Setores perenes da bolsa de valores: quais são os principais?

Os setores perenes da bolsa de valores são aqueles mais previsíveis. Mas quais são? Descubra os principais

Uma dica preciosa para todo investidor que está começando agora a dar seus primeiros passos no mercado financeiro é conhecer os setores perenes da bolsa de valores

Atualmente, a carteira de ativos listados na B3 é dividida em diversos setores. Eles consistem nos ramos ou segmentos de atuação que as companhias se dividem, como setor energético, financeiro, varejista, etc.

Segundo dados em referência a maio de 2022 pela Economatica, os três maiores segmentos em carteiras abertas em renda variável são: Exploração, refino e distribuição, Bancos (que neste mês passou para essa posição) e Energia elétrica.

Mas qual a importância de entender isso? O que exatamente são segmentos perenes e quais são os principais? Confira o guia de ações e setores da bolsa de valores e tire suas principais dúvidas. Boa leitura!

O que são setores perenes da bolsa?

Os setores da bolsa correspondem à classificação que a B3 dá a um conjunto de empresas que possuem similaridade quanto ao seu segmento de atuação no mercado.

Eles são considerados os segmentos mais estáveis, ou seja, mesmo em momentos de recessão, continuam suas atividades. Isso ocorre exatamente por serem essenciais para a sociedade, o que faz com que eles tenham uma demanda constante. 

Por conta disso, são categorias que passam por poucas variações, o que indica que são investimentos mais previsíveis.

< Leia também: Como começar a investir do zero? Passo a passo />

Quais são os setores da Bolsa de Valores? Confira  7!

Preparamos uma lista com sete setores perenes da bolsa baseados na relevância e liquidez das principais companhias que os representam. Confira.

1. Energia

Vamos começar nossa lista com o segmento que até 2021 liderou a B3 em dinheiro aplicado: o setor energético. Com o papel central e estratégico na economia brasileira, ele é dividido basicamente em três frentes diferentes de atuação:

  • Geração: lida diretamente com a produção de energia por meio dos diversos segmentos de usinas, como hidrelétricas, termelétricas e eólicas;
  • Transmissão: abrange a parte intermediária do processo e lida basicamente com a infraestrutura de conexão e transmissão da energia por meio da linhões e subestações de alta tensão;
  • Distribuição: representados por concessionárias que fazem a gestão da fase final do processo e oferta energia elétrica para o consumidor final.

Dentre as companhias que representam esse setor na B3 estão as “puras” e as “integradas”.

As puras são as que lidam apenas com uma dessas etapas, como a Taesa (TAEE11), que trabalha apenas com o serviço de transmissão. Já outras organizações, como a estatal Copel (CPLE6), notabilizam-se por atuar nos três ramos ao mesmo tempo.

2. Financeiro

Aqui os grandes protagonistas são, especialmente, as ações atreladas a grandes bancos, como o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, entre outras instituições (corretoras e seguradoras).

O Índice Financeiro (INFC) é um dos indicadores mais relevantes da bolsa e traz um termômetro do crescimento ativos deste segmento de acordo com o IBovespa, que mede a atuação das principais companhias gerais listadas na B3.

Dentre as principais ações do setor, temos a ITAÚSA (ITSA4), holding de investimentos pertencente ao grande banco privado, e os papéis do BB Seguridades (BBSE3), empresa de seguros ligada ao Banco do Brasil. 

3. Exploração, refino e distribuição

Dentre os principais setores da bolsa, o de Petróleo, Gás e Biocombustível é um dos que possui maior relevância. 

E a explicação mais coerente para esse fato é que nele se encontram as ações da gigante estatal do segmento: a Petrobrás (PETR4). 

Apesar de alguns fatores de risco, como a possibilidade de intervenção do estado, os ativos da companhia sempre tiveram alta liquidez e já sofreram uma valorização de 10% desde o seu IPO na bolsa em 2006. 

Além disso, a empresa é famosa por historicamente pagar bons dividendos aos seus sócios.

< Leia também: Ações que mais pagam dividendos: lista completa 2022! / >

4. Materiais básicos

Esse segmento reúne grandes players do mercado nacional e classifica principalmente grandes indústrias que produzem e comercializam produtos químicos, minérios e embalagens.

Dentre as grandes forças deste setor estão a Vale (VALE3), mineradora multifuncional e grande operadora logística, e a Gerdau (GGBR4), grande produtora e fornecedora de aço.

5. Bens Industriais

Motor da infraestrutura nacional, os Bens Industriais se posicionam facilmente como um dos principais setores da bolsa B3. 

E isso não acontece por acaso. Afinal, o crescimento econômico nacional depende bastante da produção de maquinários, equipamentos, transporte e construção para garantir a infraestrutura necessária.

Dentre as principais ações do setor, estão empresas do ramo de aviação como a Azul (AZUL4) e a Gol Linhas Aéreas (GOLL4).

6. Saúde

A saúde é um dos setores da bolsa que mais vem bombando ultimamente. Isso acontece principalmente por ser um segmento essencial. Mas, além disso, ele vem sendo protagonista de IPOs (Oferta Pública Inicial, em outras palavras, o processo de abertura de capital de uma empresa na bolsa de valores) nos últimos anos.

Só em abril de 2021, cinco empresas do segmento estrearam na B3:

  • Matter Dei;
  • Viveo (CM Hospitalar); 
  • Blau Farmacêutica;
  • Hospital Care;
  • Dasa.

Só essa última somou ofertas de R$ 6 bilhões na sua inauguração, segundo a Exame.

7. Consumo cíclico e não cíclico

No nosso último exemplo, resolvemos juntar dois setores estratégicos de uma vez: o Cíclico e o Não Cíclico.

O primeiro é composto por empresas que costumam ter o seu desempenho atrelado às variações econômicas como inflação, taxa Selic, variação de câmbio e outros indicadores macroeconômicos. Nele, estão incluídas empresas de: 

  • viagens;
  • vestuário;
  • automóveis;
  • turismo e muitos outros.

Já o setor Não Cíclico, pelo contrário, diz respeito às empresas que atuam em segmentos não essenciais e pouco vulneráveis a mudanças na economia, como é o caso do ramo alimentícios, de materiais de limpeza, entre outros. Esses são os famosos setores perenes da bolsa.

As características de cada um deles explicam suas vantagens e desvantagens. Enquanto o setor cíclico sofre mais com com volatilidade, por outro lado, ele tem a possibilidade de aproveitar épocas de crescimento econômico para maior rentabilidade.

Já o não cíclico tem como vantagem trazer menos flutuações e maior segurança ao investidor, apesar de não ser vulnerável a uma valorização mais consistente como consequência, por exemplo, da alta de indicadores macroeconômicos.

Qual a importância de conhecer os setores da bolsa?

Gostou do conteúdo? O que achou da nossa explicação sobre os principais setores perenes da bolsa?

A importância de conhecer bem cada um desses segmentos e os melhores ativos que os compõem é fundamental para a implementação de uma boa estratégia de diversificação da sua carteira de investimentos.

Afinal, quanto mais diversificados são seus ativos, maior é a segurança e o nível de proteção do seu patrimônio no longo prazo.

Isso porque se uma crise específica atinge um mesmo setor de forma homogênea, possíveis prejuízos podem ser recuperados com ganhos em outros segmentos que passaram inabaláveis a essa instabilidade.

No final das contas, o ditado “não coloque todos os ovos na mesma cesta” é certeiro.

Veja como diversificar seus investimentos da melhor maneira com este conteúdo do canal. Aperte o play e confira:

Se você quiser aprender mais sobre investimentos em renda variável, a XP Educação possui ótimas opções para você. 

  • Introdução ao Universo de Trading: aprenda os fundamentos do mercado de ações, diferentes tipos de análises, modalidades operacionais e estratégias de trading com os maiores especialistas do Brasil;
  • MBA em Ações e Stock Picking: confira os maiores especialistas do mercado para oferecer qualificação técnica aprofundada na construção de teses de investimentos em ativos dos principais setores da bolsa brasileira, fazendo uso da análise fundamentalista e valuation.

Gostou de conhecer quais os setores da bolsa de valores e como isso pode ajudar a diversificar sua carteira? O conhecimento é essencial para se destacar nessa área.

Mas além disso, assinando a Multi+, você tem acesso a inúmeras horas de conteúdos exclusivos. Invista no seu futuro com a plataforma que pode acelerar a sua carreira. Inscreva-se agora mesmo e seja Multi+!

Continue Aprendendo

spot_img