Ordens de compra e venda no mercado de ações: o que são? Quais são os modelos?

Quem deseja começar a investir no mercado de ações provavelmente se depara com inúmeros termos que podem levantar dúvidas. Entre eles, temos a ordem de compra e de vendas. 

Saber a diferença entre os diferentes tipos de ordens pode ajudar a tomar as melhores decisões em relação aos seus investimentos e, com isso, conseguir um retorno financeiro mais positivo.

De maneira simplificada, as ordens funcionam como uma instrução de efetivação de compras e vendas de determinados ativos. São feitas pelos investidores, normalmente para as corretoras. 

Quer saber mais sobre o que é, como funciona e os principais tipos e modelos de ordem de compra e vendas? Continue a leitura!

Ordens de compra e venda de ações

O que é ordem de compra?

Para entender o que é ordem de compra, devemos pensar no serviço que as corretoras oferecem aos investidores. 

Basicamente, as corretoras exercem o papel de uma intermediária entre pessoas físicas e investimentos (ações, títulos, fundos e afins). Até porque, no Brasil, não se pode negociar alguns desses investimentos na bolsa de valores diretamente como pessoa física.

Pensando nisso, fica mais fácil compreender que uma ordem de compra está relacionada ao processo de aquisição de determinado ativo, em que o cliente (investidor) determina que o agente intermediário (corretora) faça uma operação de compra.

Essa transação é realizada em nome do investidor e deve respeitar as condições e termos estabelecidos por ele.

O que é ordem de venda?

Agora que já falamos sobre a ordem de compra, fica mais fácil entender o que é ordem de venda. A única diferença com a modalidade anterior é que os termos e condições são definidos para vender determinado ativo na bolsa de valores.

Tanto as ordens de compra quanto de venda podem ser solicitadas pelo investidor à corretora (ou agente intermediário que utilizar) pessoalmente, remotamente (seja por escrito ou telefone) ou então acessando o home broker e executando a ordem online.

Independentemente de como a solicitação tenha sido feita, ela deve ser repassada para o mesmo sistema, com registro das informações do cliente, condições e horário do recebimento.

E se quiser entender como começar a investir na bolsa de valores, confira um e-book que separamos com conceitos essenciais que você precisa saber, além de servir como um guia para consultar sempre que quiser realizar seus investimentos com propriedade.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Mas além de conhecer o conceito das ordens, vale ressaltar que existem diferentes modelos de ordem de compra e venda, como veremos a seguir.

Quais os principais tipos de ordem de compra e venda?

É fundamental conhecer os diferentes modelos de ordens de compra e venda, já que uma ordem pode ocorrer de várias maneiras, com condições e termos diferenciados. Isso pode impactar diretamente nos resultados do investimento.

1. Ordem de mercado

A ordem de mercado é uma operação que ocorre imediatamente. Isso porque o investidor solicita a compra ou venda de determinado ativo exatamente pelo valor que está disponível no mercado (ou seja, a cotação atual).

2. Ordem limitada

Já na ordem limitada o cliente informa à corretora a quantidade e preço máximo que deseja pagar em um ativo. Por conta disso, a compra é feita apenas quando o valor das ações for menor ou igual ao informado pelo investidor.

3. Ordem start

A ordem de start é mais utilizada para contenção de perdas em operações, em que o investidor programa a compra para quando estiver acima de um preço predeterminado. 

Nessa ordem de compra, você cadastra dois preços: o primeiro é o de disparo, que representa o patamar em que sua ordem será enviada, e o segundo é o limite, ou seja, o valor máximo que você está disposto a pagar por aquela ação. 

4. Ordem stop loss

O oposto equivalente da ordem start é a stop loss, utilizada como um limitador de preço para evitar perdas significativas no mercado de ações. Ou seja, é usada quando podem ocorrer quedas bruscas no preço dos ativos.

5. Ordem casada

Por fim, a ordem casada é feita quando há simultaneidade da compra e venda das ações. Normalmente, é o investidor quem estipula a sequência dessas operações. Por exemplo, para que determinada compra seja feita, primeiramente é necessário que outra venda ocorra.

Qual a validade das ordens de compra e venda no mercado?

Agora que você já conhece os principais modelos de ordem de compra, devemos falar sobre a validade. Isso porque, como vimos, as ordens são orientações que o investidor passa ao agente intermediário.

Então, devemos supor que essas condições possuam um prazo para serem atendidas, certo? Nesse caso, podemos citar as validades:

  • diária: como o próprio nome sugere, se a ordem não for executada até o fim do pregão, não terá mais validade no dia seguinte;
  • com data determinada: nesse caso, o investidor estipula uma data limite para a validade da ordem, não podendo ultrapassar 30 dias;
  • até cancelamento: a ordem vale até que o investidor decida cancelá-la, com o limite de 30 dias;
  • tudo ou nada: a oferta é válida apenas caso alcance todos os parâmetros estipulados pelo investidor, ou seja, pela quantia e valor exatos no momento em que a ordem for enviada.

Por que é importante entender o assunto?

O mundo dos investimentos é um universo próprio e, a partir do momento que começamos a estudar, não paramos mais. 

Afinal, sempre existem novos tipos de investimentos, modalidades e ações para conhecer. Com as diferentes ordens de compra e como utilizá-las, isso não é diferente.

O fundamental é não parar de aprofundar esses conhecimentos. Por isso, aqui na Xpeed School, nos preocupamos em trazer os mais variados artigos, vídeos e cursos sobre o mercado financeiro, para que você sinta-se preparado para realizar novos investimentos. 

Como, por exemplo, o curso Aprenda a investir na bolsa de valores. Nele, você irá aprender mais sobre:

  • os conceitos básicos para começar a investir em ações;
  • a bolsa de valores e as escolas de análises;
  • Investir em ações na prática, e muito mais.

Aproveite a oportunidade e saiba como identificar boas oportunidades de investimento!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img