Você sabe onde investir na crise? Veja as melhores oportunidades

Um dos principais fatores para ter bons retornos no mundo dos investimentos é saber a hora certa para fazer as suas movimentações. Embora seja difícil identificar esses momentos, é possível dizer que, ao aproveitar as baixas de mercado, você conseguirá se aproveitar de ativos que podem estar descontados. Mas onde investir na crise? É possível confiar em investimentos nesses momentos?

Essa é uma das principais dúvidas de quem está começando no mercado financeiro, sobretudo porque há um receio de investir em algo que possa desvalorizar ainda mais. Mas será que essa é a atitude mais adequada, especialmente quando falamos de longo prazo?

Neste artigo você encontrará informações sobre oportunidades de investimentos nesses períodos, além de dicas para ter mais segurança em sua carteira. Aproveite o texto e boa leitura.  

Existe oportunidade de investimentos numa crise?

A resposta para essa pergunta é: sim, existe. O mercado oferece muitas opções para quem deseja investir, mesmo em cenários onde as circunstâncias não estão favoráveis.

O pulo do gato está em aproveitar a oportunidade certa e saber avaliar os riscos que uma aplicação pode trazer. É por isso que diversificar investimentos é essencial em qualquer carteira. Fazendo dessa forma, o investidor garante uma proteção maior dos recursos. 

Há investimentos que, mesmo em cenários de crise, garantem uma rentabilidade satisfatória com riscos mais baixos. Nesse caso, é interessante analisar todas as alternativas e ver qual delas têm uma liquidez compatível com o que você deseja. 

>>> Começar a investir não é uma tarefa fácil. Entender como o mercado funciona e identificar oportunidades requer muito estudo e conhecimento. Sabendo disso, a especialista da Xpeed, Clara Sodré, lista os cinco maiores erros de todo investidor iniciante. Dê o play no vídeo abaixo, confira as dicas e saiba quais são eles: 

O que pode motivar um investidor a investir na crise?

Uma das principais motivações são as oportunidades que essas épocas podem oferecer. Como disse uma das referências brasileiras no assunto, Gustavo Cerbasi, “enquanto alguns lamentam a crise, outros aproveitam as oportunidades e enriquecem”. 

Quando falamos de renda variável, por exemplo, muitas empresas estruturadas acabam perdendo valor de mercado devido à retirada de recursos de investidores estrangeiros. Com isso, o preço dos ativos acaba despencando, mas o valor intrínseco da companhia permanece. Se você confia nos resultados dela a longo prazo, a crise talvez seja uma ótima chance para ter retorno lá na frente.  

Onde investir meu dinheiro na crise?

Toda crise pode ser uma boa oportunidade para quem deseja investir, seja com modelos mais arriscados ou, até mesmo, com aplicações mais seguras. É necessário que, nesses momentos, o investidor tenha calma e faça a avaliação de acordo com seus objetivos. Por isso, o ideal é que você saiba em qual perfil de investidor você se encaixa. 

Separamos a seguir as principais opções disponíveis em tempos de crise e como aproveitar cada uma delas nesses períodos. Vale lembrar que a escolha das aplicações é feita somente por você e que não há garantia sobre retorno, especialmente quando falamos de renda variável. Portanto, avalie os riscos que você está disposto a correr e estude cada uma das alternativas nesses momentos. 

Renda fixa

Esse é o tipo de investimento onde os riscos são menores. Por ter uma segurança maior e uma previsibilidade sobre o rendimento, é possível ter mais tranquilidade na hora de fazer uma aplicação. Além disso, a renda fixa possui uma variedade enorme de tipos de investimento. Os mais comuns são: CDB, Tesouso Direto, LCI, LCA, entre outros. 

Uma das maiores vantagens dessas modalidades é que, a maioria delas, está atrelada às taxas de juros, que geralmente ficam mais altas em tempos de crise. Isso favorece a rentabilidade dessas aplicações, que passam a oferecer maior liquidez ao final dos prazos contratados.

Ações

A renda variável é onde o investidor se expõe mais aos riscos. Apesar disso, se ele montar uma carteira com boas empresas, pode ter um retorno significativo, principalmente quando falamos em estratégia de longo prazo. Historicamente, ainda que esse mercado seja volátil e não tenha como prever a rentabilidade, é o que faz os investidores lucrarem mais. 

Imóveis

Uma alternativa para investir na crise é fazer a compra de imóveis. Além de ser uma opção mais segura para o investidor, com bastante estabilidade, ele possui um potencial de valorização consistente. Isso ocorre por alguns motivos, mas o principal deles é o déficit de habitação no país, ou seja, há uma procura muito grande para a ocupação desses espaços. 

Soma-se a isso o fato de ser um patrimônio pessoal, que está em seu nome e não depende de bancos, como outros tipos de investimento. Ou seja, nesse caso, se em algum momento passarmos por uma crise econômica severa, esse bem não poderá ser congelado pelo governo.

Fundos multimercados

Esse tipo de investimento é uma ótima alternativa para investidores que estão preocupados em diversificar, mas não sabem como fazer ou têm pouco tempo para atuar no mercado. Ao aplicar em um deles, o gestor faz aplicações em muitos tipos de investimentos, como ações, câmbio, renda fixa, entre outros.

Há opções que fazem até mesmo alavancagem no mercado. Essa é uma boa opção para investir na crise, pois ao aplicar em diferentes formatos o investidor tem uma segurança maior dos seus recursos.  

Dicas de como aplicar dinheiro com segurança

Quando falamos de investimentos, é preciso ter um certo conhecimento para não cometer erros e acabar perdendo dinheiro. Para isso não acontecer, você pode seguir alguns passos básicos. O primeiro deles é pensar a longo prazo. É com ele que todo investidor passa por uma crise, ou seja, não se deixe levar pelo momento e pense sempre no seu objetivo. 

O segundo passo, mas que anda lado a lado com o primeiro, é garantir uma reserva de emergência. Apenas com ela você terá segurança para cobrir eventuais gastos em momentos turbulentos. Por último, e não menos importante, você precisa avaliar o contexto do mercado e entender um pouco mais sobre ele. Ao entender o básico você poderá ter uma visão mais estratégica em seus investimentos. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre onde investir na crise, que tal aprimorar ainda mais os seus conhecimentos sobre mercado financeiro? Aqui na Xpeed você encontra uma série de cursos para ajudar na sua jornada. E se você está no começo, faça já sua inscrição em “Primeiros passos no mundo dos investimentos” e aprenda o básico sobre o tema. Clique na imagem abaixo e aproveite:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img