Qual a melhor corretora para Tesouro Direto? Conheça as vantagens da Rico e da XP

A busca por saber qual a melhor corretora para Tesouro Direto está cada dia mais comum. Natural, afinal, essa modalidade de investimento é uma das mais procuradas por quem possui um perfil mais conservador e ainda não se sente confortável para diversificar na hora de investir.

Só para você ter uma ideia, de acordo com o site Poder 360, entre março de 2020 e março de 2021 (primeiro ano de pandemia de Covid-19) o volume de investimentos em títulos públicos aumentou 7,5%. Comparando esse mesmo período entre 2019 e 2020, o salto foi de apenas 1,5%.

Basicamente, ao investir no Tesouro Direto, você está emprestando dinheiro para o Governo. Na data do vencimento, você poderá resgatar esse dinheiro acrescido de juros que acumularam durante todo o período da aplicação.

Para se tornar um investidor no Tesouro Direto, a primeira coisa que precisa fazer é escolher uma corretora habilitada para mediar essa operação.

Mas qual a melhor corretora para Tesouro Direto?

A Rico e a XP são empresas que oferecem boas plataformas para quem quer comprar títulos públicos e fazer o dinheiro render.

Neste artigo, elaboramos um comparativo que vai te ajudar a decidir sobre qual a melhor corretora para Tesouro Direto: Rico ou XP?

Fique até o final para conferir também um passo a passo de como aplicar direto no Tesouro.

>>> Leia também: Tesouro Nacional: funcionamento, títulos e como investir 

Qual a melhor corretora para Tesouro Direto: Rico ou XP?

Na jornada para se tornar um investidor, muitas pessoas costumam apresentar dúvidas sobre em qual corretora abrir uma conta e começar a investir.

Em relação ao Tesouro Direto, os títulos são os mesmos, independentemente da corretora escolhida. Sendo assim, quais critérios observar para decidir qual a melhor corretora para Tesouro Direto?

A Rico e a XP estão entre as melhores corretoras para quem quer realizar aplicações em títulos públicos e em outros produtos de renda fixa.

Confira a seguir as principais vantagens que essas duas corretoras oferecem e escolha a que melhor combina com você.

1 – Atendimento ao investidor

Tanto a Rico como a XP oferecem diferentes opções de atendimento aos seus investidores.

Caso haja alguma dúvida ou problema no uso da plataforma, é possível solicitar atendimento por telefone, chat online e e-mail. Além disso, há uma seção no site de ambas as corretoras com conteúdos para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos investidores.

No site do Reclame Aqui, a Rico e a XP possuem uma boa pontuação, com 8,6 e 8,4, respectivamente.

2 – Custos e taxas

A XP e a Rico não cobram nenhuma taxa para investimentos no Tesouro Direto. Os únicos que você vai ter se referem ao Imposto de Renda e a taxa de custódia de 0,25% cobrada pela B3 (Bolsa de Valores do Brasil).

3 – Usabilidade da plataforma

As duas plataformas são bastante intuitivas e fáceis de usar. O menu com as opções de investimento são bem organizados e ambas podem ser utilizadas na versão desktop e mobile.

4 – Facilidade para abrir uma conta

O cadastro para abrir uma conta na XP e na Rico é bem rápido. Além disso, nas duas corretoras o custo para se cadastrar é zero.

5 – Prazo para resgate das aplicações

O prazo para resgate é o tempo que a corretora leva para repassar para você o dinheiro que você tem investido no Tesouro Direto.

Na Rico e na XP, se o resgate for feito no dia do investimento, o dinheiro estará disponível na sua conta a partir das 13h do mesmo dia. Se for um resgate antecipado, ele poderá acontecer a partir das 13h do dia seguinte à solicitação.

6 – Agendamento de aplicações

Se você tem interesse em realizar aplicações mensais no Tesouro Direto, é possível agendar esses investimentos. Tanto na Rico como na XP você tem a opção de programar a compra automática de títulos públicos.

Para você terminar de fazer a comparação entre a Rico e a XP, trouxemos um vídeo de cada uma delas, falando de Tesouro Direto. Compare os conteúdos e veja qual combina mais com o seu perfil:

Tesouro direto por Bruno Saads, da XP:

Tesouro direto por Mirna Borge, da Rico:

Como aplicar direto no Tesouro?

Com base nas características que citamos anteriormente, você já consegue decidir qual a melhor corretora para Tesouro Direto?

Se o seu objetivo é apenas a compra de títulos públicos, saiba que você estará fazendo uma boa escolha optando pelo XP ou pela Rico. Ambas atendem muito bem investidores mais conservadores que preferem produtos de renda fixa.

Confira a seguir os passos para aplicar direto no Tesouro:

  1. Escolha a sua corretora
  2. Faça o seu cadastro na XP ou na Rico
  3. Transfira o dinheiro que você quer investir da sua conta bancária para conta na corretora
  4. Acesse a área com as opções de títulos públicos à venda
  5. Escolha o título que você quer comprar, o qual pode ser pré-fixado, pós-fixado ou híbrido
  6. Finalize o investimento e siga acompanhando

>>> Saiba mais: Como aplicar na Selic: 3 passos simples e rápidos

Ficou interessado no Tesouro Direto? Esta é apenas uma das muitas opções de investimento que existem no mercado. Neste vídeo, você confere mais dicas de investimentos:

E já que você quer se capacitar nesse assunto, por que não fazer um curso sobre investimentos? 

Comece agora o curso Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos para descobrir qual é seu perfil de investidor, quais são os principais investimentos e como escolher o melhor, entre outros temas. 

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

>>> Não deixe de baixar também este e-book gratuito: Guia da Bolsa para investidores

Continue Aprendendo

spot_img