Descubra como a transformação digital no sistema financeiro vai revolucionar a sua relação com o dinheiro

Modernizar a partir dos avanços tecnológicos tem sido cada vez mais comum em empresas ao redor do mundo. O objetivo é oferecer soluções inovadoras aos clientes e se manter relevante no mercado. Nesse contexto, a transformação digital no sistema financeiro tem sido uma das mais significativas.

Se antes o acesso a esse mercado era burocrático e limitado, hoje ele está cada vez mais democrático. Assim, a relação entre pessoas e dinheiro também se moderniza.

No artigo abaixo falamos mais sobre o conceito de transformação digital e como ele tem provocado mudanças no âmbito financeiro. Além disso, você também confere alguns exemplos de soluções que já estão revolucionando o setor.

O que é transformação digital?

Para entender o conceito de transformação digital é preciso olhar para trás.

Antes, as empresas nasciam e se estabeleciam apenas em suas regiões. Um mercado, por exemplo, só vendia seus produtos a pessoas que moravam nas proximidades.

Com o tempo e, evidentemente, com a tecnologia abrindo cada vez mais espaço, isso mudou. Hoje mercados se conectam a plataformas de entrega e os produtos chegam até o endereço do comprador sem esforço. 

A transformação digital funciona exatamente como no exemplo acima. A tecnologia impulsionando mudanças na mentalidade e no comportamento de empresas em prol da evolução.

Com esse movimento, além de ficarem mais próximas e atentas às necessidades de seu público, também encontram espaço para oferecerem soluções antes restritas.

Como a transformação digital aparece no mercado financeiro?

Volte sua memória em alguns anos e imagine que precisa abrir conta em um banco. O que você faria? Provavelmente, iria até uma agência com uma série de documentos, certo? Tempos depois, se precisasse de ajuda com algum serviço, precisaria ir até essa mesma agência para falar com seu gerente.

A função da transformação digital é justamente quebrar as barreiras físicas e oferecer uma experiência mais confortável aos clientes.

O mercado financeiro é um dos que mais tem se beneficiado da transformação digital. Em pouco tempo, processos e serviços foram digitalizados e reduziram consideravelmente a conhecida burocracia do setor.

Hoje, basta ter um smartphone em mãos para ter acesso a diversas funcionalidades financeiras. A abertura de conta, por exemplo, é feita em poucos toques na tela. Já a conversa com o gerente pode ser feita pelo WhatsApp. E esse é só o começo.

Veja abaixo cinco das vantagens que essa transformação proporciona ao mercado:

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Elimina burocracias

A burocracia sempre foi uma das características mais conhecidas dos bancos. Muitas vezes, para fazer uma simples alteração de senha ou solicitar um empréstimo, era preciso se dirigir a uma agência física. Porém, com a transformação digital, este cenário mudou.

Muitos serviços comuns, como a abertura de uma conta, agora podem ser feitos eletronicamente. Essa facilidade permitiu que muitas pessoas, independentemente da cidade onde moram, tivessem acesso a um serviço mais democrático, com processos mais ágeis e soluções mais acessíveis.  

Descentraliza a terceirização

A descentralização dos serviços foi uma das principais responsáveis para que esse novo modelo bancário e financeiro tivesse sucesso.

O avanço da internet e a melhoria tecnológica permitiram que muitos serviços bancários ficassem mais baratos e acessíveis. Com isso, as novas instituições perceberam que aquela estrutura robusta por trás de um banco não era mais necessária. 

Essas mesmas empresas também notaram que a terceirização da mão de obra tecnológica era essencial para o sucesso do negócio. Com o boom crescente de prestadores de serviço nessa área, as companhias passaram a utilizar o “know how” de empresas especializadas no desenvolvimento de tecnologia. Com isso, o resultado foi uma diminuição no custo das operações, além da melhora na entrega dos serviços, impactando diretamente os clientes.  

Analisa dados

Todo esse avanço da tecnologia também trouxe, de quebra, uma análise mais detalhada de todos os dados obtidos pelas instituições.

Com ferramentas poderosas e especialistas no assunto, as fintechs passaram a dar mais atenção a essas informações. Afinal, são esses mesmos dados que podem trazer respostas importantes sobre os clientes, bem como necessidades, desejos, entre outros. 

Mais do que entender seus consumidores, as empresas também conseguiram, por meio dos dados, fazer a personalização dos seus serviços. Com isso, conseguiram criar alternativas que aproximassem os clientes do negócio, gerando fidelidade e, consequentemente, uma satisfação maior entre os correntistas.

Tudo isso, claro, com estratégias de marketing e ativações específicas para cada segmento de cliente.  

Melhora a segurança, transparência e visibilidade

Apesar de muitas pessoas ainda serem receosas com relação a uma conta digital, o avanço da tecnologia permitiu que esse tipo de serviço fosse um dos mais seguros.

Da mesma forma que trouxe benefícios para a descentralização de serviços, a segurança também foi aprimorada: dos dados pessoais ao dinheiro guardado. Afinal, esses são alguns dos itens que mais geram preocupação entre as pessoas. 

Para ilustrar essas coisas, podemos trazer alguns exemplos de segurança que são muito eficientes, como: token id, implementação de biometria, reconhecimento facial, entre outros recursos que só aumentam a segurança. Tudo isso com tecnologias modernas, como a criptografia, que é muito importante para a proteção de dados de todos os clientes. 

Agiliza operações

Quem é um pouco mais velho deve lembrar que, há um tempo atrás, para colocar dinheiro na conta só era possível através de depósitos nas agências. Você precisava colocar a grana em um envelope, digitar a conta e esperar até o fim do dia – ou dia seguinte – para ele pingar na conta.

Com o avanço tecnológico, isso mudou de cenário. Todos ganham em agilidade nesses tipos de operação. 

Nos dias de hoje, basta ter acesso a um smartphone com o aplicativo do banco e, em alguns passos, a transferência já é realizada. Essa praticidade permitiu que as pessoas ganhassem tempo no dia a dia e não ficassem mais, por horas, na fila dos bancos. 

Como a transformação digital no mercado financeiro muda o comportamento do consumidor?

Não foi só o setor financeiro que aceitou as mudanças provocadas pela transformação digital.

De acordo com um levantamento feito pela Idwall, o Brasil já soma mais de 250 milhões de contas digitais. O movimento demonstra uma maturidade digital do cliente, que busca por soluções cada vez mais inovadoras e tecnológicas para o seu dinheiro.

Ainda segundo o estudo, 75% desses clientes estão dispostos a migrar do banco tradicional para o digital. A facilidade na utilização dos serviços, incluindo a abertura de conta, é uma das razões.

Em um universo cada vez mais tecnológico, características como essas passam a ser prioridade. Nesse contexto, algumas soluções já estão ganhando espaço.

Veja abaixo algumas delas:

PIX

O Pix é um dos serviços que mais se popularizaram nos últimos tempos. Basicamente, sua função é viabilizar a transferência de valores entre contas. O diferencial é que esse processo é feito a qualquer dia e horário, em poucos segundos e sem taxas.

A aceitação foi tamanha que mais de 1 bilhão de transações são feitas ao mês. Atualmente, o recurso já equivale a mais de 80% do número total de transações. 

Open Banking

Um dos maiores reflexos da burocracia bancária é observado no acesso às informações de um cliente. Com o Open Banking, a expectativa é eliminar tais barreiras.

Assim como o nome sugere, o Open Banking – ou banco aberto -, tem como premissa dar ao cliente autonomia para levar suas informações para onde quiser. Se antes os bancos eram proprietários dos dados, com esse recurso o cliente ganha flexibilidade e liberdade.

Um exemplo de aplicação dessa solução está relacionado ao crédito financeiro. No cenário como conhecemos hoje, pedir dinheiro em uma instituição na qual não se tem conta aberta é um processo quase impossível. Isso porque a instituição não tem acesso ao seu perfil financeiro. Com o Open Banking, o compartilhamento de informações ocorre de maneira transparente e simples, facilitando as concessões de crédito. 

Blockchain

Falando em tecnologia e ambientes digitais, a segurança também deve ser vista com cuidado. Afinal, o setor está vulnerável a golpes e crimes virtuais. Neste caso, o blockchain atua como uma camada de proteção às informações financeiras.

Basicamente, o blockchain armazena informações em uma espécie de blocos. Esses blocos são organizados de maneira descentralizada, para garantir que os dados contidos neles não sejam violados.

OCR

Se antes a validação de documentos era um calcanhar de Aquiles para a digitalização financeira, a OCR promete acabar com isso. Sua tecnologia viabiliza a leitura e conversão de documentos físicos para o ambiente digital. Assim, processos como abertura de conta e solicitação de empréstimos acontecem com mais agilidade, precisão e, claro, segurança. 

O futuro financeiro é digital

A transformação digital no setor financeiro é uma realidade e cada vez mais uma tendência. Pelos exemplos acima, provavelmente você percebeu que o mercado caminha para uma completa digitalização, né? Tudo isso graças a tecnologia! 

A expectativa é que em pouco tempo todos os serviços financeiros estejam ligados a um sistema e uma plataforma. Além disso, eles devem atuar de maneira integrada e transparente, garantindo liberdade e flexibilidade aos clientes. 

Se você quer fazer parte desse processo evolutivo e lidar melhor com o seu dinheiro, que tal sair da poupança? Tão antigo quanto os bancos tradicionais, esse serviço parou no tempo e certamente não será sua fonte de riqueza.

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