Conheça os principais tipos de ações e saiba como reconhecê-los

A bolsa de valores oferece uma variedade de títulos que podem compor a carteira dos investidores. Dentre os mais queridinhos, as ações sem dúvidas são os ativos mais lembrados quando se fala de mercado de capitais. Entretanto, você sabia que há tipos de ações que diferem entre si?

Isso mesmo! Apesar de todas representarem a mesma coisa, isso é, uma pequena parte de uma empresa de capital aberto e cujo preço varia com o tempo, existem algumas características específicas que tornam alguns papéis diferentes de outros.

Na verdade, existem duas maneiras de classificar os tipos de ações: uma delas corresponde aos direitos dos sócios, enquanto a outra diz respeito ao tamanho da empresa.

Quer aprender tudo sobre as diferentes classes de ações? Pois continue a leitura até o fim!

Quais são os tipos de ações?

De maneira geral, a maneira mais tradicional de classificar esses ativos é denominando uma ação preferencial ou ordinária. Mas o que esses termos representam? Vamos falar sobre isso abaixo.

Ação preferencial

Uma ação preferencial notabiliza-se pela restrição de direitos mais ativos por parte do acionista quanto a questões internas da empresa emissora. Por exemplo, esse tipo de papel não permite voto em assembléias deliberativas.

Entretanto, há algumas vantagens para os portadores desses tipos de ações. Dentre eles, podemos enumerar a prioridade no recebimento de dividendos.

E o que é isso? São proventos pagos periodicamente aos acionistas correspondentes à divisão de lucros da empresa em um determinado período. 

Os valores variam bastante de companhia para companhia e equivalem a um pequeno percentual sobre os valores das ações que o sócio possui em sua carteira de investimentos. Quanto mais papéis, mais dividendos o investidor recebe.

Uma outra vantagem dessa categoria de ativos é a prioridade em receber reembolso em caso de falência da companhia.

Você pode identificar essa classe de ações por meio do ticker, que é o código numérico que vem após a sigla da empresa emissora, com os números 4,5,6,7,8. Por exemplo, ITSA4, CPLE6 e PETR4.

Ação ordinária

As ações ordinárias diferenciam-se das preferenciais por dar mais direitos e poder de decisão aos acionistas com relação às empresas. Quanto maior for o percentual de ações ordinárias que um investidor tiver, maiores serão seus direitos.

Dentre os seus principais benefícios, podemos destacar:

  • tag along: mecanismo de proteção aos acionistas ordinários e minoritários, que, em caso de solvência da empresa, possuem prioridade de vender seus papéis frente aos sócios majoritários. Eles têm direito a um valor mínimo que equivale a pelo menos 80% do que os majoritários venderem com seus papéis.
  • voto em assembléia deliberativa: essa é uma das vantagens mais famosas da ação ordinária. A quantidade de votos que o acionista possui nas assembleias é proporcional ao número de ações ordinárias que ele possui: 27 ações? Então tem direito a 27 votos. Uma ação? Possui direito a apenas um voto.

Por fim, os tipos de ações ordinárias podem ser identificadas na bolsa de valores por meio do ticker número três. Por exemplo: PETR3 e VALE3. 

Unit

Além da ação preferencial ou ordinária, temos também a Unit. Ele consiste em um pacote de ações que contém tanto papéis preferenciais quanto ordinários em seu portfólio. 

Eles são ofertados como uma estratégia das empresas para dar liquidez aos dois tipos de ações emitidos por ela na bolsa. 

O ticket de identificação dessa classe de ativos é o número 11 após a sigla da companhia. Por exemplo, SULA11 ou SAPR11.

>> Conheça quatro passos simples para começar a investir em ações com esse vídeo do canal Investimento às Claras:

Quais os tipos de ações de acordo com o valor de mercado?

Existem três tipos de ações de acordo com seu valor de mercado na bolsa de valores. Vamos falar brevemente sobre cada uma delas!

Small Cap

As small caps são as empresas com menor valor de mercado listadas na bolsa. Apesar de serem enquadradas dessa forma por terem uma capitalização geralmente inferior a U$ 3 bilhões, nem todas as companhias que emitem esse tipo de ação são necessariamente pequenas. 

Essa classe de ativos, por sua vez, costuma ser mais volátil do que as empresas de maior capitalização. Por isso, elas são indicadas para um perfil de investidor arrojado.

Mid Cap

As mid caps compreendem as ações de empresas com uma capitalização intermediária. Apesar de terem valor superior a U$ 3 bilhões, elas ainda não podem ser comparadas com as grandes corporações que batem recorde de negociações na bolsa.

Assim como as small caps, os preços dessas classes de ações também costumam variar bastante. 

Blue Chip

Esses são os tipos de ações com maior poder de capitalização do mercado e geralmente são representados por grandes corporações do mundo dos negócios. 

Como consequência direta de sua alta liquidez e estabilidade de preço, essa classe de ativos é bastante popular nas carteiras de investimento por aí afora.

O termo blue chip é referente às fichas mais valiosas do jogo de Poker, que são as azuis. Entretanto, esses tipos de ações também são conhecidas como large caps.

E, então, o que achou do nosso conteúdo sobre os tipos de ações? Esperamos que tenham gostado. Se você quer aumentar seus conhecimentos sobre o mercado de capitais, a Escola de Investimentos da XP Inc oferece os melhores cursos sobre renda fixa, variável e educação financeira.

>> Clique no banner abaixo e aprenda com a Xpeed School a investir na bolsa de valores:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img