Warren Buffett: livros do maior investidor e suas recomendações

Warren Buffett, considerado o maior investidor de todos os tempos, passa 80% do seu tempo lendo livros.

Praticante da estratégia Buy and Hold, o bilionário norte-americano afirma que lê 500 páginas todos os dias. 

De acordo com ele, é assim que o conhecimento funciona: ele se acumula, da mesma forma como juros compostos.

Nascido em Omaha, uma pequena cidade dos Estados Unidos, Buffett começou a investir desde cedo e, em quase 80 anos de investimentos, acumulou uma fortuna invejável. 

Atualmente, o Oráculo de Omaha, como também é conhecido, ocupa a lista dos homens mais ricos do mundo, com um patrimônio estimado que ultrapassa a casa dos US$ 100 bilhões.

Ao longo de toda sua vida, Warren Buffett recomendou diversos livros. No entanto, alguns são mais especiais que outros.

Por esse motivo, neste artigo, selecionamos suas principais recomendações literárias. Acompanhe a leitura!

Os melhores livros sobre Warren Buffett

Apesar de Warren Buffett não escrever livros, diversos autores escreveram sobre suas estratégias de investimento e filosofia de vida.

O que é muito útil, visto que conhecer a história do maior investidor é fundamental para investidores de nível iniciante e avançado.

Então, confira abaixo os melhores livros sobre o Oráculo de Omaha.

O jeito Buffett de investir: os segredos do maior investidor do mundo, Robert G. Hagstrom

Caso você esteja em busca de lições de investimento, o livro de autoria de Hagstrom pode ser tudo que você procura.

O jeito Buffett de investir, atualmente na terceira edição, reúne todas as regras adotadas por Warren Buffett em seus investimentos. Além disso, orienta os leitores por meio de estudos de caso retirados de sua própria carteira de investimentos.

O que inclui alguns “mandamentos” clássicos, como comprar negócios que você de fato compreende e não dar ouvidos ao Sr. Mercado (investidor emocional imaginário criado por  Benjamin Graham, mentor de Buffett).

Também estão inclusas algumas lições mais profundas, retiradas de investimentos realizados pelo Oráculo de Omaha.

É uma ótima leitura para investidores iniciantes, e continua sendo um excelente livro para aqueles que acham que sabem o que estão fazendo. 

As regras básicas de Warren Buffett, Jeremy C. Miller

No livro As regras básicas de Warren Buffett, o autor e consultor financeiro, Jeremy C. Miller,  fez um ótimo trabalho de pesquisa ao filtrar a melhor parte das “regras básicas” de Buffett com base nas cartas que o bilionário redigiu para seus sócios de 1956 a 1970.

Em 2015, Buffett o livro em sua carta anual, declarando que “se você é fascinado pela teoria e prática de investimentos, vai gostar deste livro”.

Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores, Lawrence A. Cunningham

Caso você deseje entender como funcionam os pensamentos de Buffett, por que não aprofundar-se em seus ensinamentos?

Como o investidor não escreve livros, o professor da Universidade George Washington, Lawrence A. Cunningham, construiu uma narrativa com base nos relatórios anuais que Buffett anexa às contas da Berkshire Hathaway.

O resultado foi um compilado de dicas e lições preciosas que não só auxiliam como também estimulam os investidores.

E Buffett não só reconheceu o livro, como também recomendou a leitura.

“O que poderia ser mais vantajoso em uma disputa intelectual – sendo ela uma partida de xadrez ou a escolha de uma ação – do que ter oponentes que foram ensinados de que pensar é perda de tempo?”, pergunta o bilionário em um dos trechos do livro.

The Warren Buffett CEO: secrets from the Berkshire Hathaway managers, de Robert P. Miles

Em The Warren Buffett CEO, ainda não traduzido para o português, é abordado o lado gerente de Buffet.

O autor, Robert P. Miles, descreve como Buffett seleciona e supervisiona os CEOs para as subsidiárias da Berkshire por meio dos próprios executivos.  

Portanto, não trata-se um manual de investimentos, mas, ainda assim, você vai aprender muito sobre gestão e grandes empresas, duas coisas que todo investidor, aspirante a gerente e profissional de negócios deve conhecer.

O mais interessante é que este livro mostra um lado de Buffett costuma ser ofuscado pelo seu portfólio de investimentos. Warren Buffett é um grande gerente e um grande investidor.

Caro Sr. Buffett, Janet Tavakoli

Embora Buffet seja um dos personagens principais deste livro, Caro Sr. Buffett é um livro sobre o bilionário.

A autora, Janet Tavakoli, é especialista em finanças estruturadas. Seus livros anteriores abordam  obrigações de dívida colateralizadas.

Após a confusão financeira de 2009, Tavakoli se encontrou com Buffett a passou a enxergar mais valor na filosofia e nos métodos de investimento do Oráculo de Ohama.

Em resumo, este livro traz uma visão diferente de Buffett, através dos olhos de Janet.

É uma leitura para passar o tempo, visto que alguns dos insights podem ser perturbadores para os investidores — sobretudo os abusos do sistema que geraram o colapso das hipotecas, que resultou no início da Grande Recessão.

A bola de neve: Warren Buffett e os negócios da vida, Alice Schroeder

Caso você sinta que não absorveu o suficiente sobre Buffett, esta biografia apresenta uma análise completa sobre vida do bilionário. 

O livro conta com mais de 900 páginas, foi escrito com a ajuda de Buffett e publicado em 2008.

Embora não vá mudar seu entendimento sobre as estratégias de investimento de Buffet, A bola de neve vai ressaltar como sua abordagem evoluiu ao longo dos anos.

Além disso, o livro oferece uma visão panorâmica sobre a vida e as realizações do maior investidor de todos os tempos.

 >>> Confira as principais frases e ensinamentos do maior investidor de todos os tempos.

Os 6 livros recomendados pela lenda do mundo dos investimentos

Agora que você já conhece os melhores livros sobre Warren Buffett, confira uma lista com alguns dos principais livros recomendados por ele.

1. O investidor inteligente, Benjamin Graham

No prefácio da quarta edição de O investidor inteligente, Warren Buffett escreve:

“Li a primeira edição deste livro no início de 1950, quando tinha dezenove anos. Na época, pensei que era de longe o melhor livro sobre investimento já escrito. Ainda acho que é”.

Buffett também afirma que um investimento sólido não precisa de nada além de uma estrutura intelectual apropriada para a tomada de decisões. Dessa forma, conclui que o livro “prescreve de maneira precisa e clara a estrutura adequada”.

2. One thousand ways to make $1000, F.C. Minaker

One thousand ways to make $1000, ainda sem tradução para o português, é uma joia preciosa da estante de Buffet, encontrada por ele aos 7 anos na biblioteca de sua escola.

O bilionário classifica este livro como uma de suas principais inspirações para iniciar sua carreira de investidor. 

Se você conseguir superar a barreira linguística (este livro é de 1936, portanto, a linguagem está desatualizada), há lições valiosas e atemporais a serem tiradas nesta leitura.

3. O mais importante para o investidor: lições de um gênio do mercado financeiro, Howard Marks

De acordo com uma publicação da revista americana Barron’s, o cofundador da Oaktree Capital Management, Howard Marks, planejava lançar este livro quando se aposentasse.

No entanto, Buffett era tão fã das cartas que deram vida a este título que fez uma proposta para que Marks o publicasse antes: escrever a sinopse. E deu certo!

Howard Marks publicou O mais importante para o investidor em 2011. Prontamente, o maior investidor de todos os tempos classificou o livro como “uma raridade útil”.

4. Security Analysis, Benjamin Graham e David L. Dodd

Security Analysis, sem tradução para o português, é mais um dos livros que contribuíram para a formação financeira de Buffett.

Este, em específico, serviu como um mapa de investimentos, no qual o bilionário se baseia há mais de 50 anos.

A mensagem central da obra é a possibilidade de descobrir o valor real de uma companhia a partir de uma análise completa. Sabendo, assim, se o valor estipulado pelo mercado está correto ou não. 

5. Ações comuns, lucros extraordinários: não siga o rumo da multidão, Philip Fisher

O autor deste livro, Philip Fisher, atua como especialista de investimentos em empresas inovadoras.

Ainda que sua visão seja diferente da visão Graham, ele também desempenhou um papel essencial nos estudos de Warren Buffett.

Neste livro, o Fisher ressalta que ter somente questões financeiras como base não é o bastante, pois é fundamental avaliar a gestão responsável pela empresa.

6. The outsiders, William Thorndike Jr.

Em 2012, Warren Buffet escreveu uma carta destinada aos cotistas dizendo que este livro é uma ótima referência de CEOs que tiveram destaque na alocação de capitais.

A própria Berkshire Hathaway exerce um papel relevante em The outsiders, visto que há um capítulo exclusivo sobre o diretor da empresa, Tom Murphy, considerado por Buffet um dos melhores diretores que ele já conheceu.

 

Agora que você já conhece os livros e as recomendações de Warren Buffet, é hora de colocar os ensinamentos do Oráculo de Ohama em prática e investir em conhecimento.

Para ajudar você neste processo de aprendizado, escola da XP Inc. desenvolveu um curso completo sobre Stock Pickers: Valuation Raiz.

Por meio dele, você vai entender como os principais gestores do mercado avaliam as empresas da Bolsa de Valores.

Então, aproveite a oportunidade e torne suas tomadas de decisão em relação à sua carteira de investimentos mais assertiva. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga!

Campanha de um curso online sobre "Stock Pickers: Valuation Raiz" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img