Conheça os perfis de risco do investidor e descubra qual é o seu!

Quando pensamos nas nossas metas financeiras e como conquistá-las, vemos apenas um percurso pela frente: economizar dinheiro e investi-lo para maximizar os ganhos. Apesar de este ser o principal percurso para alcançar nossos sonhos, o caminho que você precisará tomar pode mudar de acordo com o seu perfil de risco de investidor.

Não sabe o que é perfil de investidor? Entenda a importância do autoconhecimento nas finanças pessoais e descubra o seu perfil de investidor com apenas cinco perguntas!

O que é perfil de investidor?

O perfil do investidor pode ser definido como uma categorização que cada pessoa recebe ao aplicar seu dinheiro de acordo com o risco que ela está disposta a tomar com suas aplicações.

Essa categorização é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para que as instituições financeiras ofereçam aos seus clientes os investimentos que melhor se encaixem aos seus perfis.

É por isso que, ao abrir sua conta na XP Investimentos, você participará de um questionário que avaliará seu perfil de risco do investidor. Atualmente, os perfis de risco do investidor são separados em três categorias, listadas abaixo.

Conservador 

Imagine que Joana tem 18 anos e conquistou seu primeiro emprego como vendedora de roupas. Por ainda não conhecer muito sobre finanças pessoais e ter pouco dinheiro para investir, ela acredita que o melhor título é o mais seguro. Ou seja, ela é uma investidora conservadora.

Na carteira de um conservador, o recomendado é deixar a maior parte do seu patrimônio em produtos de baixo risco, como:

>>> Já falamos aqui no blog sobre cada uma dessas opções de investimentos para conservadores. Clique aqui e conheça cada um deles.

Entretanto, por mais conservadora que Joana seja, é importante que ela comece a testar algumas aplicações com um pouco mais de risco para aumentar seus lucros e experimentar outras categorias de investimentos. Algumas sugestões são:

Moderado

Clóvis é irmão mais velho de Joana, tem 27 anos e acabou de ser promovido a coordenador de marketing na empresa de alimentos em que trabalha.

Ele adora assistir vídeos no YouTube sobre finanças para descobrir tendências, como os investimentos em ativos de empresas com práticas ESG, além de entender quais títulos de renda fixa e variável o ajudarão a aumentar seu patrimônio com cautela. Ou seja, ele é um investidor moderado.

Apesar de gostar de segurança, o moderado está mais aberto a tomar riscos – desde que sejam baixos e de longo prazo. 

Esse perfil de risco do investidor também costuma ter um patrimônio considerável, que possibilita diversificar sua carteira em diferentes riscos, prazos e rentabilidades. Entretanto, é normal que a maior parte das suas aplicações ainda seja na renda fixa, que oferecem mais segurança para suas economias. Dentre as opções de investimentos, vale citar:

Esse vídeo da série “Investimento às Claras” pode ajudá-lo a melhor compreender a diversificação dos investimentos que Clóvis e outras pessoas de perfil moderados realizam:

Arrojado

Cláudio tem 58 anos e é pai de Clóvis e Joana. Após criar uma empresa de sucesso, ele se aposentou aos 49 anos e, desde então, dedica todo o seu tempo em maximizar seus investimentos da maneira mais rápida e lucrativa possível. 

Como Cláudio já vivenciou vários momentos de instabilidade na sua empresa, ele já se acostumou com perdas momentâneas de curto prazo – especialmente se elas significam lucros a longo prazo. Para ele, é comum investir em:

Apesar de ser fã da renda variável, ele também mantém uma quantia considerável do seu patrimônio na renda fixa e em uma reserva de emergência para possíveis problemas que possam surgir na rotina.

Joana, Clóvis ou Cláudio: como descobrir meu perfil de investidor?

Como você pôde ver, descobrir o perfil de risco do investidor é essencial para garantir que seu portfólio corresponda com seus objetivos e apetite de riscos. Mas como saber qual é o seu perfil? Aqui estão 5 perguntas que podem lhe ajudar:

1. Qual o seu principal objetivo como investidor?

  1. Quero preservar meu patrimônio.
  2. Espero preservar e aumentar meu patrimônio.
  3. Desejo aumentar ao máximo meu patrimônio.

2. Quais as chances de você precisar desse dinheiro no curto prazo?

  1. É provável que eu precise de parte do dinheiro para complementar minha renda.
  2. Talvez precise usar alguma quantia de dinheiro.
  3. Não vou precisar desse dinheiro no futuro próximo.

3. O mercado sofreu uma oscilação que fez seus investimentos perderem 5% do valor aplicado. O que faz?

  1. Tiro todo o dinheiro investido o quanto antes.
  2. Mantenho o dinheiro que investi.
  3. Invisto mais dinheiro nessa aplicação.

4. Qual seu nível de conhecimento sobre finanças pessoais e investimentos?

  1. Tenho pouco conhecimento sobre finanças pessoais e preciso de muita orientação profissional.
  2. Tenho algum conhecimento sobre finanças pessoais e investimentos. Ocasionalmente preciso de ajuda para melhor compreender uma aplicação.
  3. Tenho amplo conhecimento sobre finanças pessoais e investimentos. Invisto sem ajuda profissional.

5. Onde você aplicou a maior parte dos seus investimentos?

  1. Não tenho investimentos/tenho dinheiro na poupança e na renda fixa apenas.
  2. A maior parte do meu patrimônio está na renda fixa, mas também tenho algumas aplicações na renda variável.
  3. Tenho um portfólio equilibrado entre renda fixa e variável.

Se você respondeu mais opções A, é provável que seu perfil seja conservador. Caso tenha escolhido mais opções B, seu perfil pode ser moderado. E se a letra C foi a predominante nas suas respostas, pode ser que você tenha um perfil de risco do investidor arrojado.

Mas lembre-se de que esse é apenas um teste superficial de perfil de risco do investidor para você entender melhor as diferenças entre os perfis. Se você quer saber mais, nossa dica é dedicar tempo para aprender sobre finanças pessoais e como cuidar do seu patrimônio.

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img