O que é Startup? Vale a pena empreender em uma?

Marcadas pela inovação e agilidade, as startups são um modelo de negócio que cresce cada vez mais no mercado

Quando olhamos para o mercado de trabalho atual é fácil encontrar as conhecidas startups e suas soluções inovadoras e tecnológicas.

Na maior parte do tempo, são empresas com foco em uma ideia diferenciada e disruptiva, que se propõe a inovar o mercado, criando uma atividade escalável e que tenta substituir comportamentos tradicionais.

Na prática, o conceito já se tornou tendência há algum tempo ao redor do mundo, inclusive no Brasil com a transformação digital. No entanto, sua definição ainda gera bastante confusão para muitas pessoas, já que existem diferentes interpretações sobre o que é e como funciona uma startup. 

Nesse sentido, é válido reunir essas diferentes perspectivas e observar, principalmente, os grandes exemplos de startups de sucesso.⭐

Afinal, startup não é simplesmente mais uma empresa que está iniciando suas atividades?

Bem, não é tão fácil assim. 

Entenda mais detalhes sobre o que é startup, considerada um tipo de empreendedorismo digital, saiba como é possível investir nesse modelo de negócio, conheça alguns exemplos de startups unicórnio e suas principais amostras do sucesso nessas iniciativas. Vamos lá? 👇

Afinal, o que é uma Startup?

Pode-se definir que é uma empresa que possui um um modelo de negócios inovador, repetível e escalável. 📈

Ou seja, é um modelo de companhia em estágio inicial ou emergente focado em resultados rápidos e eficazes, pois, na maioria das vezes, esses negócios têm como objetivo o crescimento agressivo. 

Assim, sua ideia central dentro do empreendedorismo se refere à mudança da forma como os consumidores e clientes lidam com certos aspectos da sua vida. Sendo possível focar em novas formas de entretenimento, alimentação, moda, transporte e muitas outras.

Por isso que costumam ser bastante inovadoras, já que normalmente usam a tecnologia para o próprio funcionamento e são compostas por um grupo de pessoas com perfil e mindset empreendedor. 💡

Tipos de startup

aceleração das startups
O que é uma startup? Conheça os principais tipos. Fonte: Getty Images.

Dentro desse modelo de negócio existem alguns tipos e características específicas para as empresas, os principais são: 👇

Scalable startups

São as empresas que encontraram um modelo replicável de negócio, ou seja, que tem grande potencial de crescimento e que precisam apenas de investimento para que a expansão ocorra.

Normalmente são empresas que já funcionam, mas necessitam de um capital de risco para elevar o nível do negócio.

Large company startups

São empresas maiores e com experiência de mercado, mas que estão sempre procurando alguma forma inovar em seu modelo de negócio, adaptando-se aos novos contextos de um mercado em constante transformação. 

Por isso, muitas das vezes optam pela reinvenção do negócio.

Small business startups

São as empresas iniciantes, com uma escala pequena de negócios, que não necessariamente almejam uma expansão muito ambiciosa. 

Buyable startups

São as empresas fundadas a partir do projeto de execução de uma grande ideia, que precisam apenas do empurrão de alguns investidores para conseguirem instrumentalizar seu modelo de negócio e crescer.

Lifestyle startups

São aquelas movidas por um sonho específico, isto é, uma grande ideia que faz a busca por seu sucesso um estilo de vida para os envolvidos no projeto. 

Dessa forma, seus funcionários são caracterizados por acreditarem no valor do negócio e não apenas em vista de conseguir dinheiro.

Social startups

Essas empresas são aquelas que planejam fazer alguma diferença no mundo. Elas querem gerar resultados positivos para as comunidades em que atuam, para as pessoas com quem trabalham e para as regiões onde estão instaladas. 

Por isso, muitas das vezes são organizações sem fins lucrativos ou se visam ao lucro a partir de uma perspectiva social. 

Como funciona uma startup na prática?

Conforme já dito, ela necessita de inovação tecnológica para atuar e se diferenciar de uma empresa de modelo tradicional. 

Há quem acredite que as startups são somente empresas de internet, ou seja, que só estão presentes no digital. Mas na verdade elas podem ser mais frequentes no ambiente online por ser mais barato e facilmente propagável do que enfrentar a burocracia e os custos de um negócio físico, só que não é uma característica primordial de definição do modelo.

Existem muitas startups com operações físicas, como a Uber e o iFood.

pessoas tendo brainstorming em stratup

O que realmente as diferencia é o modelo de funcionamento. Confira quais são esses pilares: 

Modelo de negócios inovador

O pilar mais importante para uma startup de sucesso é o potencial de inovação que ela propõe ao mercado. 

Através dele que se oferece uma abordagem mais criativa, pensada fora da caixa, que busca uma forma não-convencional ou ainda inexplorada para solucionar um problema.

É caracterizado por produtos ou serviços que criam revoluções na vida dos clientes, de forma que eles mudem seu comportamento com base na interação com essas marcas. 

Assim, o pilar foca mais no valor e, consequentemente, na rentabilidade. 💰

Repetível e escalável

Esse pilar mostra que a proposta inicial, praticada em estágio emergente, pode ser replicada amplamente em larga escala sem perder a qualidade do produto final e sem os custos operacionais comprometerem a rentabilidade.

Assim, um modelo de negócio repetível e escalável que se adapta bem ao mercado tem grandes chances de ser uma startup de sucesso. 🤩

Sem esses dois fatores tão importantes para uma startup, o negócio tem grandes chances de se tornar insustentável.

Flexível

Para uma startup ser inovadora e disruptiva ela precisa ser adaptável com facilidade, exigindo uma visão estratégica e flexível por parte dos empreendedores que atuam nesse formato. 

Ou seja, ter uma proposta inicial dinâmica e funcional a todo o momento. 

Assim que o público conhece uma startup, ele pode ter dificuldades em adotar sua proposta ou apresentar novos desafios que precisam de solução. Dessa forma, até alcançar o sucesso, esse tipo de empreendedorismo deve ficar atento às flutuações e expectativas do mercado.

O que significa Lean Startup?

É uma metodologia de criação e gestão dentro do conceito startups que tem como foco o aprendizado rápido. 🏃

Usa de um método que ensina como criar produtos desejados por clientes, gerando ciclos de aprendizado mais ágeis, bem como mudanças no direcionamento das estratégias da empresa aconteçam visando um crescimento acelerado.

O Growth Hacking é uma das metodologias também valorizadas. 

ciclo lean startup
Ciclo da Lean Startup. [Fonte: Merithu]

O que é uma startup unicórnio?

Um ponto que sempre surge com o debate sobre o que são startups é o conceito de startup unicórnio. Esse termo surgiu em 2013 para descrever empresas avaliadas em valores acima de 1 bilhão de dólares, mesmo sem terem capital aberto na bolsa.

Foram chamadas de unicórnio para simbolizar quão raras e difíceis de conseguir. Para muitos empreendedores, pode ser apenas fantasia. Alguns exemplos delas seriam: Gympass, Buser, QuintoAndar, etc.

Como investir em uma startup?

Algumas dicas podem ajudar a realizar esse investimento, como:

  • Conhecer bem o ramo que pretende investir;
  • Saber sobre a ou as empresas mais alinhadas com os valores que busca;
  • Escolha um bom intermediário;
  • Diversifique o investimento;
  • Reserve parte do seu patrimônio.

Exemplos de startups de sucesso

Diversas empresas que hoje são enormes referências nos respectivos nichos de mercado, surgiram como startups.

Algumas você já conheça, como:

PayPal

Fundado no fim do século XX, o PayPal foi pioneiro no envio e recebimento de pagamentos online.

Isso porque essa startup transformou o modo como as transações financeiras eram realizadas e, hoje, é possível comprar criptomoedas nela.

Airbnb

Quando você viaja ou pensa em viajar, você se hospeda em hotéis convencionais ou procura lugares para alugar no Airbnb?

Essa startup é um ótimo exemplo que utiliza o modelo de negócios de marketplace de aluguel.

Sua ideia de negócio surgiu de uma questão simples que era o aluguel de casas. Atualmente, o Airbnb é um caso de sucesso, possibilitando que viajantes aluguem espaços pelo mundo inteiro.

Google

O site de busca mais utilizado da internet também é uma startup de sucesso e isso pode ser novidade para muita gente.

Aliás, quando surgiu, já existiam vários sites de busca no mercado e o Google não era tão apontado como um dos favoritos ou mais utilizados.

Porém, depois de um bom planejamento e estruturação, o Google soube otimizar as operações que já eram realizadas por outras empresas e se tornou líder com folga no próprio nicho. 

Nubank

O banco digital roxinho é uma grande referência de opção de guardar seu dinheiro, bem como investir e usar na modalidade de cartão de crédito.

Fundada em 6 de maio de 2013, ganhou notoriedade com seu primeiro produto, que era o cartão de crédito roxo sem anuidade, controlado por um aplicativo fácil de usar no smartphone.

iFood

Pensou em comida e lanches rápidos e diferentes no dia a dia, pensou no iFood. Lançada em Maio de 2011, hoje ela se torna a startup mais valiosa do Brasil e segunda da América Latina.

Seu modelo de negócio consiste em ser um app de entregas para os mais variados estabelecimentos só conquista pessoas ao longo dos anos, principalmente quando houve a pandemia da covid-19.

QuintoAndar

É a maior imobiliária digital do Brasil, conquistando novos compradores e inquilinos diariamente. 

Lançada em 2013, ela veio para simplificar a vida de quem busca um novo lar, facilitando as burocracias, principalmente de quem quer alugar por não precisar de um fiador.

Principais diferenças entre startups e empresas convencionais

Confira as principais diferenças entre os dois tipos de organizações existentes atualmente.

Diferença 1: Startups possuem mais possibilidades de crescimento

As startups, geralmente, são projetadas para crescer rapidamente. Ou seja, são empreendimentos que possuem algo que podem vender para um público e mercado muito grande.

Apesar de não ser um dos requisitos para ser classificado dessa forma, as empresas online podem chegar mais facilmente a um grande mercado do que as que são offline.

Diferença 2: Financiamento de startups é diferente

As startups buscam investimento financeiro de forma diferente da maioria das pequenas empresas, já que tendem a depender do capital que vem de investidores anjos ou companhias de capital de risco. 

As companhias convencionais geralmente contam com empréstimos e doações.

Na prática desse modelo, os empreendedores que fundam ou ajudam a fundar a startup tem influência dos investidores nas tomadas de decisões – até em forma de conselhos.

Diferença 3: Startups tem estratégia de negócio melhor definida

Para conseguir financiamento, os fundadores de uma startup precisam:

  • Ter definido o que planejam fazer com a companhia;
  • Como os investidores serão recompensados nesse tempo e depois, quando o empreendedor decidir vender ou fundir com outra companhia;
  • Em um negócio tradicional, é diferente, já que não é preciso ter uma estratégia “de saída” logo no começo.

O dono é totalmente responsável pelo futuro da empresa, dependendo apenas dele administrá-la, decidir vender, fundir ou lançar no mercado de ações, por exemplo.

Diferença 4: O cenário das startups é mais incerto

Como procura ser disruptiva, dificilmente uma startup vai ter um manual de como ser bem-sucedida, certo?

Dessa forma, não há como afirmar se a ideia ou projeto de empresa vai de fato deslanchar e o caminho a ser trilhado pelo empreendedor costuma ser bem incerto.

É justamente por isso que tanto se fala em investimento para startups e a estratégia de negócios é diferente de como acontece em empresas tradicionais.

Como trabalhar com startups?

Entender as necessidades do mercado e usar a criatividade para propor soluções inovadoras são os principais pontos.

👉 Logo, para trabalhar nesse mercado, seja como investidor, empreendedor ou facilitador, é necessário compreender esse desafio e aprender a administrar suas incertezas.

Afinal, como empreender em uma startup?

É essencial buscar diferentes fontes de informação, ficar antenado a tecnologias, conhecer suas limitações e se manter atento a oportunidades para superar cada uma dessas barreiras no tempo certo.

Quer acelerar sua carreira e dominar o conceito de Transformação Digital? 

👉 Então, confira nosso MBA em Inovação e Transformação Digital, um curso interativo e feito sob medida para você se tornar uma referência nessa área, atuando nos setores de tecnologia, user experience e gestão de projetos. 🚀

Continue Aprendendo

spot_img