Tenbaggers: conheça as ações que rendem até 10 vezes o valor investido

Embora existam diferentes perfis e estratégias de investidores, uma coisa é comum entre todos eles: a busca pelo lucro. Afinal, quem não quer multiplicar o patrimônio com escolhas assertivas para o portfólio, não é? Embora fatores como a volatilidade nem sempre permitam que isso aconteça, ter ações tenbaggers aumentam essas chances.

Já imaginou ter na carteira um papel que valoriza acima de 900%? No artigo abaixo, nós falamos mais sobre o conceito e origem dessas ações e, claro, como encontrá-las.

O que é Tenbagger?

Originalmente, tenbaggers — ou 10-baggers — é o nome dado a ações que podem gerar ganhos 10 vezes superiores ao valor investido. Atualmente, ele também é usado para se referir a papéis com grande potencial de rendimento, ou seja, os futuros tenbaggers.

Quem criou o termo Tenbaggers?

O termo foi criado e usado pelo gestor de fundos Peter Lynch no livro One Up on Wall Street e faz referência ao baseball. Nesse esporte, a palavra tenbaggers é usada para se referir a uma jogada de efeito e muito bem-sucedida.

Trazendo o conceito para o mercado financeiro, apostar em ações tenbaggers representa um movimento de sucesso devido o seu retorno.

Lembrando que Lynch é um dos principais investidores do mundo. Durante o período em que esteve à frente do fundo de ações Fidelity Magellan, a valorização acumulada foi de 2700%. O que representa um crescimento anual de 29,2%.

>>> Que tal usar a educação financeira para transformar sua vida? No vídeo abaixo Guilherme Benchimol, Edu Lyra, Kondzilla, Izabella Mattar e Thiago Godoy falam sobre o futuro financeiro a partir do planejamento a longo prazo:

Quais as principais características de ações Tenbaggers?

Embora fatores como a volatilidade façam do mercado financeiro um ambiente de risco, algumas características podem orientar o investidor a fazer escolhas mais seguras e assertivas. Seguindo nessa mesma linha, são essas características que também ajudam na identificação das ações tenbaggers.

Veja algumas delas:

  • Alto potencial de crescimento
  • Forte geração de caixa
  • Baixo endividamento
  • Bom retorno para seus investidores
  • Empresas pequenas, com soluções diferenciadas
  • Projeção de crescimento em seu mercado de atuação

Embora não exista qualquer tipo de promessa no mundo dos investimentos, as características acima tendem a indicar papéis de sucesso.

Como encontrar ações Tenbaggers?

De imediato você pode pensar que as empresas com considerável projeção de lucro são as que já possuem boa reputação. Na verdade, as ações tenbaggers são frequentemente o oposto disso.

Não existe uma regra, mas é comum que esses papéis estejam ligados a companhias com alto potencial de mercado. Isso porque elas estão inseridas em um contexto de crescimento.

Veja abaixo algumas das informações que o investidor deve considerar quando estiver em busca de uma ação promissora.

Tamanho da empresa

Empresas já consolidadas em seus setores são opções seguras pela estabilidade que oferecem. É isso que faz com que muitos investidores de perfil conservador optem por elas na carteira. Por outro lado, é essa característica que também impede que elas rompam a barreira para cima. Afinal, já não existe tanto espaço no mercado para crescimento.

É por isso que as ações tenbaggers costumam estar associadas a empresas menores. Afinal, elas têm um grande terreno para desbravar, o que viabiliza um alto desempenho também.

Se você já leu sobre small caps, sabe do que estamos falando: as companhias com maior risco e volatilidade são as que oferecem maior potencial de retorno.

Fundamentos

Ser pequena e dona de uma boa ideia não é suficiente para que uma empresa tenha ações tenbaggers. Na verdade, essa classificação está relacionada aos fundamentos da companhia.

Além de um produto/serviço inovador, alta lucratividade e baixo endividamento também são características que contribuem com o alto crescimento de uma empresa.

Uma maneira de levantar essas informações é realizando uma análise fundamentalista do negócio. Assim o investidor tem uma visão mais aprofundada sobre a empresa e pode tomar decisões mais assertivas.

Preço de negociação

Um cenário favorável aos investidores é aquele onde os papéis estão sendo negociados abaixo do valor devido. E as ações tenbaggers também são encontradas nesse contexto.

A partir de uma análise minuciosa, é possível chegar a uma conclusão. No caso de empresas com alto potencial de crescimento e baixo valor de negociação, a tendência é que a valorização seja maior e, consequentemente, o lucro também.

Segmento de operação

Pense em uma nova empresa que anunciou operações no ramo petrolífero. Provavelmente o próximo pensamento que terá é o de que a Petrobrás já ocupa uma grande fatia desse mercado, certo? Em cenários como esse, no qual uma ou mais empresas se destacam, encontrar espaço para um crescimento considerável é desafiador.

Diante disso, as ações tenbaggers estão diretamente ligadas ao mercado em que atuam. Quanto mais promissor ele for, maiores as chances de bons resultados.

Para se chegar a uma conclusão, é preciso avaliar o setor, condições econômicas associadas, aceitação mercadológica e potencial de crescimento.

Como investir em ações Tenbaggers?

Agora que você já sabe o que são as ações tenbaggers, suas características e como identificá-las, que tal considerar algumas dicas antes de incluí-las em sua carteira?

Seja paciente

Mesmo que uma empresa seja promissora em seu setor, isso não significa que seu crescimento será acelerado. Pelo contrário: em alguns casos, podem levar anos para que uma valorização relevante aconteça. Ainda assim, esse movimento pode ser mais rápido quando comparado a outros papéis.

>>> Dica extra: para montar uma estratégia de longo prazo, conheça o conceito de buy and hold

Não se esqueça dos riscos

Embora a projeção de crescimento e lucro de uma tenbagger brilhe os olhos, é preciso lembrar que esse tipo de ação pode surpreender negativamente. Concorrência, crises econômicas, dificuldades no setor… Um papel pode ser afetado por diversos cenários. Por isso, lembre-se de avaliar cuidadosamente quais riscos está disposto a correr.

Lucro não é só na casa dos milhares

Você sabe que uma tenbagger é a ação com valorização superior a 10 vezes o preço pago, certo? Mas o que talvez você pode esquecer é que essa matemática se aplica tanto na casa das milhares quanto das dezenas. Veja:

10 x R$ 0,50 = R$ 5

Estude sem parar

Não existe fórmula mágica para o sucesso financeiro. Ela, inevitavelmente, vem através de muito estudo e entendimento. Uma maneira de começar é fazendo a análise fundamentalista das empresas.

No curso da Xpeed você aprende a identificar os futuros vencedores da Bolsa. Entre os conteúdos abordados, ferramentas, objetivos e ciclos. Para se inscrever é só clicar no banner abaixo:

Campanha de um curso online sobre "Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Vencedores da Bolsa" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img