blog >>> Investimentos

Quais os melhores fundos imobiliários? Conheça 5 ativos para ficar de olho

por Redação 28/10/2021

Assistimos a uma curiosidade crescente de (novos) investidores em saber quais os melhores fundos imobiliários (FIIs) para investir na bolsa de valores. 

Afinal, o ganho de popularidade desses ativos vem impactando, ano após ano, o aumento de novos cotistas e a procura de informações mais claras e precisas sobre o funcionamento dessa modalidade de investimentos de renda variável. 

Mas o que está por trás desse boom? Para se ter uma ideia, segundo relatório da B3, o Brasil contava até maio de 2021 com 1,37 milhões investidores pessoas físicas com alguma cota de FIIs. Ao fim de 2019, a quantidade era de 645 mil.

Em especial, alguns bons motivos para atrair novos interessados, como: 

  • recorrência mensal no pagamento de dividendos em valores que, às vezes, ultrapassam o 1% por valor de cota; 
  • alta liquidez;
  • menor volatilidade de preços em comparação a outros produtos, como ações.

Entretanto, são muitas as variáveis a se analisar para saber se um ativo pode ser interessante ou não para o acionista, como: perfil do investidor, estratégia de alocação, interesse por dividendos, etc.

Diante desses desafios, preparamos esse conteúdo especial com algumas opções com potenciais de bons rendimentos, assim como falaremos de suas principais características para te ajudar a decidir quais os melhores fundos imobiliários para você. 

Continue a leitura até o fim!

Quais os melhores fundos imobiliários listados na bolsa? Os 5 mais rentáveis de 2021

Definir quais os melhores fundos imobiliários listados na Bovespa não é uma tarefa simples. Os desafios, por exemplo, se dão por muitos fatores, como:

  • tipo de fundo, se tijolo, papel ou FOF (fundo de fundos);
  • diversificação da carteira;
  • rentabilidade;
  • quanto pagam os fundos imobiliários em dividendos;
  • número de cotistas;
  • relação entre preço e valor patrimonial (P/VP)
  • liquidez, entre outras variáveis.

Diante da volatilidade de algumas dessas variáveis, separamos uma lista com cinco opções de ativos mais rentáveis em 2021 para você saber quais os melhores fundos imobiliários e, assim, selecionar os que mais combinem sua estratégia de investimentos. Confira!

banner curso tudo sobre educação financeira

Valora RE III (VGIR11)

Esse fundo da Valora Gestão concentra seus esforços tanto no investimento de papéis de renda fixa, como CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), quanto em outros ativos de liquidez: letras hipotecárias, cotas de outros FIIs, letras imobiliárias com proteção de risco classificada em A-, entre outros papéis.

Atualmente o fundo é administrado pela BTG Pactual e possui mais de 25 mil cotistas. Sua liquidez diária gira em torno de R$ 931 mil em outubro de 2021.

O que mais chamou a atenção do fundo foi sua rentabilidade no ano de 2021. O VGIR11 liderou todos os FIIs em valorização (10,43%) e pagou uma média percentual mensal de 0,68% por cota em dividendos. 

Kinea Rendimentos Imobiliários III (KNCR11)

O KNCR11 foi o segundo fundo imobiliário que mais valorizou no ano de 2021. O ativo, gerido pela Kinea e administrado pela Intrag, teve um aumento de 9,94% de seu valor entre o dia 5 de outubro e início de 2021.

Como fundo de papel, sua maior predominância de investimentos deriva de dívidas imobiliárias negociadas em renda fixa, como CRI e LCI de baixo risco. 

Fundado em 2022 e já tradicional na bolsa, o KNCR11 possui cerca de 71 mil cotistas, quase o triplo dos compradores do VGIR11.

Por fim, para quem está interessado em saber quanto pagam os fundos imobiliários em dividendos mensais, a média percentual desse FIIs da Kinea é de 0,58% por cota. O valor um pouco mais baixo deriva da atuação do fundo em papéis de renda fixa com mais baixo risco. 

Portanto, ele é indicado para investidores mais conservadores e que buscam uma margem de segurança maior para suas aplicações.

XP Crédito (XPCI11)

Se você quer saber quais os melhores fundos imobiliários que aliam um bom rendimento, mais excelentes remunerações de proventos, o fundo híbrido da XP Vista e com administração da Vórtx pode ser uma ótima opção. 

Com um portfólio mais voltado para investimentos em renda fixa, como CRIs, mas também com uma pequena alocação em cotas de outros FIIs, o XPCI11 teve uma valorização de 3,23% entre janeiro e outubro de 2021. 

Entretanto, o destaque maior do ativo está no pagamento de dividendos. Com um dividend yeald de 10,69% nos últimos 12 meses, é distribuído uma média de 1,04% por cota todos os meses para os cotistas, que já somam 44.307 até a data de hoje.

CSHG Recebíveis imobiliários (HGCR11)

O HGCR11 é mais um fundo antigo e extremamente tradicional da Bovespa. Fundado em 2009, o fundo já conta com mais de 59 mil cotistas e diversifica seus investimentos majoritariamente em CRIs, como também em LCIs, cotas de FIIs e outros títulos de renda fixa.

Entre janeiro e outubro de 2021, o CSHG11 foi o terceiro fundo imobiliário que mais valorizou, atingindo a marca de 4,89% no momento da produção desse conteúdo. 

Por sua vez, o pagamento de dividendos também atingiu patamares interessantes, oferecendo uma média de 0,81% por cota nos últimos meses. No mês de julho, excepcionalmente, o valor chegou a  1,41%.

Guardian Logística (GALG11)

Chegando ao último item da nossa lista de melhores fundos imobiliários em 2021, vamos falar um pouco sobre o GALG11, o fundo de tijolo com foco em galpões logísticos gerido pela Guardian e administrado pela BRL Trust.

Apesar de fundado em 2021 e ser um novato da bolsa, esse ativo vem chamando a atenção. Sua estratégia de investimentos é voltada para o setor de imóveis comerciais já construídos ou em fase de desenvolvimento.

Entre janeiro e outubro, o ativo teve uma valorização de 2,99% e está pagando uma média de 0,81% de dividendos mensais.

Definiu quais os melhores fundos imobiliários para você?

Como vimos, há uma diversidade de FIIs com características diferentes, além de condicionais externas que interferem tanto na adequação de determinado ativo para o investimento, como também no quanto pagam os fundos imobiliários.

Nesta grande maratona que é o caminho para a prosperidade, conhecimento sempre será a melhor arma a seu favor. Por isso, sempre mantenha-se informado e procure entender os tipos de ativos que melhor podem contribuir para a sua liberdade financeira.

Quer aprender mais sobre fundos imobiliários? Confira também esse vídeo do canal Investimento às Claras para aprender ainda mais sobre o assunto:

Veja como a Escola de Investimentos da Xpeed pode te ajudar a entender a dinâmica do mercado financeiro, assim como identificar oportunidades e riscos para que você possa superar esses desafios!

Bons investimentos!

Redação

>>> Newsletter

Informações, novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.