5 motivos para investir na bolsa de valores e comprar ações hoje!

Pensa em partir para o mercado de ações, mas tem dúvidas se é o melhor para você? Aqui estão 5 argumentos para te ajudar a decidir.

Mesmo para quem é iniciante no mercado financeiro, é fundamental conhecer as diferentes possibilidades de investimento para ter uma boa rentabilidade. Mas, então, surge a pergunta: quais os principais motivos para investir na bolsa de valores? Será que realmente vale a pena?

É comum que quem começou a fazer aplicações há pouco tempo se sinta mais confortável com a renda fixa, por ter mais segurança e previsibilidade. 

Entretanto, dependendo do seu perfil, investir em ações é um bom negócio. Afinal, não é tão complicado ou difícil quanto parece e, como em qualquer outro investimento, o segredo para o sucesso está na dedicação e paciência. 

Cada vez mais, pessoas estão percebendo os benefícios da renda variável, já que o número de investidores na bolsa em julho de 2022 cresceu 15% em relação ao mesmo período de 2021, aproximando-se de 5 milhões de contas cadastradas.

Mas, então, por que investir em ações é algo vantajoso? Qualquer um pode fazer esse tipo de investimento? Por onde começar? Continue a leitura para conhecer 5 motivos para investir na bolsa de valores agora mesmo!

O que significa investir em ações? 

Quando você investe em ações está comprando frações do capital social de uma organização, tornando-se um acionista da companhia. Sendo assim, ao comprar esses papéis no mercado, você passa a ter direito sobre os resultados dos negócios, por meio dos ativos e de resultados financeiros (sejam eles positivos ou negativos).

Mas, afinal, como começar a investir na bolsa de valores? Separamos um conteúdo com os conceitos essenciais que você precisa saber, além de servir como um guia ideal para consultar sempre que quiser realizar seus investimentos com propriedade.

Baixe agora mesmo o nosso e-book Guia da Bolsa para Investidores e fique por dentro de conceitos essenciais que são utilizados no dia a dia do mercado de ações. 

5 motivos para investir na bolsa de valores

Agora, vamos falar por que investir em ações é um bom negócio para quem quer aumentar o seu patrimônio, mesmo correndo alguns riscos. 

Confira a lista de motivos para investir na bolsa de valores e descubra se o mercado de ações é um bom investimento para você. 

1. Boa fonte de renda passiva

Viver de renda é o sonho de muitos brasileiros. E uma das possibilidades mais promissoras de conseguir isso é por meio das ações. 

Principalmente nos casos em que não há uma necessidade de retirada rápida do dinheiro, é possível encontrar opções de aplicações por períodos maiores – como cinco ou dez anos – que normalmente trazem um melhor retorno financeiro.

Além disso, em cenários de crise, o investimento a longo prazo é uma boa alternativa, já que permite que o mercado se recupere de eventuais quedas.

2. Gera retornos maiores

Para quem já está acostumado a investir em renda fixa, sabe que por mais seguro que os ativos sejam, a rentabilidade geralmente deixa a desejar. Esse é um dos principais motivos que explicam por que investir em ações é uma boa opção.

Como falamos, as maiores possibilidades de retorno positivo estão nas ações de longo prazo. Isso porque o tempo é o maior aliado da renda variável.

Além disso, o investimento em ações traz duas formas de ganhos:

  • por valorização: caso o mercado esteja favorável, temos o aumento dos preços das cotas. Assim, ao vender as ações, poderá embolsar o lucro;
  • por dividendo: se optar por manter as ações, como acionista, passa a receber os lucros e bonificações distribuídos pela empresa, que tendem a crescer em longo prazo.

< Descubra quais são as ações que mais pagam dividendos em 2022! /> 

3. Boas alternativas com pouco dinheiro

Apesar de muitos acreditarem que para investir na bolsa de valores é necessário ter muito dinheiro, isso não é verdade. Essa acessibilidade permite que qualquer pessoa realize o investimento. 

Atualmente, é possível encontrar muitas ações baratas. Então, mesmo com pouco dinheiro, podemos comprar cotas que podem ser vantajosas, como nos fundos de investimento imobiliário (FIIs) ou nos ETFs.

Ainda assim, para começar neste caminho, é importante se aprofundar em questões relacionadas ao planejamento e à educação financeira

4. Há muitas opções de investimento

Outro motivo para investir na bolsa de valores está no grande leque de possibilidades. Há empresas de todos os tipos e tamanhos, com diferentes margens de lucro, em que podemos comprar cotas.

Isso significa que você pode tanto investir nas maiores empresas do mercado nacional, com ganhos que podem ser consolidados de acordo com os seus resultados, quanto em companhias menores.

5. Ajuda a diversificar a carteira

Uma regra básica que aprendemos quando começamos a fazer qualquer tipo de investimento é em relação à importância de diversificar a carteira. Essa é uma das principais estratégias para que você não tenha muitas perdas, mesmo com o risco das ações.

Isso porque os recursos podem ser alocados em proporções diferentes, de modo a balancear as características e potencializar as chances de um resultado positivo. Quer saber mais sobre este assunto? Dê o play no vídeo abaixo! 

Resumindo: o mercado de ações é um bom investimento?

Agora você já conhece algumas vantagens de investir em ações. Trata-se de um modelo dinâmico de investimentos, com opções que atendem até mesmo a investidores com pouco capital para aportar. Além disso, trazem retorno rápido e são um excelente caminho para aprender mais sobre o funcionamento do mercado financeiro. 

E aí, já se convenceu de que investir em ações é um bom negócio para você? Caso ainda esteja em dúvidas, aqui vão mais algumas informações que podem te ajudar a entender se investir na bolsa de valores pode ser uma opção viável e compatível com as suas demandas e necessidades:

  • Facilidade na negociação: todas as operações das ações de empresas e de outros ativos são feitas de forma 100% online;
  • Regulação: as operações de compra e venda de ações são acompanhadas e reguladas pela B3, trazendo mais confiabilidade ao processo;
  • Popularidade entre investidores pessoa física: em julho de 2022, o número de investidores pessoas físicas (PFs) na B3 atingiu 5.243.325. 

Agora sim, você tem em mãos informações-chave para concluir se vale a pena investir na bolsa de valores. 

Quem pode investir em ações?

Antes de falar sobre quem pode realizar este tipo de investimento, primeiramente é importante pensar no perfil de investidor. Basicamente, podemos separá-los em três grupos.

  • Conservador: procura obter ganhos reais com o menor risco possível;
  • Moderado: não abre mão da segurança, mas se arrisca um pouco mais com o objetivo de ter uma melhor rentabilidade;
  • Arrojado: está disposto a correr maiores riscos visando um maior retorno financeiro.

Essas são explicações simples, mas que ajudam a entender melhor cada perfil. Normalmente, consideramos que o investidor conservador está iniciando no mundo dos investimentos, com poucos conhecimentos sobre o assunto.

Por outro lado, o arrojado ou agressivo é aquele com mais experiência, que já tem um bom patrimônio e, por isso, consegue se arriscar mais sem prejudicar a sua saúde financeira.

É fundamental ressaltar que se encaixar em um destes perfis não significa que você não poderá mudar posteriormente. Na verdade, é um processo natural procurar novos tipos de investimento à medida que vamos ganhando mais conhecimento e experiência.

Ainda assim, se você está pensando em por que investir em ações, provavelmente faz parte do perfil moderado – ou quer passar para este grupo.

Como investir em ações? 

Além disso, qualquer pessoa física ou jurídica pode investir em ações, mesmo menores de idade. Essas aplicações podem ser feitas: 

  • de forma direta;
  • de forma indireta (por meio de corretoras, como a Clear, Rico e XP);
  • comprando cotas de fundo de investimento em renda variável.

Entretanto, é preciso lembrar que os investimentos feitos na bolsa de valores devem ser declarados no Imposto de Renda – tanto os ganhos quanto as perdas.

< Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre Imposto de Renda />

E você, já sabe qual o seu perfil? Agora que você conhece a nossa lista de motivos para investir na bolsa de valores, é hora de entender como começar a investir em ações. 

Comece a investir em ações: o primeiro passo está a um clique de distância

Agora que falamos por que investir em ações, pontuamos 5 motivos para investir na bolsa de valores e até mesmo quem pode realizar este tipo de investimento, fica a pergunta: mas por onde começar?

Como ressaltamos anteriormente, ter um bom planejamento é o primeiro passo para entrar no mercado financeiro com segurança. A partir disso, o próximo passo é definir o seu perfil de investidor e estudar as melhores opções de onde aplicar o seu dinheiro.

Outra etapa importante é adquirir conhecimentos para investir na bolsa de valores, conhecendo os principais termos e especificidades da área. Mas, a verdade é que se você está aqui, é porque já está nesse caminho.

Aqui na XP Educação, você pode continuar mergulhando no assunto e tirar suas dúvidas sobre variados tipos de investimento, por meio de artigos, vídeos e da nossa plataforma de educação financeira, a Multi+

Faça a sua assinatura e conheça o nosso ecossistema digital de aprendizado contínuo, pensado para capacitar profissionais de destaque na nova economia digital. 

São mais de 100 cursos, bootcamps e formações nas áreas de tecnologia, investimentos e negócios. Nosso ensino é disruptivo, 100% conectado ao mercado e 100% anywhere. Afinal, não há barreiras geográficas para o desenvolvimento de talentos. 

Comece agora mesmo! 

Continue Aprendendo

spot_img