Como analisar as ações e escolher a certa para investir?

Você sabe como analisar as ações? Investir em papéis não é uma tarefa difícil, mas mais do que acreditar na intuição, o sucesso dessa aplicação depende de um estudo detalhado sobre diversos aspectos, considerando desde a área de atuação até o cenário econômico e político.

No geral, a compra de ações tem riscos maiores devido à volatilidade do mercado financeiro, que é sensível e repleto de alterações. Por isso, saber o que analisar para comprar ações não é palpitar, mas, sim, entender as nuances de investimentos a curto, médio e longo prazo.

Então, como descobrir a fórmula do investimento em ações? Aliás, será que ela existe? Descubra lendo este artigo até o final.

Por que analisar as ações?

Analisar ações é contribuir para a construção de uma estratégia eficiente em busca de uma rentabilidade a longo prazo. O processo de análise faz parte da jornada de todo investidor que acredita na renda variável, um campo vasto de sucesso.

Além do mais, ao avaliar os ativos, você tende a minimizar os riscos dos prejuízos de um segmento naturalmente oscilatório.

No entanto, não existe uma fórmula pronta, é preciso considerar alguns pontos importantes, como os indicadores que veremos logo mais, entre outros aspectos.

Como analisar ações para investir?

Duas ferramentas são utilizadas pelos investidores na hora de escolher suas ações. Entre elas estão a análise técnica e fundamentalista. Conheça cada uma:

Análise técnica

A análise técnica se baseia somente na quantidade de ativos disponíveis para aplicação na bolsa de valores.

Essa abordagem é baseada na leitura e análise de gráficos. Ele estuda os fatores externos que influenciam a procura e oferta das ações, como, por exemplo, o bom desempenho das empresas, as perspectivas para o futuro e a valorização do mercado. Por essa razão, ela é utilizada para operações de curto prazo, como o day-trade.

Análise fundamentalista

Já a análise fundamentalista traz informações mais concretas como, por exemplo, o fluxo de caixa, balanço patrimonial, demonstração de resultados, lucros periódicos, etc. Isto é, ela estuda o desempenho da empresa em vários pontos, assim como todo seu histórico.

Além do mais, é possível verificar os valores de uma ação, a competência dos gestores, a qualidade dos produtos e serviços, os fatores macroeconômicos, como o PIB, emprego, renda, taxa de juros, enfim, percepções capazes de traçar um cenário longínquo.

Quer investir na Bolsa do jeito certo? Faça o download e tenha um guia prático sempre em suas mãos.

 

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Quais indicadores servem para analisar as ações?

Para você aprender como analisar as ações para investir, é imprescindível contar com os principais indicadores financeiros. Conheça suas funcionalidades:

ROE

O ROE (Return on Equity) significa retorno sobre o patrimônio, e serve para medir o rendimento de uma instituição após saber o quanto lucra com o dinheiro dos acionistas.

Representado por uma porcentagem, o cálculo do ROE é a divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido da empresa. Na prática, se espera que as companhias que geram valor para os investidores tenham um ROE maior que a taxa Selic.

Logo, além de medir a rentabilidade, o ROE avalia a capacidade da organização de agregar valor com os seus próprios recursos, fortalecendo sua gestão e mostrando sua qualidade no mercado.

Preço sobre Lucro (P/L)

Esse indicador aponta se uma ação está cara ou barata dependendo do valor do P/L, ou seja, quanto menor o P/L, mais barato é o ativo. A base do P/L é criar um planejamento de tempo, pois depende do tempo necessário para que a rentabilidade das ações cubra o valor investido.

Dividend Yield (DY)

O Dividend Yield (D/Y) é um indicador que representa o quanto a empresa paga aos investidores em dividendos ou em dinheiro. A equação desse indicador é:

DY = (total em proventos em dinheiro [últimos 12 meses] ÷ preço atual da ação) x 100.

Enfim, quanto maior for o DY, maior será o pagamento de dividendos, o que indica que vale para investidores que pensam na distribuição de rendimentos periódicos.

Dívida líquida/ patrimônio líquido

Este indicador demonstra a proporção entre o que a empresa possui e o que deve. Basicamente, se o indicador for igual a 5, a companhia tem dívidas 5x maior que o seu patrimônio. Do mesmo modo, quanto menor o número encontrado, melhor o desempenho da empresa.

No geral, as empresas apresentam números menores em comparação aos bancos, que geralmente contraem dívidas altas devido à rotatividade e oferecem melhores produtos aos clientes.

Como diminuir ou eliminar erros no investimento de ações?

Não há uma resposta concreta sobre isso, mas percebemos, ao longo deste artigo, que é fundamental se basear em dados e em muito estudo, não em “achismos”. 

É nisso que a Xpeed School acredita, uma vez que ela tem todo o know how necessário para que você aprofunde seu conhecimento sobre ações com o curso Diversificação de Carteira e Gerenciamento de Risco, de Marcos Piellusch. O curso ensina, na prática, como alocar corretamente seus recursos, e como construir uma carteira eficiente e com riscos controlados.

Ou seja, isso vale tanto para o mercado de ações, como para outros tipos de investimentos. Que tal começar agora?

A propósito, agora, como você já tem uma base e sabe como analisar ações, que tal compartilhar este material com os seus amigos e familiares para que todos também possam aprender e investir melhor? 

Continue Aprendendo

spot_img