O que é Tesouro IPCA? Como funciona esse investimento atrelado à inflação?

Saber o que é Tesouro IPCA representa um conhecimento essencial para o investidor que deseja aplicar seu dinheiro de forma adequada. 

Não é de hoje que investimentos em títulos públicos são uma opção em valorização. Em 2002, eles passaram por um processo de democratização com a criação do Tesouro Direto, um conjunto de ativos ligados ao Governo Federal. Entre eles, temos o Tesouro IPCA, ativo de renda fixa atrelado à inflação.

Perfeito para investimentos futuros, muitos adquirem esses ativos para render uma boa aposentadoria, já que o vínculo ao indexador protege o capital com o passar do tempo, basta honrar o seu vencimento.

Em momentos em que a inflação permanece em alta, ocorre a valorização do Tesouro IPCA, colocando essa modalidade entre as mais rentáveis para aquisição de ativos, se comprados no tempo certo.

Para entender o que é o Tesouro IPCA e como funciona, neste artigo trazemos características, vantagens, rentabilidade, entre outros detalhes. Acompanhe a gente!

O que são os títulos do Tesouro Direto?

Para compreender o que é Tesouro IPCA+, primeiro precisamos passar pelos títulos do Tesouro Nacional.

Trata-se de investimentos de renda fixa e títulos públicos, portanto, financiam iniciativas e programas do Governo.

A partir da criação da plataforma do Tesouro Direto, pessoas físicas passaram a ter fácil acesso a esse investimento. 

Dentro desse programa, há três tipos que variam conforme a modalidade de remuneração:

  • Tesouro Prefixado: taxa prefixada definida no momento da operação;
  • Tesouro Selic: pós-fixado e indexado à taxa Selic;
  • Tesouro IPCA+: indexado ao IPCA mais uma taxa fixa.

 >>> Leia também: Tesouro Direto: saiba o que é,suas taxas, vantagens e desvantagens

O que é Tesouro IPCA+?

Agora que você tem uma ideia de onde esse investimento está inserido, chegou o momento de finalmente conhecê-lo.

O Tesouro IPCA+ acompanha a variação da inflação, o que ajuda a garantir proteção ao investidor contra as variações da inflação.

O objetivo desse investimento é captar dinheiro de investidores para o governo aplicar em áreas como infraestrutura, saúde e segurança.

Assim, você estará emprestando dinheiro ao poder público, que, em troca, pagará uma taxa de juros híbrida – uma combinação da inflação (IPCA) e de uma taxa prefixada.

Dessa forma, esse ativo pode ser utilizado em estratégias de médio e longo prazo, sendo, normalmente, um investimento seguro e conservador. Até porque esse título é um dos mais adequados para manter o seu poder de compra no futuro.

Porém, para um investidor mais agressivo, também é possível vender o título antes do vencimento em busca de rentabilidades maiores.

Quais são os tipos de Tesouro IPCA+? 

Os modelos de títulos do Tesouro IPCA têm características distintas em relação ao pagamento dos juros. Saiba como funciona o Tesouro IPCA com juros semestrais e o tradicional.

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

Com o passar dos anos, os juros compostos desse investimento multiplicam o patrimônio de uma forma previsível, assim como em muitos outros de renda fixa.

Por isso, acaba sendo muito indicado para quem quer garantir uma boa aposentadoria, mantendo seu rendimento acima da inflação no decorrer dos anos.

De todo modo, os rendimentos são repassados ao investidor apenas na data do vencimento ou no resgate antecipado.

Além disso, é a melhor aplicação para você a médio prazo, esperando que a taxa Selic tenha tendência de baixa, para vender antes do vencimento.

Mas caso permaneça igual ou em elevação, é recomendado investir no Tesouro Selic ou no Tesouro Prefixado.

Tesouro IPCA+ Juros Semestrais (NTN-B)

A diferença entre este e o anterior está no pagamento de juros antecipados, que ocorre a cada seis meses. Assim, em vez de receber toda a rentabilidade na data de vencimento, ela acaba sendo adiantada, o que faz com que você não precise esperar até o prazo final para utilizar o rendimento da sua aplicação.

É uma boa escolha levando em consideração os longos prazos de vencimento, principalmente para quem precisa de uma renda extra no decorrer dos anos.

Como ocorre a incidência do Imposto de Renda em cada cupom recebido, a rentabilidade tende a ser menor do que o Tesouro IPCA+ comum.

Aliás, a alíquota é regressiva como em todos os investimentos. No primeiro pagamento, ela será de 22,5% até chegar em 15%, acima de 720 dias de aplicação.

Quando investir em IPCA+?

Por conta de oferecer uma taxa prefixada sobre a inflação, o Tesouro IPCA+ pode, justamente, ser utilizado para manter o poder de compra do seu dinheiro.

Outro fator interessante é que o título serve como alternativa mais segura do que a Poupança, já que é emitido pelo governo, máxima instituição financeira do país. Dessa forma, mesmo sem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), dificilmente o governo faltará com o pagamento dos rendimentos.

De todo modo, se os juros e/ou inflação estão em momento de alta, provavelmente, esse será um bom momento para ficar mais de olho nesse tipo de investimento.

Agora, entenda como aplicar em IPCA+.

Investimento IPCA: como funciona?

Agora que você já sabe como funciona o Tesouro IPCA, que tal investir nesse tipo de aplicação?

  • O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores, como a XP Investimentos, que dará o acesso aos títulos e toda assistência necessária;
  • O segundo passo é verificar os juros, as taxas, o vencimento e o tipo de remuneração para que você possa transferir seu dinheiro e, assim, rendê-lo com segurança.

Quanto rende o Tesouro IPCA?

Na prática, o cálculo é feito da seguinte forma:

taxa pré-fixada + inflação – alíquota do imposto de renda = rendimento IPCA+

Vamos supor um rendimento com taxa fixa de 4,57%, com a inflação de 2020 em 4,52% e vencimento para 2024, teríamos um rendimento de 9,09%, com alíquota do IR em 15% descontada sobre ele, não sobre o valor aplicado.

Quais são os riscos do Tesouro IPCA?

Podemos considerar risco baixo para o Tesouro IPCA por conta de dois motivos principais: em relação ao crédito e à garantia do emissor do título.

Honrando a data de vencimento, o Tesouro IPCA sempre indicará valorização, pois ele rende a somatória de duas taxas positivas, uma prefixada e a outra pós-fixada. Já em relação às garantias do emissor, este é simplesmente o Governo Federal, uma das instituições mais seguras para se investir.

Qual a relação entre Tesouro IPCA e o perfil do investidor?

A última consideração a ser feita é a relação entre o Tesouro IPCA e perfil do investidor. Como pode ter percebido, é uma oportunidade válida para praticamente qualquer abordagem.

Para os conservadores e moderados, a renda fixa indexada junto à inflação garante um rendimento elevado quando comparado a Taxa Selic ou o CDI. Dessa forma, ao segurar o título até o vencimento tem uma possibilidade quase garantida de lucro.

Por esse motivo, a aplicação no Tesouro IPCA é alternativa frequente em relação a fundos de previdência privada, servindo de aposentadoria para investidores e empreendedores autônomos.

Já para investidores mais arrojados, também é uma excelente opção de aplicação, pois como a inflação oscila, tal como o mercado de ações, a gestão ativa de investimentos possibilita identificar períodos de valorização que compensam a venda do título.

A propósito, para você entender mais sobre o Tesouro IPCA+ e outros títulos públicos, indicamos o curso Renda Fixa: ganhos com baixo risco

Neste curso você vai entender porque os produtos de renda fixa são tão seguros ou mais do que a caderneta de poupança, além de aprender como montar uma carteira diversificada com segurança. 

Continue Aprendendo

spot_img