Entenda se o título de capitalização vale a pena como investimento financeiro

O título de capitalização vale a pena, como parece o marketing de venda? Conhecido por ser um recurso de concorrência de prêmios e com a proposta de render dinheiro, o título de capitalização é, sem dúvida, uma promessa bastante tentadora.

Credenciado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), ele oferece diversas vantagens aos contratantes. A premissa é economizar dinheiro e disputar prêmios durante todo o período de aplicação. Mas, de fato, ele é benéfico ou ilusório?

Neste artigo explicamos como funciona o título de capitalização e se vale a pena investir cada centavo. Acompanhe a gente!

O que é título de capitalização?

O título de capitalização é um título comercializado por instituições de capitalização e financeiras. Na prática, o contratante concorre a prêmios, sendo que no dia do vencimento resgata o dinheiro investido.

Como funciona o título de capitalização?

O título de capitalização se assemelha a uma poupança compulsória, ou seja, o banco se responsabiliza por debitar o dinheiro da conta do participante para viabilizar o pagamento da aplicação. Nesse contexto, existem normas estabelecidas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) para o funcionamento adequado do processo. Vamos entender abaixo:

Pagamento do título

O pagamento do título pode ser feito de três modos:

  • Pagamento único: realizado durante a compra do título;
  • Pagamento mensal: por débitos programados durante o período da aplicação. Esse tipo de pagamento é obrigatório para títulos com vigência de 12 meses;
  • Pagamento periódico: feito conforme os prazos definidos pelo cliente, com validade apenas para títulos com vigência acima de 12 meses.

Valores dos pagamentos

Os pagamentos dos títulos são mensais e têm valores fixados divididos em três categorias:

  • cota de capitalização (serve para formar o capital acumulado);
  • valor para custear os sorteios;
  • despesas administrativas.

Uma vantagem é que para o uso do título de capitalização não há cobrança de taxa de contratação.

Sorteios

Os sorteios são feitos em datas programadas informadas com antecedência para os titulares acompanharem o sorteio. Além disso, há um auditor independente que supervisiona os sorteios.

Resgate do investimento

Alguns títulos de capitalização têm prazo de carência para resgate. No caso, se o titular necessitar resgatar o dinheiro no período ou se o título for cancelado, o pagamento será realizado apenas quando terminar o prazo de carência, proporcional aos valores pagos menos os descontos da quebra de contrato.

Por outro lado, se o resgate for solicitado após o prazo de carência, mas antes da data do vencimento, o valor será proporcional ao tempo de pagamento.

Afinal, o título de capitalização vale a pena?

Alguns critérios podem fazer você não querer optar pelo título de capitalização, embora seja um tipo de aplicação que gera retorno financeiro quando bem aplicado. Em geral, ele compensa em poucas situações, o que veremos a seguir.

Substitui a poupança tradicional

As regras dos títulos de capitalização, como o valor do pagamento, prazo e as penalidades em torno da quebra de contrato, proporcionam ao contratante guardar os valores investidos, tornando-se então um recurso extra para quem não consegue armazenar dinheiro em uma poupança, por exemplo.

Substitui os jogos de loteria

A aposta nos jogos de loteria geralmente faz com que o jogador invista cada vez mais dinheiro até receber um valor considerável. Em contrapartida, o título de capitalização ajuda a reduzir gastos, já que é possível resgatar parte do valor de volta no final.

Mas, para ter um valor considerável em mãos, é importante analisar os tipos de prêmios e a diferença entre o total pago e o devolvido.

Proteção das instituições bancárias

Esse tipo de investimento não está incluído no Fundo Garantidor de Créditos (FGC), então a segurança do título de capitalização dependerá da instituição financeira responsável pela comercialização. Desse modo, é fundamental avaliar o histórico da empresa responsável para verificar se ela é de confiança e reduzir os riscos.

Baixo rendimento

O título de capitalização tem rendimento baixo, em muitos casos, quase inexistente, isso porque está atrelado à Taxa Referencial (TR), que geralmente tem valor próximo a zero.

Portanto, normalmente o valor resgatado do título é o que foi pago pelo investidor, sem acréscimos, o que significa perda do poder de compra.

Quais investimentos alternativos podem ser válidos?

Podemos perceber ao longo do artigo que o título de capitalização vale a pena em situações remotas, como a substituição de uma poupança tradicional ou jogos de loteria, por exemplo, além de ser um recurso com prazo certo e retorno, por menor que seja.

Mas se você busca investimentos mais palpáveis, é possível diversificar sua carteira com produtos de renda fixa, como CDB, Tesouro Direto, LCI, LCA, CRI, CRA, por exemplo. 

Os benefícios dessas aplicações são garantir maior poder de compra do investidor e um aumento da rentabilidade a longo prazo. 

Para escolher a aplicação que mais se adeque a você, indicamos o curso Renda Fixa: ganhos com baixo risco

Neste material você vai entender porque os produtos de renda fixa são tão seguros ou mais do que a caderneta de poupança, além de aprender com montar uma carteira diversificada com segurança. 

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Acesse agora e até a próxima!

 

Continue Aprendendo

spot_img