Descubra qual a melhor forma de empreender com 4 dicas especiais

“Qual a melhor forma de empreender?” Essa é uma pergunta que se torna cada vez mais comum no cotidiano do brasileiro. 

Afinal, com a transformação digital e os novos desafios de um contexto de crise econômica, muitas pessoas buscam alternativas próprias para se lançar no mercado.

Enquanto o digital consolida-se como um vetor de novos negócios, em especial com o e-commerce, o Brasil vive uma grande tendência de abertura de novas empresas que se acentuou ainda mais após o agravamento da pandemia da Covid-19. 

Segundo dados do Ministério da Economia, o segundo quadrimestre de 2021 registrou um recorde histórico de 1,4 milhões de novos CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) abertos, o que refletiu em um total de 18.440.986 empresas ativas no país. No caso, vale salientar também que há casos de trabalhadores portadores de CNPJ que não são, tecnicamente, empreendedores.

Diante desse novo contexto, nada melhor do que se preparar adequadamente para tocar seu próprio negócio com sucesso e segurança, não é verdade? 

Pois foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo especial com cinco dicas que vão te orientar em qual a melhor forma de empreender. Confira!  

Qual a melhor forma de empreender? 4 dicas imprescindíveis!

1. Defina um segmento de atuação compatível com seus objetivos

O primeiro passo fundamental nesse processo é escolher um segmento de atuação que esteja bem alinhado com seus objetivos financeiros e profissionais e que, principalmente, dialogue com seus talentos e qualidades potenciais.

Essa escolha, por sua vez, deve ser acompanhada por um estudo minucioso de como funciona esse segmento de mercado. Nesse sentido, algumas perguntas são importantes:

  • Existe alguma possibilidade não explorada nesse segmento?
  • O que meus eventuais concorrentes vendem? Quais seus diferenciais?
  • Como expor minha marca e levar meus produtos/serviços ao meu público?
  • Quais gastos devo levar em consideração no meu planejamento financeiro?
  • Qual é o processo de formalização do meu negócio? 

A resposta para cada uma dessas perguntas já formarão as bases do seu planejamento estratégico e modus operandi dali em diante.

2. Descubra o que seu público necessita

Se você deseja saber qual a melhor forma de empreender, saiba que, independentemente do segmento escolhido, conhecer bem seu público é o ingrediente mais importante para garantir que sua empresa, de fato, prospere.

Afinal, seus clientes são a razão de existir do seu negócio, então nada mais natural que satisfazê-los deva estar sempre no centro de seu planejamento.

Diante disso, não meça esforços em conhecer em detalhes quais são as principais necessidades dos possíveis consumidores e como seu produto/serviço pode ser a melhor solução para resolvê-la.

Desenvolva, por exemplo, uma buyer-persona. Esse termo representa um recurso do marketing cujo objetivo é criar uma personagem fictícia que espelha todas as características sociológicas, perfil de consumo e padrão de comportamento do seu público-alvo.

Dessa forma, a buyer-persona traz todos os adereços de seu cliente ideal. E é ela que você terá como alvo quando for pensar nas soluções comerciais mais eficazes e assertivas para prospectar e fidelizar novos consumidores.

3. Saiba como promover sua marca!

Nos dias de hoje, empreender tem tudo a ver com saber utilizar os recursos disponíveis para levar sua marca aonde está seu público-alvo. E o ambiente digital tornou-se um espaço prodígio para isso.

Como o enorme crescimento do acesso à internet na última década e com as empresas pouco a pouco entendendo o potencial do fenômeno digital, esses espaços tornaram-se ainda mais estratégicos para quem quer vender mais e ter um negócio mais próspero.

Afinal, a internet tem duas características a tornam tão preciosa para as empresas atualmente:

  • suspensão de barreiras geográficas e a possibilidade de levar sua marca para diversas regiões;
  • maior capacidade de interação e de mapeamento do seu público-alvo.

Portanto, saiba utilizar essas duas características a seu favor para se conectar com seu público e levar suas soluções até eles. 

Descubra, por exemplo, quais as redes sociais mais efetivas, que tipo de conteúdo você pode criar para chamar a atenção do cliente, invista nos canais de comunicação e vendas certos, etc.

4. Tenha educação financeira!

Por fim, encerramos nossa lista do que fazer para empreender com algo que deve ser valorizado sempre no campo pessoal, porém mais ainda no profissional: a educação financeira

Sem ela, sua empresa nunca será suficientemente saudável e nem um bom fluxo de vendas será o bastante para te manter de pé.

Afinal, o baixo expertise de finanças e a carência de disciplina na gestão do dinheiro são duas das mais relevantes causas que levam pequenas empresas a não prosperarem no mercado. Os dados são de um relatório da OECD.

Portanto, cada novo passo ou investimento a ser feito no mundo do empreendedorismo, deve ser bem pensado financeiramente e esboçado em um planejamento criterioso. 

Muitos dos conselhos para educação financeira familiar, por exemplo, podem ser espelhados na gestão do seu negócio, como:

  • evitar dívidas e cobranças de juros incontroláveis; 
  • não gastar mais do que recebe;
  • ter uma reserva com liquidez;
  • conhecer os investimentos certos e fazê-los sempre e com perspectiva estratégica, entre outros.

Falando nisso, a Escola de Investimentos da Xpeed possui um combo de cursos 100% voltados para a educação financeira. Com ele, você vai entender melhor sua relação com o dinheiro e aprenderá a tomar as melhores decisões nos investimentos e nos negócios para ter sempre os retornos esperados!

>> Clique no banner abaixo saiba mais sobre o Combo de educação financeira da Xpeed School:

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img