo pode ser mais longa, demorando de dias a semanas.

Nesse sentido, o swing trader é o negociador que conquista um ativo e encerra sua posição em pregões diferentes. Por essa razão, ele geralmente faz menos trades do que o day e o scalper trade.

A grande vantagem é que, nesse tipo de operação, ele usa a análise técnica e a fundamentalista para ler as empresas conforme as características e resultados do negócio. Isto é, um movimento que lhe possibilita um pouco mais de tempo e de informações.

3- Position trade

Position trade, por sua vez, é uma modalidade de investimento baseada na compra de ativos no longo prazo. Neste caso, a expectativa é  que os papéis se valorizem com o passar do tempo.

O position trader, neste contexto, é personificado pelo investidor que compra ações e as segura por vários anos. Por isso, ele não se importa tanto com a oscilação dos gráficos, já que ele ganha dinheiro pelo pagamento dos dividendos da empresa, e não pela venda de papéis.

Qual é a formação de um trader?

Agora que você já sabe o que é trader, é importante compreender como os profissionais da área se formam. 

Um trader não precisa ter uma profissão específica, ele pode ser um advogado, engenheiro, professor, economista, bancário, ou outra especialização. O importante é entender os conceitos de economia e como se comportam os preços dos ativos negociados na B3.

Logo, um trader deve dominar técnicas de contabilidade e de economia para lidar com estratégias numéricas. Esse conhecimento potencializa as chances de sucesso de sua atuação. 

< Leia também: Consultor de Investimentos: saiba como ser um consultor CVM />

Vale a pena ser um trader profissional?

Dentre as principais vantagens de ser um trader profissional, podemos enumerar:

  • trabalhar de forma autônoma e sem sair de casa;
  • liberdade para definir uma média salarial de acordo os valores dos aportes e tempo de dedicação;
  • possibilidade de retorno no curto prazo.

As desvantagens, por sua vez, ficam por conta da exposição a riscos de perdas em algumas operações. Entretanto, adquirindo o conhecimento necessário e tendo a disciplina e a força psicológica necessárias para executar sua estratégia, fica mais fácil reverter possíveis prejuízos rapidamente..

Em todo caso, é fundamental avaliar seu perfil de investidor e determinar seus objetivos a longo prazo. Obviamente, ser trader não é indicado para investidores mais conservadores, por exemplo.

Qual é a média salarial de um trader?

Quem deseja ser um trader não pode se basear no salário de um ou outro profissional, pois a faixa depende do tipo de investidor, o que consideramos moderado ou agressivo.

O moderado é quem corre menos riscos e detém de uma rentabilidade, em média, de 2% ao mês. Já os categorizados arrojados podem conquistar ganhos de até 10% mensais.

Dê o play no vídeo abaixo, saiba como gerenciar sua renda e torne-se um investidor de sucesso!

Como estudar para ser trader?

Agora que você entendeu o que é e quais as atribuições do profissional, deve estar se perguntando: como estudar para ser trader? 

Primeiramente, vale salientar que essa profissão pode ser exercida de forma autônoma. Não há nenhuma exigência formal para especular com ativos e obter lucro.

Porém, caso você queira ser contratado por alguma companhia, ela pode exigir algumas certificações e experiência prévia que comprovem suas habilidades para o cargo.

Em todo caso, apesar de não haver uma graduação ou certificação oficial para essa atividade, investir em conhecimento qualificado é essencial para quem quer se tornar um trader profissional.

Afinal, a atividade cobra um contínuo aprendizado sobre manipulação de ferramentas de mercado, além do estudo constante de variações do cenário econômico e dos melhores indicadores e métricas para entender o mercado financeiro.

Se você está pronto para começar a construir seu futuro, nós podemos te ajudar a dar o primeiro passo. Na XPE Multi+, plataforma de ensino da XP Educação, você encontra um ecossistema digital de aprendizado contínuo para se desenvolver no contexto da nova economia digital.

Que tal começar hoje mesmo a aprender mais sobre trading? Nossa indicação é o curso de Trading para Iniciantes. São 8 horas de duração e módulos inteiramente online, com tudo o que você precisa saber para construir a sua base de conhecimento sobre o mundo das negociações de ações. 

Tudo pronto para alcançar um universo de possibilidades com apenas um clique? 

ASSINE MULTI+ 

Continue Aprendendo

spot_img