Qual o melhor investimento para ganhar dinheiro? Confira dicas para seu perfil!

A pergunta que todo investidor que acaba de ingressar no mercado financeiro geralmente faz é: qual o melhor investimento para ganhar dinheiro?

E esse questionamento vem se tornando cada vez mais comum em virtude da multidão de pessoas que está deixando produtos financeiros obsoletos, como a poupança, e buscando novas alternativas mais rentáveis.

Para se ter uma ideia, em junho de 2021, o Brasil ultrapassou a quantidade de 3,8 milhões de contas registradas na Bolsa de Valores, segundo o banco de dados da própria B3. Esse número resulta em um aumento de 43% em comparação com o ano de 2019.

Isso é um reflexo claro de que a educação financeira e o anseio por mais autonomia e controle de suas próprias contas vêm ganhando cada vez mais adeptos.

Nesse sentido, para instruir esses navegantes de primeira viagem que buscam as melhores opções de acordo com seus objetivos e perspectivas de retorno, selecionamos uma lista com alguns dos principais ativos de renda fixa e variável.

Portanto, que saber qual o melhor investimento para ganhar dinheiro? Então leia até o final!

Qual o melhor investimento para ganhar dinheiro com perfil conservador?

Afinal, é possível conciliar o perfil conservador de investimentos com produtos que garantam uma boa rentabilidade de retorno? Vamos verificar!

Um investidor conservador é aquele que está preocupado em alternativas para preservar seus patrimônios em ativos com boa liquidez. Mais do que rendimentos volumosos, ele busca formas de vencer a inflação e manter o valor de seus recursos com o passar do tempo.

Obviamente, em virtude da imprevisibilidade e volatilidade de ativos, os produtos que mais combinam essa modalidade de investidor são os de renda fixa, que garantem retornos mais baixos, porém mais previsíveis quando comparados à renda variável .

Portanto, é possível sim ganhar dinheiro com títulos mais conservadores de renda fixa, principalmente quando os levamos em comparação com mecanismos mais obsoletos, como a poupança. Entretanto, os ganhos não serão tão vultosos como os auferidos em ações, por exemplo.

Em suma, qual o melhor investimento para ganhar dinheiro com perfil conservador? Selecionamos algumas possibilidades:

Tesouro Direto 

É um produto de renda fixa no qual é possível comprar dívidas públicas emitidas pelo Governo Federal com o objetivo de captação de recursos. 

Essa modalidade de investimento é dividida em prefixado, pós-fixado (Tesouro Selic) e híbrido (Tesouro IPCA+). 

Com alta do índice de inflação, por exemplo, há exemplos de Tesouro IPCA + que garantem retorno do IPCA + rentabilidade fixa de 5,3% ao ano.  Portanto, com a inflação na casa dos 10%, o retorno ao fim da data de vencimento pode ser de 15% a.a.

Letras de Crédito

Tradicionalmente dividido entre Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), esse produto financeiro tem como objetivo a captação de empréstimos para fomentar projetos do mercado imobiliário e do agronegócio, respectivamente.

A depender das características das Letras de Crédito, elas podem ter rentabilidade indexada ao IPCA, como também ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Dessa forma, quando um título de LCI, por exemplo, está com 110% do CDI, quer dizer que ela está com uma rentabilidade superior à média dos juros. Nesse caso, se o CDI estiver  a 4,5%, esse ativo entregará um rendimento 10% maior que esse valor, que será de 4,95%.

Essa modalidade de investimento é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que dá maior segurança para o investidor em aplicações de até R$250 mil. Por fim, ela ainda é isenta de pagamento de Imposto de Renda.

>> Quer aprender mais sobre LCI e LCA? Confira esse conteúdo exclusivo do canal Investimento às Claras:

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um produto oferecido por bancos, cuja rentabilidade é atrelada ao CDI. A sua lógica de investimento é muito semelhante às duas explicadas acima.

Apesar de exigir aportes mínimos mais volumosos que o do Tesouro Direto, por exemplo, o CDB é uma alternativa com ótimas rentabilidades no contexto da Renda Fixa.

Por exemplo, é possível encontrar opções oferecidas pelo Banco XP que alcancem retorno de 200% e até 300% do CDI. Esse produto também protegido pelo FGC.

Qual o melhor investimento para ganhar dinheiro com perfil moderado e arrojado?

Por fim, chegamos às opções de renda variável que contemplam tanto as carteiras de investimentos dos arrojados, quanto dos moderados. Aqui, o foco está em uma maior rentabilidade com uma propensão à compra de ativos mais voláteis.

Portanto, sem mais delongas, qual o melhor investimento para ganhar dinheiro com renda variável? Selecionamos duas opções bastante populares. Vamos a elas!

Fundos de Investimento Imobiliário (FIIS)

Até maio de 2021, o Brasil tinha cerca de 1,37 milhões investidores pessoas físicas com alguma cota de Fundos imobiliários, segundo o banco de dados da B3.

Essa modalidade de investimento consiste no aporte financeiro em:

  • imóveis de diversos segmentos, como shoppings, lages, prédios comerciais e residenciais, galpões logísticos, entre outros;
  • títulos de renda fixa, em especial, papéis com lastro em imóveis (LCI, CRI e recebíveis imobiliários);
  • cotas de outros fundos imobiliários, privilegiando o rendimento conquistado na diversificação de segmentos no portfólio.

Portanto, se você busca qual o melhor investimento para ganhar dinheiro com renda fixa, os FIIs são ótimas pedidas porque, além da valorização de preço do papel, os cotistas também recebem o pagamento periódico (na maioria das vezes, mensal) de dividendos.

>> Aprenda mais sobre fundos imobiliários com esse conteúdo do canal Investimento às Claras:

Ações

Seja para investidores de perfil moderado ou para os mais arrojados, as ações são ativos versáteis, cuja volatilidade e valorização podem render grandes retornos para os sócios.

Afinal, além da maior dinâmica de preços tanto no curto-prazo (para traders) quanto no longo prazo (para investidores fundamentalistas), esses ativos ainda fazem pagamentos de dividendos (geralmente em uma periodicidade mais inconstante comparada com a dos FIIs) a depender da política das empresas emissoras.

Em uma boa estratégia a longo prazo, por exemplo, que preze pela:

  • análise de dividend yield (percentual de pagamento em relação ao valor da cota);
  • comparação de preço de mercado e valor patrimonial; 
  • potencial de crescimento da organização no decorrer do tempo;
  • diversificação de setores… 

…. A probabilidade de ter retornos bem acima da renda fixa são muito altas.

Ainda existe, por fim, a possibilidade negociar compra e venda desses ativos em estratégias de curto prazo com day trade ou swing trade.

>> Clique no banner abaixo e conheça mais sobre o mundo das ações e das bolsas de valores com esse curso da Xpeed School:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Resumindo, se você deseja saber qual o melhor investimento para ganhar dinheiro no mercado financeiro, o que mais conta é o aprendizado sobre a dinâmica do mundo dos capitais e o estudo contínuo para aprimoramento da sua estratégia.

Diante disso, você pode contar com os cursos da Escola de Investimentos da XP Inc para aprender tudo sobre a dinâmica do mercado financeiro e quais são as opções de ativos que mais combinam com seu perfil de investidor.

Use seu conhecimento para lucrar mais! Bons investimentos!

Continue Aprendendo

spot_img