TOP 5 tipos de investimentos para iniciantes

Nos últimos tempos, os jovens têm se mostrado cada vez mais interessados em aplicar dinheiro para obter renda futura. O mercado, em si, colabora com essa estratégia apresentando diversos tipos de investimentos para iniciantes, com modalidades diversificadas: das mais simples às mais sofisticadas.

A propósito, o perfil dos investidores mais jovens está dominando o mercado. De acordo com uma pesquisa feita pelo Nu Invest, plataforma do Nubank focada em investimentos, o número de pessoas com menos de 18 anos que investe no mercado financeiro aumentou 1100%.

O levantamento também revelou o aumento do número de interessados, nessa faixa etária, em renda variável. Se em 2016 a porcentagem de esse perfil era menor que 5%, hoje ela chega a 35%.

Uma das explicações para esse boom é que esse universo pode proporcionar ao investidor uma vida confortável. Afinal, o mercado pode oferecer rendimentos relevantes a curto ou médio prazo quando feitos de maneira correta.  

Então, quer descobrir qual é o melhor tipo de investimento para iniciantes, sua modalidade e aprender a aplicar? Saiba que você está no caminho certo. Siga a leitura e comece  sua jornada. 

Por que investir?

Imagine realizar aquela viagem internacional, projeto de infância, ou adquirir um apartamento. Essas são finalidades que nos fazem poupar dinheiro, e investir torna-se uma saída com alta probabilidade lucrativa.

Por exemplo, você sabia que com apenas R$30 é possível comprar um título do Tesouro Direto? Diante disso, é perceptível como um valor baixo pode colocar seu dinheiro para render, até porque deixá-lo debaixo do colchão ou parado não significa poupar, e sim, criar mofo. 

Pensando nisso, selecionamos os principais tipos de investimentos para iniciantes que podem se adequar às suas necessidades.

Tipos de investimentos para iniciantes: renda fixa ou variável?

De modo geral, a renda fixa é um tipo de investimento que prevê ganhos futuros, uma vez que a taxa de juros é fixa. Em contrapartida, a renda variável é imprevisível, com preços oscilantes conforme o dia, as taxas, impostos e aplicações ao redor do mundo, ou seja, é influenciada por fatores econômicos e políticos.

O interesse pela renda variável se intensificou devido à pandemia do coronavírus. De acordo com a B3, as negociações na Bolsa de Valores, por exemplo, chegaram a 2 milhões somente no primeiro semestre de 2020.

A solução abriu oportunidades para que investidores iniciantes e avançados pudessem usufruir dessa modalidade para obter possíveis rendimentos altos para o futuro.

Embora menos frequente do que a renda fixa, a variável é propícia para quem deseja ter rendimento a longo prazo e não tem medo de arriscar.

Em contrapartida, a renda fixa é mais direcionada, seguindo regras definidas no momento da aplicação. Assim, o investidor sabe o prazo e taxa de lucro.  

>>> Leia também: entenda o que é renda variável e seus benefícios

Quais são os melhores tipos de investimentos para iniciantes?

Uma coisa é certa: os bons investimentos para iniciantes estão em toda parte, por isso, o futuro investidor precisa ter facilidade de entender e realizar as negociações. 

A partir disso, vamos conhecer cinco opções de investimentos para iniciantes. Confira!

1. Tesouro Selic

Disponível na plataforma do Tesouro Direto, o Tesouro Selic é uma das alternativas mais procuradas de renda fixa.

De forma simples, você empresta o dinheiro para o Governo Federal usar em projetos de melhorias para o país e, em troca, é remunerado pela taxa Selic.

A grande vantagem do Tesouro Selic é a liquidez diária. Ou seja, é possível resgatar o dinheiro quando quiser, e o melhor, você não perde um centavo nesse processo, tornando-se uma opção louvável para criar uma reserva de emergência.

2. Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é uma possibilidade de renda fixa, correspondendo a uma taxa fixa mais o desempenho do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Isso significa que o rendimento sempre acontece acima da inflação, mas deve ser mantido até uma data de vencimento.

Por essa razão, este tipo de investimento é indicado para quem deseja acumular patrimônio e não retirá-lo a curto prazo.

3. LCI E LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito de Agronegócio (LCA) são investimentos benéficos ligados diretamente ao mercado imobiliário. Elas têm dois atrativos: ligação ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – entidade que protege a aplicação dos investidores -, e a isenção do Imposto de Renda.

Os tipos de rendimentos LCI e LCA são:

  • prefixado: com taxa fixa definida;
  • pós-fixado: acompanhando um indicado, como o certificado de depósito interbancário (CDI);
  • híbrido: rendimento atrelado a uma taxa fica mais um indicador, semelhante ao IPCA.

A LCI E LCA exigem um investimento inicial de R$5 mil, além da carência de 90 dias para resgatar qualquer valor. A diferença fundamental entre as duas é que na LCA o dinheiro é destinado para fomentar investimentos no setor de agronegócio; enquanto na LCI, ele é orientado para o mercado imobiliário.

4. Fundos de investimento

Os fundos de investimento são aplicações financeiras coletivas. Eles reúnem recursos de investidores movimentados por um gestor profissional, responsável por decidir alocações com base na estratégia estabelecida.

Cada fundo tem suas próprias regras definidas para que o gestor atue e determine os limites de exposição, custos ou público-alvo. Desse modo, o investidor pode aplicar em renda fixa, como os fundos referenciados DI, que investem em títulos públicos. 

Já a renda variável representa os fundos imobiliários, fundos de índice (ETFs), entre outros, ideal para iniciantes que contam com o gestor, uma espécie de mentor, que estipula as melhores opções do mercado.

5. Ações

O investimento em ações ocorre por renda variável, ou seja, ideal para iniciantes com perfil arrojado. O acordo é feito por meio da bolsa de valores

Como as ações são a melhor parte do capital de uma empresa, obter os papéis faz com que você acompanhe os resultados com clareza.

Na prática, o retorno vem da valorização das ações e da distribuição de proventos, ou seja, parte do lucro líquido do negócio.

Confira o vídeo produzido por Clara Sodré, especialista em investimentos, que compartilha sua experiência de vida.

 

Comece a investir agora mesmo

O ato de investir é um dos três pilares do enriquecimento saudável: ganhar, poupar e investir.

E para começar com o pé direito no mundo dos investimentos, é importante estar sempre atento às novidades do mercado. 

Não adianta saber qual o melhor investimento para iniciantes se não entender seus propósitos e opções de retorno.  

Por essa razão, indicamos o curso Aprenda a investir na Bolsa de Valores, da Xpeed School, onde você terá um conhecimento abrangente sobre o cenário econômico, mercado de ações, e aprenderá a selecionar os melhores papéis de acordo com o seu perfil de investidor.

Clique no banner e comece agora mesmo!

Boa sorte e até mais!

 

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img