Confira quais as características de um empreendedor de sucesso!

Quer saber quais são as características de um empreendedor de sucesso? Selecionamos nove atributos fundamentais que qualquer pessoa que deseja enfrentar os desafios do empreendedorismo precisa ter para desfrutar do sucesso e prosperidade com seu negócio.

Não importa qual o seu segmento de mercado ou o tipo de empresa que pretende montar, cada uma dessas qualidades demonstra-se essencial em qualquer tipo de empreendimento.

Ficou curioso? Confira nossa lista!

Quais as características de um empreendedor de sucesso? Conheça 9! 

1. Coragem 

Nada mais simbólico do que iniciar nossa lista com o atributo da coragem. Afinal, empreendedorismo é um conceito que está intimamente atrelado ao risco.

Ao iniciar seu próprio negócio, você arrisca seu capital, tempo e credibilidade em prol de uma ideia que pode ou não dar certo. 

O fator de risco, por sua vez, fica ainda mais evidente quando você busca uma solução inovadora, uma ideia inédita que busca oferecer novas soluções para uma demanda que ainda ninguém percebeu.

Portanto, ao se perguntar quais as características de um empreendedor de sucesso, a coragem não pode ficar de fora. Pois a  maioria dos líderes que hoje desfruta da prosperidade, já passou por momentos de medo e incertezas.

2. Iniciativa

A iniciativa possui uma forte correlação com a coragem, mas aqui, mais do que não ter medo de errar, falamos sobre o impulso de tomar uma decisão no momento em que se enxerga uma oportunidade.

Essa característica é fundamental, pois o mundo do empreendedorismo exige dinâmica e um olhar aguçado para encontrar soluções entre frestas que ninguém até então reparou. 

Caso você veja a ideia clara na sua frente e não tome uma atitude quanto a isso, mais cedo ou mais tarde, alguém tomará à sua frente.

Como já disse John Wooden, emblemático treinador de basquete: “Não deixe que o que você não pode fazer interfira no que você pode fazer.”

3. Planejamento

O empreendedorismo é uma atividade bastante complexa e está longe de ser uma ciência exata. Há uma série de fatores internos e externos a uma organização que podem definir seu sucesso ou derrocada, e um dos grandes desafios do empreendedor é gerir essas variáveis para que elas tornem-se resultados positivos.

Nesse sentido, desenhar um bom planejamento estratégico é fundamental para alinhar esses inúmeros fatores de forma coordenada. Sem essa referência, o líder pode andar no escuro e dar muitos passos em falso. 

Em suma, não há empreendedor de sucesso que não se submeta a uma disciplina de planejamento sólido que oriente a sua tomada de decisão no curto, médio e longo prazo.

4. Paciência

O empreendedor impaciente que tenta dar um passo maior que as próprias pernas fatalmente dará de cara com o fracasso e a frustração. 

Afinal, a boa reputação de uma marca e um retorno financeiro sólido e duradouro não são construídos da noite para o dia. 

Muito pelo contrário: o caminho é lento, minuciosamente planejado e com uma série de obstáculos e reviravoltas que inicialmente não estavam nos planos.

Portanto, se  busca resultados rápidos a qualquer custo, você perderá suas conquistas na mesma velocidade com que as construiu.

5. Conhecimento

Proatividade para buscar mais conhecimento é uma resposta impreterível em uma lista de quais as características de um empreendedor de sucesso. E quando falamos de conhecimento, isso tem um significado bem abrangente.

Por exemplo, existem diversos tipos de informação e aprendizado que tornam um empreendedor mais completo, entre elas:

  • detalhes sobre o processo burocráticos de formalização e tributação da empresa;
  • monitoramento de performance e rendimento da empresa;
  • perfil de consumo e padrão de comportamento do seu público;
  • conhecimentos corporativos gerais que orientem a tomada de decisões, como expertise sobre temas financeiros e comerciais, e muito mais.

Em tempos de transformação digital, especialmente, em que novas tendências surgem a todo momento, ficar antenado em todas essas movimentações é crucial.

6. Liderança

O empreendedorismo permite dois tipos de profissional: o microempreendedor individual, que personifica sua própria empresa, e os gestores de organizações mais complexas que lidam diretamente com funcionários e colaboradores.

Caso se enquadre  na segunda opção, a liderança é um atributo essencial e extremamente desafiador. 

Afinal, saber lidar com outras pessoas de forma humanizada e motivadora, de forma a alinhar toda a equipe em torno de um objetivo em comum, é uma arte que nem todos conseguem dominar. 

7. Criatividade

As dinâmicas de mercado no século XXI exigem inovação constante para se manter competitivo e responder às ações de seus principais concorrentes e às necessidades dos clientes.

Dessa forma, quando perguntam quais as características de um empreendedor para esse tempo em que novidades surgem e são substituídas a todo momento, criatividade é algo que não pode ficar de fora da lista.

8. Resiliência

Em complemento ao item anterior, a resiliência é uma característica-irmã da criatividade. Pois, ao mesmo tempo que o empreendedor precisa exercer seu poder criativo para solucionar desafios, ele também precisa ser resiliente para se adaptar às mudanças.

E como já vimos, elas são constantes! Afinal, vivemos no mundo VUCA (em tradução, sigla para as palavras volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidades) e a capacidade adaptativa deve ser redobrada para resistir e prosperar a tantas mudanças de panorama nos mercados e ambientes de negócio.

9. Educação financeira

Finalizando nossa lista, não podemos deixar de falar da organização e educação financeira

Você sabia que, segundo pesquisa da OECD, a baixa disciplina no controle de gastos e o pouco conhecimento sobre finanças são duas das principais causas que levam empresas à falência ou desligamento de suas operações?

Isso mesmo. Todo empreendedor deve executar com constância conceitos básicos da educação financeira, como não acumular dívidas de forma descontrolada, ter uma reserva de liquidez para honrar compromissos cotidianos e não fazer investimentos equivocados.

>> Clique no banner e saiba tudo sobre educação financeira o combo da Xpeed School:

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img