OTC over-the-counter: o que é e TUDO sobre Mercado de Balcão

Quando falamos sobre negociação de ativos, o primeiro ambiente que vem à cabeça é a bolsa de valores. No Brasil, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) estipula regras rigorosas para participação de empresas e transações. Mas você sabe o que é OTC?

Diversos investidores ainda não conhecem essa opção de ambiente para operações. Também conhecido como mercado de balcão, suas características são bem distintas da tradicional bolsa de valores.

No entanto, trata-se de um mercado que está alcançando cada vez mais popularidade no país e, por esse motivo, é importante entender como ele funciona.

Neste artigo, você vai compreender o que é o OTC e como o funcionamento desse ambiente acontece. Acompanhe a leitura!

O que é OTC (over-the-counter)?

OTC é a sigla de over-the-counter que, em tradução livre, significa em cima do balcão.

O termo remete ao período em que os ativos eram negociados em balcões das corretoras. Dessa forma, podemos definir o OTC como um ambiente para transações com valores imobiliários e títulos.

Por meio dele, as operações são descentralizadas, ou seja, não submetem-se às rigorosas normas da bolsa de valores.

Com isso, as negociações no mercado de balcão ocorrem com títulos e ativos que não estão registrados na B3, por exemplo.

Além disso, o diferencial do OTC é ser menos burocrático e permitir negociações mais diretas entre compradores e vendedores. 

Dessa forma, o investidor pode encontrar diferentes possibilidades, visto que não há o controle que existe na B3.

Brasil e o mercado OTC

No Brasil, o mercado de balcão tem conquistado espaço no criptomercado, pois oferece a oportunidade de negociar diferentes volumes sem depender do livro de ofertas de uma exchange.

Vale ressaltar que, embora seja flexível, o OTC é regulamentado em nosso país. As operações realizadas por meio dele estão sujeitas às regras da SOMA (Sociedade Operadora de Mercado de Ativos), fundada em 1996.

Em 2002, cinco anos após sua criação, a SOMA foi adquirida pela B3 e passou a se chamar SOMA Fix (instituição que registra transações de mercado de balcão). 

Além disso, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip) também atua no mercado de balcão.

A Cetip responde por grande parte das operações eletrônicas e, dessa maneira, garante mais transparência para as negociações realizadas no ambiente. 

Por fim, o OTC também segue as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), oferecendo segurança institucional para o investidor.

Como funciona o mercado de balcão (OTC)?

Para ingressar no mercado de balcão, é necessário cumprir as exigências de três instituições:

Também há uma série de requisitos para instituições financeiras que desejam atuar como intermediárias, envolvendo fiscalização e aplicação de penalidades caso o combinado não seja cumprido.

Além disso, o mercado de balcão pode ser classificado em dois tipos: organizado e não organizado. Veja a seguir!

Mercado de Balcão organizado

Normalmente, o OTC organizado ou regulamentado serve como uma fase de adaptação para empresas que pretendem se lançar na bolsa de valores.

Nesse mercado, as transações são registradas na SOMA. Contudo, não precisam de sujeitar às regras da B3, que envolvem atualizações e audições de 15 em 15 min — os registros podem ser feitos no final do pregão.

Mercado de Balcão não organizado

O Mercado de Balcão não organizado era o único formato de OTC até a criação da SOMA. Trata-se de um ambiente que não é supervisionado por uma instituição reguladora. 

Nele, estão os títulos e ativos que não têm espaço no mercado de balcão organizado ou na B3. 

As operações realizadas não são registradas, logo, não é necessário lançar ordens no sistema, mesmo após uma compra ou venda.

Pela ausência de registros, há pouca transparência sobre os volumes negociados e o preço dos ativos, dando espaço para comercialização sem liquidez

>>> Você sabe como é formado o preço dos ativos? A escola da XP preparou um guia completo e gratuito sobre o assunto. Clique no banner abaixo e faça o download agora mesmo!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Como se formam os preços dos ativos" da Xpeed School.

Conheça outras características do OTC

Entre as principais características do mercado de balcão, podemos destacar:

  • ausência de um espaço físico de negociação;
  • possibilidade de negociar os ativos que não estão habilitados para negociação em bolsa;
  • flexibilidade em relação aos registros das transações.

Diferença entre OTC e a bolsa de valores

Ainda que a bolsa de valores e o mercado de balcão sejam atrelados à B3 no Brasil, as instituições são distintas entre si.

A bolsa é o principal ambiente de negociação de ações de grandes empresas. Nela, ocorrem os eventos de abertura de capital e oferta pública inicial das maiores companhias do mercado.

Por outro lado, o mercado de balcão absorve as negociações que não cabem na bolsa e não estão registradas em seu sistema.

De todo modo, não é qualquer um que pode atuar no OTC: como se trata de um ambiente autorregulado, somente corretoras, gestoras e bancos de investimento estão qualificados a negociar.

Sendo assim, essas instituições são responsáveis por conectar indivíduos que desejam comprar ou vender ativos fora da bolsa.

Como operar OTC?

O primeiro passo para começar a investir é abrir conta em uma corretora de valores de sua confiança.

>>> A XP é a maior especialista em investimentos do Brasil. Abra sua conta agora mesmo. É grátis!

Confira abaixo, de forma resumida, o processo de como operar no mercado de balcão organizado:

  1. as corretoras fazem a ponte entre os investidores e as entidades administradoras;
  2. o investidor efetua as ordens por meio de plataformas específicas, como a SOMAtrader, que oferecem acesso a todos os ativos negociado;
  3. o investidor pode gerenciar suas ordens de compra e venda por meio do sistema SOMAbroker;
  4. após escolher os ativos, o investidor efetua a ordem de compra, que é registrada no sistema de negociação pela corretora;
  5. por fim, a ordem é executada e o investidor passa a operar no OTC.

O que é negociado no mercado de balcão?

Diversas modalidades de ativos são negociadas no OTC. Confira abaixo as principais. 

1. Ações

Assim como  na bolsa de valores, ações, debêntures e títulos mobiliários diversos também podem ser negociados no mercado de balcão.

Inclusive, o OTC é uma alternativa para empresas menores ou para investidores que têm a intenção de revender suas ações com boa liquidez.

2. Cotas de fundos de investimento

Dentro do mercado de balcão, também é possível negociar fundos de investimento.

Para isso, uma gestora monta uma carteira de investimento e oferece cotas de participação para os investidores, que passam a receber proventos com base no valor investido.

É possível encontrar fundos que investem principalmente em renda fixa, ações, reservas cambiais ou até mesmo em cotas de outros fundos.

>>> No vídeo abaixo, a especialista em investimentos e professora da escola da XP Inc, Clara Sodré, traz 4 passos para sair da poupança e investir em renda fixa. Confira!

3. Fundos de índice (ETF)

No mercado de balcão, as cotas dos ETFs são negociadas assim como as ações individuais de uma empresa. Esses fundos existem para replicar a rentabilidade dos índices de bolsas estrangeiras.

Qual é a implicação do OTC em Opções Binárias?

No Brasil, as Opções Binárias ainda não são negociadas na bolsa de valores, logo, as operações que envolvem esse tipo de ativo não são regulamentadas pela CVM e pela B3, embora sejam afetadas por suas regras.

Muitas vezes, os ativos de Forex (pares de moedas), por exemplo, são negociados em feriados, fins de semana e período noturno.  Entretanto, como os mercados mundiais estão fechados nos fins de semana, essas moedas não sofrem variação cambial.

Logo, no mercado de Opções Binárias elas só podem ser negociadas no sistema OTC.

Quais são os tipos de operações no Mercado de Balcão?

Os tipos de operações mais comuns no mercado de balcão abrangem as seguintes formas de ordem de compra e venda:

  • Ordem limitada: efetuada apenas a preço igual ou melhor do que o estipulado pelo cliente.
  • Ordem on-stop: define qual será o nível de preço com base na ordem de compra ou venda que deve ser efetivada.
  • Ordem casada: associa uma ordem de venda de um ativo com uma ordem de compra de outro, e só pode ser efetuada quando ambas transações puderem ser realizadas.
  • Ordem a mercado: estabelece a quantidade e as características dos ativos ou direitos que serão comprados ou vendidos. No entanto, a execução deve ser efetuada assim que for recebida por um intermediário.
  • Ordem administrada: define somente a quantidade e as principais características dos ativos ou direitos a serem vendidos ou comprados, sendo a ordem executada a critério do intermediário — bancos de investimentos, corretoras e distribuidoras.

Saiba como funciona o OTC em criptomoedas

O bitcoin e diversas outras criptomoedas têm uma ótima relação com o mercado de balcão, sobretudo quando falamos de baleias (grandes investidores que adquirem quantias exorbitantes de criptomoedas) e os investidores institucionais (entidade ou empresa que administra o capital de terceiros).

Investidores em grande escala têm consciência de que negociar por meio livro de ordens de uma corretora pode afetar o mercado significativamente. Por esse motivo, eles optam por comprar no OTC.

Inclusive, essa relação é tão comum e estreita que estima-se que o mercado de balcão seja três vezes maior em relação às corretoras.

Isso porque como esse tipo de mercado absorve muito mais demanda e garante maior liquidez sem desestabilizar os preços, torna-se o cenário ideal para grandes ordens de bitcoin e outros criptoativos.

Agora que você já sabe o que é o OTC e como ele funciona, que tal ingressar no mundo dos investimentos? Preparamos um curso completo para que você dê os primeiros passos de forma simples e segura. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img